A linguagem da internet pode ser uma ameaça para o desenvolvimento linguístico dos seus usuários?

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A linguagem digital é a mais usada atualmente, seja em mensagens de textos, redes sociais e outras indústrias tecnológicas. Além disso, o cérebro da geração Z — indivíduos nascidos entre os anos de 1995 e 2010 —  está adepto ao pragmatismo virtual.

Primeiramente, é importante destacar a revolução industrial como o principal fator da inovação tecnológica, para o contexto da época, foi um processo bastante coerente. Entretanto, o contexto atual apresenta prejuízo na formação da linguagem dos indivíduos, posto que, o meio virtual apresenta a linguagem prolixo, modificando a formal.

Outro fator existente, é o uso excessivo da “internet”, portanto, há prejuízos linguísticos, visto que, os indivíduos prendem-se no meio digital. Além disso, as crianças, que têm a quantidade estendida de “internet” por dia, podem sofrer com a dificuldade de aprendizagem para a linguagem culta, em razão do embate da mesma. 

Em virtude dos fatos mencionados, é importante que o Ministério da Educação invista nos livros manuais, deletando os aparelhos eletrônicos do ensino primário e fundamental completo. Outrossim, comunicar aos pais dos jovens sobre o uso excessivo da “internet” e preservar a mente da criança saudável com palestras educacionais nas escolas, a fim de garantir a formação interdisciplinar do indivíduo.

OBS: Por favor corrijam com as competências do Enem, obrigada :)

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2 Correções

  1. C1 (Domínio da norma culta) = 120
    C2 (Compreensão da proposta de redação) = 80
    C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 120
    C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 100
    C5 (Proposta de intervenção) = 100
    Nota final: 520

    Vamos começar pela estrutura do texto. Cada parágrafo deve conter, no mínimo, três períodos. Você perdeu pontos na c2 e na c4 também por conta disso, já que nos seus quatro parágrafos, você só apresentou dois períodos em cada um deles. Cada parágrafo deve conter início, meio e fim, e existem conectivos para cada uma dessas partes, o que você não pode ignorar em uma redação. Você perdeu bastante pontos na sua c4 também por haver poucos recursos coesivos e pouca articulação das ideias.
    Na sua introdução, você deve apresentar a tese, apresentar o tema sobre o qual você vai falar e a problematização. Depois disso, você deve apresentar os dois argumentos que serão desenvolvidos em cada um dos dois parágrafos do seu desenvolvimento.
    No seu d1, você apresentou uma alusão histórica interessante mas não desenvolveu isso bem. Perdeu pontos na c3 e na c4 por conta disso. Acontece algo semelhante no seu d2. Tanto no d1 quanto no d2, você foi superficial e não se posicionou muito bem. Tente escolher um tópico frasal e desenvolver isso ao decorrer de cada parágrafo.
    Na sua conclusão, você foi vaga. Lembre-se de colocar propostas realmente aplicáveis e atender aos cinco pontos da conclusão: quem, o quê, como, para quê é projeção de futuro, de maneira plena. Também recomendo que você use outro conectivo para iniciar sua conclusão.

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  2. Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Sua nota nessa competência foi: 120
    Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 80
    Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio baixo do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 100
    Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, os argumentos não estão relacionados de maneira organizada.

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Sua nota nessa competência foi: 100
    Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O texto necessita de recursos coesivos, e articulação das ideias.

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 120
    Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Boa sorte!

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