Estudante

A leitura no Brasil

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     O famigerado “Diário de Anne Frank” é um patrimônio histórico holandês escrito durante o ápice da Segunda Guerra Mundial. Nele, Anne, uma adolescente de 14 anos, retrata, entre outros, sua afeição pela literatura e como os livros são capazes de amadurece-la pessoal e intelectualmente, evidenciando o poder da leitura. Todavia, no Brasil, a leitura tem se tornado cada vez menos um hábito população da , haja visto o persistente decréscimo do número de leitores, o que corrobora à privação de benefícios, como os tidos por Anne, para jovens e adultos que negligenciam tal prática muito em decorrência da dificuldade na aquisição de livros e da falta de incentivo à leitura durante sua formação.

     Em primeiro lugar, é imprescindível relacionar o problema à desigualdade social presente na sociedade. Segundo o índice Gini, coeficiente baseado em indicadores sociais, o Brasil está entre os 10 países do mundo com maior desigualdade econômica. Nesse âmbito, tal desigualdade é refletida na dificuldade de aquisição de livros pela população menos favorecida que, por falta de verba, logicamente não priorizam a obtenção de bens culturais e assim vêm se anos luz distantes da cultura da leitura.

     Outrossim, a falta de incentivo à tal prática, durante o processo de educação, na infância e adolescência,  também cataliza o decréscimo da leitura e prende o indivíduo a tal negligência até mesmo durante vida adulta. Para Paulo Freire, patrono da educação Brasileira, o hábito da leitura é uma das formas genuínas de explicitação de uma educação sólida. Dessa forma, o baixo número de leitores é consequência direta de uma educação inconsistente que não incentivaincentiva a leitura haja visto que a grande maioria das escolas possui bibliotecas mas a frequência de alunos nesta é mínima.

     Portanto, é evidente a necessidade de medidas que interfiram, beneficamente, na conjuntura da leitura na sociedade brasileira atual. Dessa forma, é mister que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Cidadania por meio da distribuição de verba única e exclusivamente para a aquisição de livros, físicos ou virtuais (“e-books”) promova a aproximação da população que não tem condições de tais obter tais itens fazendo com que se vejam próximos à cultura da leitura e possam adotá-la como hábito. Ademais, é fundamental que as escolas municipais, direcionadas pelo MEC, busquem utilizar suas bibliotecas em práticas lúdicas e incentivar os jovens e adolescentes a frequenta-lá, proporcionando assim a consolidação de uma nação leitora, que poderá, assim como Anne Frank, desenvolver-se pessoal e intelectualmente.

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3 Correções

  1. Olá Arlen, tudo bem ?

    Bom, vamos lá

    INT: ” é um patrimônio histórico holandês escrito durante o ápice da Segunda Guerra Mundial” entre vírgulas, por que você esta colocando na frase algo a mais
    tira o ponto final antes do ” nele” e continue normalmente, pois você ainda esta falando sobre o livro
    Você não pode dizer que há um decréscimo no número de leitores, por que você não trabalha em algum órgão e não traz nenhum dado sobre isso, ok?

    D1: ” Em primeiro lugar” ESTÁ CORRETISSSSSSSÍMO ( o inep não descartou esse conectivo, na verdade ele nunca foi um conectivo *carinha de assustado*, eu sei é estranho, o que acontece é que na redação você precisa de pelo menos DOIS conectores entre parágrafos, como você trás ” outrossim” e ” portanto”, está perfeito, embora eu
    trocaria o ” outrossim” por “ademais” mas ai já é gosto pessoal)
    “imprescindível” vem de algo inesperado, o que não combina com o que você trás após, use ‘é notório”
    DESIGULADADE 3 vezes
    ” assim” entre duas vírgulas
    ” vêm se ” fica estranho de maisss, troca por “está”

    D2: ” tal negligência, até mesmo durante vida adulta” cuidado com a vírgula
    “possui bibliotecas mas a frequência ” esse “mas” ficaria melhor um “porém” tendo que ter uma vírgula antes dele

    CONC: depois de um Ministério sempre há vírgula
    você tem que dizer de onde vai sair essa verba do governo ? impostos? vão fazer uma vaquinha com o boné do presidente no senado brasileiro? kkkk me explica melhor
    depois de ” virtuais” tem uma vírgula
    “que poderá, assim como Anne Frank,” tira o “assim” por que tu já havia escrito na linha de cima e ele não muda nada na frase
    “incentiva a leitura haja ” vírgula depois de leitura

    NOTAS:

    C1: 120, SENDO BONZINHO, toma cuidado, tá? você escreve bem ,mas esses erros acabam com seu texto ( sei que é difícil , mas você consegue melhorar!)

    C2: 200, você entende muito bem a proposta do texto

    C3: 160, trás bem os dados e retoma Anne no final ( muito bom, sempre faço isso), mas disserta pouco sobre o Paulo o que , infelizmente” tira 40 pontos

    C4: 160, por conta de alguns problemas com o ” assim”

    C5: 200, responde todas as perguntas que o INEP pede, eu só tomaria cuidado com o uso de duas propostas pode ser que você se atrapalhe no dia da prova tá?

