O filme Matilda conta a história de uma criança com elevada capacidade intelectual e que possuía o hábito da leitura. Contudo, a sua família a desistimulava e até mesmo a proíbia de praticar tal ato. A narrativa aborda um tema que pouco se difere da atualidade brasileira, onde muitas famílias não consideram importante influenciar as crianças e adolescentes a ler.
Segundo o filósofo Immanuel Kant “O ser humano não é nada além daquilo que a educação faz dele”, isso é, a educação nos molda e os livros são parte disso pois os mesmos tem o poder de nos proporcionar o desenvolvimento da criatividade e do pensamento em geral, o conhecimento de diversidades culturais, entre outros.
Apesar dos benefícios supracitados, nos ultimos anos os índices de apreciação da literatura diminuíram drasticamente. Isso ocorreu devido a uma junção de fatores, por exemplo, a falta de incentivo dos pais. Outro agravante são os jovens ingressando no mercado de trabalho mais cedo, e consequentemente, perdendo o tempo e a disposição para dedicar-se a atividades literárias. Ademais, ainda existem comunidades com mínimo (ou até mesmo nenhum) acesso à educação. Portanto, medidas são necessárias para resolver a problemática.
É necessário que o Ministerio da Educação juntamente com os professores promovam trabalhos de conscientização com os pais e alunos, mostrando como a leitura pode melhorar a qualidade cognitiva das pessoas. Além disso, os empregadores de Menor Aprendiz devem criar meios de estímulo tal como um concurso de leitura e escrita no qual ganhador tenha uma bonificação. Para aumentar o acesso nas comunidades mais carentes as prefeituras devem criar espaços em pontos estratégicos para que a população possa pegar ou deixar um livro. Através desses meios será possível atenuar a diminuição da leitura entre os jovens no Brasil.
Quem puder corrigir com nota eu agradeço! 😊
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1 competência: 160 erros: (desistimulava, proíbia, ultimos e ministerio)
2 competência: 160
3 competência: 120: Você devia ter criado duas teses, e, além disso o seu primeiro desenvolvimento está meio deficitário.
4 competência: 160
5 competência: 120: faltou explicar por qual meio será realizado e como será realizado.
total: 720
Tente, na introdução, separar o texto em duas teses (que serão os dois desenvolvimentos). E ao entrar nas nos dois desenvolvimento, faça a retomada da sua tese com uma crítica, depois vá para um repertório( uma citação de algum filósofo, algum fato historio, algum dado, etc), depois faça seu argumento, e, por último um desfecho crítico. Na conclusão, inicie faça a retomada da tese, e pergunte-se: quem? o quê? por meio de quê? para quê? e como?
se fizer todos esses passos, tirará mais que 900 no enem, com toda certeza. <3
Andressamariasousa
Introdução: a estratégia de abertura e sua problematização está perfeita, só faltou a tese ou finalizar a introdução
Desenvolvimento1: você não fez o tópico frasal
E já pulou para o embasamento do argu1
Desenvolvimento2:você cometeu o mesmo erro do dese1 está faltando o tópico frasal
Mais de resto está tudo bom
Conclusão: gostei muito da sua conclusão
Na sua redação você não está usando conectivos que é super importante
C1:160
C2:200
C3:200
C4:160
C5: 160
Nota: 880
Desculpa qualquer coisa, sou vestibulanda igual você e estamos aqui para aprender😍
eu.luccas
1a competência: 200
2a competência: 200
3a competência: 180
4a competência: 200
5a competência: 160
Considerações: Na última parte da introdução eu acho que faltou uma frase para dar ênfase e finalizar o parágrafo , tipo: Diante dessa dessa perspectiva, é necessária a análise dos motivos que cooperam com esse impasse.
No 1D, senti a falta de consequências e detalhamento.
Conclusão: Agente, Meio/Modo, Ação, para que e detalhamento.
Seria relevante após … “para que a população possa pegar ou deixar um livro” , usar o a fim indicando finalidade e criar uma frase para concluir essa parte.