A linguagem neutra em debate no Brasil

  • 0

Idealizado pelo filósofo Raimundo Texeira, em 1889, com base nos princípios do positivismo, o lema “Ordem e Progresso” escrito na bandeira – expõe um dos objetivos da nação: O avanço da sociedade mediante a defesa da ordem. Nota-se, todavia, que tal propósito ainda não foi efetivado, uma vez que a linguagem neutra em debate no Brasil configura um grave desafio para que esse objetivo seja, de fato, alcançando. Nessa lógica, faz-se necessário entender as principais causas da problemática, a saber, a negligência governamental e a displicência midiática.

Diante de tal conjuntura, é preciso analisar de que modo a máquina pública opera no revés. Acerca disso, o filósofo inglês Jonh Locke desenvolveu o conceito de Contrato Social, a partir do qual determinou que os indivíduos cedem a sua confiança ao Estado, que por outro lado, deve garantir os direitos básicos a eles. No entanto, ocorre que, no país, tal contrato é diariamente, quebrado na medida em que as autoridades não ofertam propostas significativas que, potencialmente, objetivem o preconceito relativo à linguagem inclusiva aos indivíduos “LGBTQI+”. Sob esse viés, embora a Constituição Federal garanta o direito a liberdade e o respeito, o segmento estatal inoperante não cumpre seu papel, viabilizando a marginalização dessas pessoas.

Além disso, a displicência da mídia também agrava o impasse. A esse respeito, o escritor Stan Lee criou, nas histórias em quadrinhos do Homem-aranha, o princípio de Peter Parker, segundo o qual grandes poderes exigem maiores responsabilidades. Porém, a impressa, apesar de ser responsável por informar a sociedade, vai de encontro a esse principio, dado que secundariza a formação de uma sociedade mas empática quanto aos sujeitos que pertencem a esse grupo, o que possibilita a exclusão desses indivíduos. Dessa forma, é necessário que a conduta dos meios de comunicação social seja repensada.

Portanto, o problema acerca do debate sobre a linguagem neutra necessita ser solucionado. Cabe ao Poder Executivo, responsável pela garantia do bem-estar do seu povo, elaborar e aplicar medidas que atenuem da melhor forma o empasse. Por meio, de campanhas publicitárias abordando de modo didático o assunto conscientizando e informando com clareza para que todos entendam. Dessa maneira o Brasil poderia superar o problema e melhorar a vida dessas pessoas, garantindo a todos respeito.

Compartilhar

4 Correções

  1. um tema bem interessante e atual, gostei muito do teu repertorio, aconselho a estudar mais as regras gramaticais ( acentuacao e regencia verbal e nominal ), enfim concordo com a nota dada pelo FABIM0012. Desejo toda a sorte nessa tua caminhada e nos teus estudos, continue assim e tamo junto amigo ;)

    • 1
  2. Excelente competencia!
    Senti um pouco de falta do tema nos desenvolvimentos da argumentação, o que talvez seria facilmente desconsiderado pelo corretor. (por não haver domínio sobre o tema)
    De modo geral, quanto mais denso for o texto, menos atrairá, portanto uma dica é deixar o texto sempre leve.
    Buscando uma argumentaçao discursiva, ou seja: De sua opinião, mas não de forma clara.

    Mas amei as citações!

    • 1
  3. Competência 1: 160
    Em seu texto há uma boa escrita, mas ocorre alguns desvios gramaticais.
    Competência 2: 200
    Ótimo repertório para desenvolver o tema e a tese!
    Competência 3: 200
    Ótimos argumentos para defender a tese.
    Competência 4: 160
    Articulou bem as partes do texto, mas houve algumas inadequações.
    Competência 5: 200
    Foi desenvolvido uma ótima proposta de intervenção para a problemática apresentada.
    Nota: 920
    Parabéns!!

    • 1
  4. Olá! Primeiram, não sou profissional em correções, portanto, perdoe-me qualquer erro.
    Eu acho que no seu segundo desenvolvimento queria dizer que a mídia era um agravante da problemática por ir contra o ideal dos filmes do homem-aranha, se for isso mesmo, troque “vai de encontro” por “vai contra”. Ademais, é “mais” no mesmo parágrafo, estar dando uma ideia de aprimoramento.
    “Garantindo a todos, respeito.”
    Senti falta de menção ao tema de forma mais clara nos desenvolvimentos.

    Notas:
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.