    NOTA: 840 OU 800

    Lembrando que eu sou só um vestibulando, essa nota seria apenas a MINHA. Bons estudoss :)

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  2. INTRO: O famigerado “Diário de Anne Frank” é um patrimônio histórico holandês escrito durante o ápice da Segunda Guerra Mundial. Nele, Anne, uma adolescente de 14 anos, retrata, entre outros, sua afeição pela literatura e como os livros são capazes de amadurece-la pessoa(PESSOALMENTE) e intelectualmente, evidenciando o poder da leitura. Todavia, no Brasil, a leitura tem se tornado cada vez menos um hábito DA POPULAÇÃO, haja visto o persistente decréscimo do número de leitores, o que corrobora à(MELHOR USAR ”PARA A”) privação de benefícios, como os tidos por Anne, para jovens e adultos que negligenciam tal prática muito em decorrência da dificuldade na aquisição de livros e da falta de incentivo à leitura durante sua formação.
    TOME CUIDADO COM O GERUNDISMO; SUA INTRODUÇÃO SÓ TEM DOIS PERÍODOS, ISSO APRESENTA UMA MÁ ESTRUTURAÇÃO DO TEXTO. VOCÊ PODE FAZER UM TERCEIRO PERÍODO PARA A TESE

    D1: Em primeiro lugar (ESSE ANO O INEP DESCARTOU O USO DESSE CONECTIVO), é imprescindível relacionar o problema à desigualdade social presente na sociedade. Segundo o índice Gini, coeficiente baseado em indicadores sociais, o Brasil está entre os 10 países do mundo com maior desigualdade econômica. Nesse âmbito, tal desigualdade é refletida na dificuldade de aquisição de livros pela população menos favorecida que, por falta de verba, logicamente não priorizam a obtenção de bens culturais e assim vêm se anos luz( ESSA PALAVRA TEM HIFEM) distantes da cultura da leitura.
    REPERTÓRIO BOM, ARGUMENTAÇÃO BOA

    D2: Outrossim, a falta de incentivo à(N PRECISA DA CRASE) tal prática, durante o processo de educação, na infância e adolescência, também cataliza( CATALISA) o decréscimo da leitura e prende o indivíduo a tal(A TAL DE NOVO? USE OUTRAS CONJUNÇÕES) negligência até mesmo durante vida adulta. Para Paulo Freire, patrono da educação Brasileira, o hábito da leitura é uma das formas genuínas de explicitação de uma educação sólida. Dessa forma, o baixo número de leitores é consequência direta de uma educação inconsistente que não incentiva a leitura(VÍRGULA E VC JA USOU ‘HAJA VISTO”) haja visto que a grande maioria das escolas possui bibliotecas(FALTOU VIRGULA DNV) mas a frequência de alunos nesta é mínima.
    CUIDADO COM A REPETIÇÃO DE CONECTIVOS E CONJUNÇÕES, PERDE PONTO NA C4

    CONCLUSÃO: Portanto, é evidente a necessidade de medidas que interfiram, beneficamente, na conjuntura da leitura na sociedade brasileira atual( ESSA FRASE FOI PROBIDA ESSE ANO, CASO VC USE VOCê PERDE A ”AÇÃO” DA PRIMEIRA PROPOSTA). Dessa forma, é mister que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Cidadania(VÍRGULA) por meio da distribuição de verba única e exclusivamente para a aquisição de livros, físicos ou virtuais (“e-books”) (VÍRGULA E FALTOU UM ”COM O INTUITO”)promova a aproximação da população que não tem condições de taiS (REPETIÇÃO) obter tais(REPETIÇÃO) itens fazendo com que se vejam próximos à cultura da leitura e possam adotá-la como hábito. Ademais, é fundamental que as escolas municipais, direcionadas pelo MEC( NÃO ABREVIE), busquem utilizar suas bibliotecas em práticas lúdicas e incentivar os jovens e adolescentes a frequenta-lá, proporcionando assim a consolidação de uma nação leitora, que poderá, assim como Anne Frank, desenvolver-se pessoal e intelectualmente.
    SEPARE A SEGUNDA PROPOSTA DA RETOMADA DA TESE. UMA COISA É DIFERENTE DA OUTRA. FORMULE OUTRO PERÍODO.

    C1:120
    C2:200
    C3:120
    C4:100
    C5: 120

    NOTA: 660

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  3. Gente, eu escrevi pelo celular então muitos erros de concordância são por eu não ter uma visão panorâmica do texto enquanto digito. Ademais, gostaria que vocês pudessem opinar sobre qual nota dariam em cada competência.
    Ah, e ignorem também erros grotescos de repetição de palavra ou crase que aparece do nada, a culpa é do corretor do celular rs

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