O dramaturgo e romancista irlandês George Bernard Shaw dizia:”Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.” Ao analisarmos o pensamento e situá-lo no contexto mundial em que vivemos, pode-se concluir que a liberdade, mesmo que prevista como direito constitucional, não é sustentável sem algum nível de responsabilidade.
A priori, sabe-se que a liberdade é um conceito relativo, como cita o poeta brasileiro, Fernando Pessoa, que diz que a liberdade é a possibilidade do isolamento, e que se não conseguirmos viver com o isolamento, jamais seríamos verdadeiramente livres. A liberdade total é decerto inexistente, visto que, de quê serviria ao homem ter a liberdade de, por exemplo, usar de substâncias entorpecentes, mas perder sua liberdade para a substância.
A posteriori, a liberdade influencia diretamente a responsabilidade do homem, visto que não há nenhum fator, além do fator ético, que iniba os impulsos naturais. Por que um homem não roubaria? Não seria ele livre para tal? Ou mesmo, para que seguir regras? Não seria ele livre para não trabalhar e exigir dinheiro, ou até mesmo pegá-lo à força?
Por fim, a liberdade total é tida como utopia, visto que, a responsabilidade seria completamente descartável e não haveria ordem, e muito menos a própria liberdade.
LauraDFreitas
Gostei da citação de George Bernard e Fernando Pessoa, eles compuseram muito bem com o tema.
Acho que o texto poderia ter desenvolvido um pouco mais a parte da responsabilidade, sinto que foi deixada levemente para trás, mas ainda assim ficou bom.
O texto tem apenas 18 linhas. Por mais que seja um número bom, sinto que poderia ter desenvolvido mais.
Pelo extenso tema, poderia ter dado sua opinião sobre o tema além de citar os pensadores.