Na obra do escritor australiano Markus Zusak, em “A menina que roubava livros”, aborda em um de seus temas a busca e a sede de uma garota, pelos livros, onde encontra conhecimento para definir e argumentar sobre sua condição e de seu país. Porém esse interesse não se apresenta na sociedade brasileira, que pela sua falta, junto a escassez de incentivo por parte do governo e o equívoco de que ela pertence a classes abastadas, impede que a leitura aja como criador de um indivíduo com capacidade racional e espirito crítico, transformador da sua sociedade.
Primeiramente, é fato que o ato de ler faz parte fundamental na educação, porém, não é motivada, nem defendida pelo Estado impedindo a construção de um ser integrador da sua comunidade já que ela prepara o homem para viver em sociedade, como defendido por Aristóteles. Desta forma ela age na criação do cidadão, uma vez que, aumenta a aptidão cognitiva e a imaginação do indivíduo, atribuindo diferentes significados e interpretações. Tais que pode fomentar uma capacidade argumentativa, que a partir do conhecimento obtido através dela, pode produzir respeito pelo outro, e o discernimento para mudar o que há de errado no momento atual, agindo com o seu papel de sujeito social, e contribuindo para a criação de um Estado melhor.
Em segundo, a falta de interesse se apresenta devido bases culturais defendidas pela sociedade, expresso, durante boa parte da história ocidental, principalmente na idade média, onde a leitura não era de acesso a todos, de forma que as classes mais pobres, não desenvolviam o pensamento crítico e ficavam mais suscetíveis ao controle da nobreza. Esse endeusamento da leitura, como algo distante e pertencente ao homem culto, acaba por provocar a desmotivação, que suscita indivíduos mais manipuláveis e menos pensadores, encapasses de promover mudanças em sua forma de vida, e sustentado pela antiga concepção de séculos passados trazido para o Brasil.
Portanto para que, como a menina, haja mais interesse da população na leitura, de forma modificadora. É necessário que a Secretária da Educação em conjunto com a Secretaria de Cultura, se unam para promover uma disseminação da leitura e a quebra dos ideais antigos para o processo de construção de um cidadão que deve ser instigado ainda na infância como no livro Manifestada através da criação de projetos sociais que envolvam sarais de leituras, clubes e bibliotecas públicas em escolas e nas comunidades. Afim de se construir uma interação, para discussão e o desenvolvimento crítico e social, dissociada com a relação de classes, e vigente a todos de uma leitura renovadora.
GabrielBravo
A estrutura da introdução é a seguinte: problematização da problemática, tese (sua opinião acerca do assunto) e o projeto de texto (aqui você expôe seus argumentos superficialmente ou põe uma frase que servirá como encaminhamento argumentativo). Você problematizou a problemática, porém citou os argumentos na tese. Reescrevi a sua introdução baseado na microestrutura correta.
Na obra do escritor australiano Markus Zusak, em “A Menina que Roubava Livros”, aborda-se em um de seus temas a busca e a sede de uma garota, pelos livros, onde encontra conhecimento para definir e argumentar sobre sua condição e de seu país. Porém, esse interesse não se apresenta na sociedade brasileira, uma vez que as dificuldades entre o cidadão e a leitura apresentam barreiras, as quais dificultam o incentivo ao conhecimento. Esse cenário é fruto tanto da falta de incentivo por parte do governo, quanto da construção social de que o ato de ler pertence a classes abastadas.
Desenvolvimento 1: Senti falta de alusões para sustentar o seu argumento. Também percebi que o seu texto ficou expositivo demais. Não enxerguei a sua marca de autoria.
Desenvolvimento 2: Percebi o mesmo problema do argumento 1. Sugiro que assiste esse vídeo que explica detalhadamente a estrutura de uma redação: https://www.youtube.com/watch?v=pXYZfvaMFL4
Conclusão: Você falou dos agentes, porém em ordem aleatória (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade). Você deveria retomar a introdução no último período da conclusão.
……………………..
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 90
Competência II – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 100
Competência III – selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
Competência IV – demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
Competência V – elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 130
Nota: 580.
Pedro_Yago
Competência 1:120
Competência 2:160
Competência 3:120
Competência 4:160
Competência 5:160
TOTAL: 720
Só falta melhorar a argumentação, usar mais conectivos e eu senti a falta, principalmente na introdução de mais pontos no lugar de algumas vírgulas. Mas deu pra perceber que você conhece bem a estrutura.
Continue no foco!!
Yane
INTRODUÇÃO:
Na primeira linha, ocorreu uma confusão entre “na” e “em”. Você poderia ter simplificado com “A obra literária ‘A menina que roubava livros’, do escritor australiano Markus Zusak…”
Dizer que “esse interesse não se apresenta na sociedade brasileira” é uma perspectiva muito radical, pois se um brasileiro se interessar pela leitura seu argumento já será refutado. Troque por algo como “não é tão comumente difundido..”
D1:
Se você critica o Estado, deve comprovar que seu ponto de vista tem fundamento. Uma dica é usar dados estatísticos para enriquecer sua argumentação e sair do achismo, dessa forma você ganha pontos tanto na competência 2 (repertório sociocultural) quanto na 3 (argumentação).
D2:
Gostei. Mas poderia ter incluído um tópico frasal de desenvolvimento, dessa forma o período não ficaria tão longo. Quanto mais longa a frase for, maiores são suas chances de perder pontos na competência 4 (coesão).
CONCLUSÃO:
Não entendi essa primeira frase, e faltou vírgulas no parágrafo. Faltou o meio também.
C1: 120
C2: 200
C3: 80
C4: 120
C5: 160
TOTAL: 680
Você já conhece a estrutura, falta usar mais conectivos e melhorar a argumentação. Uma dica é sempre ler as redações 1000, pois elas obedecem a uma ordem específica.