A leitura é um dos principais meios para a aquisição do conhecimento, e logo, para educar-se; no sentido de garantir liberdade de opinião e expressão para uma sociedade, como proclama a Declaração Universal dos Direitos humanos, ela deve ser acessível a todo e qualquer indivíduo.
Em primeira instância, como exemplo teórico pode-se observar as distopias Admirável Mundo Novo e 1984, ou mesmo os regimes totalitários na história como o Nazismo e o Fascismo para logo perceber que, todos os ideais de imposição de pensamento e encurtamento da liberdade de expressão por meio do controle rígido dos aspectos sociais da população, estão intimamente ligados a limitar o acesso a leitura, que trás ao indivíduo educação.
Em segunda análise, quando não ligado ao totalitarismo, o limite ao acesso literário diminuí a velocidade do progresso de uma população. Os pensadores positivistas do fim do séc. XVIII apontaram o conhecimento como chave para tal progresso, sem acesso a educação, a população se torna incapaz de contribuir ativamente na política ou ciência, isto é, incapazes de formular as próprias ideias.
Entende-se que, em todo caso, o limite no acesso a leitura, sendo ele proposital ou devido a desigualdades na estrutura social, não contribui de nenhuma forma para a nação. Logo, com o objetivo de evitar violar os direitos humanos da Declaração Universal da Organização das Nações Unidas e impedir a estagnação da evolução socio-cultural de uma nação, o Estado deve estabelecer um programa de distribuição pública de livros em sua posse, aumentando o número de Bibliotecas Municipais, bem como difundir o conhecimento sobre a existência e funcionamento desses locais.
Se puderem, por favor corrijam em modelo Enem. Obrigado pela ajuda :D
Yago42409
Oi, gostei bastante do seu texto,você escreve muito bem e tem ótimos repertórios, o problema é que você está fugindo da estrutura das redações modelo Enem, por exemplo, lhe falta 2 teses na intro e argumenta-las nos desenvolvimentos, a sua proposta de Intervenção não responde as 4 perguntas: Quem vai fazer? O que vai fazer? Como vai fazer? E para quê? Lhe aconselho a participar do desafio de redação que acontecerá na página do instagram “redaçaotaticamil” do dia 30/08 ao dia 06/09, serão lives nesses dias sempre as 8:07 da noite, boa sorte e bons estudos.
AnaGambarotto
gostei do texto, o uso dos conectivos está ótimo, porém reparei alguns erros ortográficos, como no segundo parágrafo, onde você escreve “trás” no sentido de trazer quando o correto seria “traz”. Poderia ter citado também os argumentos do segundo e terceiro parágrafos na introdução. Detalhe mais a proposta de intervenção, enfim, é isso.
Guilhermepin
Olha, primeiramente parabéns. Você mostrou dominio sobre o assunto em quetão.
Porém, senti falta do projeto de texto (citar elementos no primeiro parágrafo para retoma-los no desenvolvimento em forma de causas e consequências).
Assim, sua redação ficaria muito bem contextualizada.
Essa é minha visão. parabéns novamente.
Emerson622
”para a aquisição do conhecimento, e logo, para educar-se” a primeira vírgula deve estar após o ”e”. Além disso, não há a necessidade de usar a partícula ”se” no verbo educar. C1
”no sentido de garantir liberdade de opinião e expressão para uma sociedade” liberdade de opinião e ”de” expressão… C1
”ela deve ser acessível a todo e qualquer indivíduo.” Ausência de crase em ”acessível à todo…” C1
”como exemplo teórico pode-se observar” ausência de vírgula depois de ”como exemplo teórico” C1
”da liberdade de expressão por meio” ausência de vírgula antes de ”por meio” C1
”ligados a limitar o acesso a leitura” ausência de crase em ”acesso à leitura” C1
”sem acesso a educação” ausência de crase C1
”ativamente na política ou ciência” na política ou ”na” ciência C1
”em todo caso, o limite no acesso a leitura” ausência de crase C1
”evitar violar os direitos humanos” Substantivo próprio deve ser escrito em maiúsculo, ou seja, Direitos Humanos. C1
”socio-cultural de uma nação” palavra não necessita do uso do hífen C1
Introdução: Não houve a apresentação dos argumentos que serão utilizados no D1 e D2 ou um encaminhamento argumentativo para ligar a introdução ao desenvolvimento. C2/C3
D1: Ausência de uma retomada/tóṕico frasal, desenvolvimento com períodos muito longo, ausência de marca de autoria. C2/C3
D1: Ausência de conectivo para ligar seu tópico frasal à ideia do positivismo, ausência de objetividade em explicar qual seria o progresso populacional. C3/C4
Conclusão: Você apresentou agente/ação/detalhamento/finalidade , porém faltou o meio/modo da ação. C5
C1: 140
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 160
NOTA FINAL: 700
engfbrunocorreia
No geral, o texto está bom.
As idéias estão coerentes;
Empregou bem os conectivos;
No entanto, achei muito pobre o desenvolvimento.
Os dois parágrafos do desenvolvimento ficaram muito curtos (menores até a conclusão, creio que isto enseja em penalidade).
Os exemplos que citou no desenvolvimento, na minha opinião estão muito vagos/genéricos; creio que poderia ter sido mais específico e contudente.
Também observei alguns erros de concordância e ortografia no texto, como nesse trecho:” a população se torna incapaz de contribuir ativamente na política ou ciência, isto é, (incapazes) de formular as próprias ideias”.
Espero ter contribuído.
Não corrigi nos moldes do ENEM, pois não sei como funciona, já que só treino para Concursos públicos.
Luzimara
Olá , a sua redação está bem coerente eu te aconselho você colocar na sua introdução um repertório começar com uma citação ou um filme o que você preferir vai enriquecer mais o seu texto na sua conclusão você deve dizer se pergunta quem é que vai fazer, com quem, como, para que. Assim vc terá um bom texto dissertativo e argumentativo.
carloscruz
O texto está bom, argumentação embasada e de fácil entendimento. Mas alguns aspectos trazem certo empobrecimento a ele, e, em alguns pontos, causam certa confusão.
Há vários erros de regência e crase, além de alguns no aspecto concordância. Ou seja, cuidado com a norma culta.
Na primeira linha do texto, há a conjunção “logo”, que por mais que não esteja 100% errada (há gramáticos por aí) causa confusão no entendimento do período, eu trocaria por “portanto”.
Erros na ortografia de palavras também, mas isso pode acontecer durante a digitação, salvo quando usou-se “trás” no lugar de “traz”, isso acredito ter sido erro, atenção.
Na conclusão, abordar o Estado como agente único deixa ela imprecisa, tente atribuir a resolução a um órgão mais específico (Ministério da Educação, etc), além de deixar a própria proposta vaga. Tente, também, atribuir um meio de introduzir isso diretamente na sociedade, e o resultado real esperado.
C1: 80
C2: 120
C3: 140
C4: 100
C5: 80