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A linguagem neutra em debate no Brasil.

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A luta contra a língua

     A Idade Contemporânea abriu espaço para debates sobre diversas pautas sociais, dentre elas a linguagem neutra  e  seu uso por toda a população. Nesse sentido, a parcela que defende seu uso, considera-o um meio de inclusão, enquanto os demais o vêem como elitista e desnecessário. Dessa forma, é preciso debater as vantagens e desvantagens do uso da linguagem  neutra fora do seu grupo social.

A princípio, os apoiadores do uso da linguagem neutra argumentam que esta incluiria a parcela marginalizada da população, como não-binários e travestis. Entretanto, essa suposta inserção de um ínfimo grupo social, acarretaria na exclusão da maioria da sociedade. Como caso análogo, pode-se citar o comprometimento da captação da mensagem por surdos,  disléxicos,  autistas e semi-analfabetos, estes últimos representando mais de 50% da população brasileira, segundo o IBGE. Nesse contexto, fica claro que, em uma democracia, não se pode colocar uma minoria à frente da maioria em nome de uma pseudo-inclusão.

Por outro lado, os que vão contra a adoção da linguagem neutra pela sociedade em massa, reconhecem-na como desnecessária e desprovida de embasamento linguístico. Segundo o professor e youtuber Noslen Borges, a língua portuguesa já inclui todos os gêneros no uso do masculino, em decorrência da passagem do latim para o português, ainda no Império Romano. Assim, fica claro que a transformação da língua precisa ser um processo orgânico, ao contrário da artificialidade que se tenta impor atualmente.

É preciso, portanto, reconhecer as problemáticas que acompanham a linguagem neutra como forma de inclusão. Nesse viés, cabe ao Ministério da Educação – no exercício de sua função social – expandir o debate sobre pautas sociais nas escolas brasileiras, por meio de minicursos, como oficinas e palestras, com temas que trabalhem  a necessidade de respeito às minorias  sem prejudicar o restante,  a fim de desconstruir a tentativa de categorizar a língua portuguesa como excludente e opressora. A partir disso, é possível esclarecer que a luta pela inclusão não é contra a língua.

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2 Correções

  1. oii,
    C1= 160/200 = 180
    C2= 120/160 = 140
    C3= 80/120 = 100
    C4= 120/160 = 140
    C5= 200
    (Esses são os níveis que você atingiu em cada competência, em alguns sua nota estava variando entre os níveis então fiz uma média)
    – Nota geral = 760
    Comentários:
    C1 – Os períodos são bem delimitados, os parágrafos estão bem divididos, ainda que alguns deles tenham ficado um pouco vagos (mas isso não cabe nessa competência) e apresenta precisão vocabular.
    C2 – Boa adequação ao texto dissertativo-argumentativo, estrutura correta com introdução, desenvolvimentos e conclusão bem definidos, com poucas inadequações.
    C3 – Teve alguns problemas na elaboração do projeto de texto, as duas teses que você apresentou na introdução não foram desenvolvidas, você escreveu que debateria as vantagens e desvantagens, porém isso não ocorreu nos parágrafos. Sua posição em relação a problemática não ficou clara, o que faz com que você não consiga conduzir o leitor a seguir uma linha de raciocínio fluida.
    C4 – A fluidez do texto ficou um pouco prejudicada pelo que eu havia citado anteriormente. Teve algumas repetições de palavras, como da palavra ‘uso’ na introdução.
    C5- Todos os agentes foram encontrados na proposta, apenas achei ela um pouco vaga na penúltima linha.

    Dicas:
    – elaborar melhor as teses que você vai debater nos desenvolvimentos.
    – definir um posicionamento fixo em relação ao problema, sei que as vezes é difícil se colocar a favor ou contra, mas fazer isso vai te ajudar a desenvolver melhor o texto, mesmo que esse não seja seu real pensamento sobre a temática.
    – Inserir um tópico frasal no início dos desenvolvimentos.
    – Após inserir um repertório, contextualizar ele no tema, mostrando como ele se aplica, o que tem haver e etc.

    Espero ter ajudado!

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  2. TOTAL: 740
    -Competência 1: Avalia a norma culta da língua
    portuguesa (ler durante o ano todo, para a
    escrita torna-se algo automático). 200

    – Competência 2: Entendimento do tema como
    um todo (não tangência o tema) e repertório
    sócio cultural (procure embasamentos para a
    sua redação). 180 Você não tangeciou o tema em nehum momento. Senti fala apenas de repertórios socioculturais(filósofos, livros, filmes e notícias) pra confirmar e embasar o seu tema.
    – Competência 3: Projeto de texto (ligar um
    parágrafo ao outro/ fechamento circula, usar
    termos dissertativos). 180 VOCÊ DISCUTE O TEMA DE FORMA EXCELENTE! Novamente eu só senti falta de repertórios pertinentes e produtivos durante o D1 e D2, porque dados você usou e argumentou muito bem.
    – Competência 4: Ligação dos períodos (usar
    conectivos e elementos de retomada). 200

    Competência 5: Proposta de redação (agente, o
    que, meio, para que, detalhamento) 160 você aplica bem o ação, meio/modo, agente, detalhamento e finalidade, mas essa resolução poderia ser mais voltada pra os seus 2 problemas(no caso você fez apenas com o 1): “Nesse viés, cabe ao Ministério da Educação –( no exercício de sua função social )~essa parte só te faz perder linha e não te traz pontos =/~
    – expandir o debate sobre pautas sociais nas escolas brasileiras, por meio de minicursos, como oficinas e palestras, com temas que trabalhem a necessidade de respeito às minorias sem prejudicar o restante, a fim de (tornar a língua um processo orgânico (D2)) . A partir disso, é possível esclarecer que a luta pela inclusão não é contra a língua.

    Total:920

    NÃO DESISTE, VOCÊ TA INDO PRA O 1000 E ÓTIMA NISSO!!

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