Escrita e leitura são fatores primordiais na vida do ser humano

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Na época atual dificilmente veremos algum indíviduo analfabeto, com dificuldade na escrita ou até na leitura, mas ainda assim existem. Certamente não como antigamente, isso porque com o decorrer dos anos, o estudo e as maneiras de aprender a ler e escrever foram sendo facilitadas de modo que muitos tivessem acesso à escolas, livros, internet e diversas formas de absorver conhecimentos.
A leitura e a escrita é essencial na vida do ser humano, é algo que se exerce desde muito pequeno. De acordo com o site Psicologia Explica, a criança começa a desenvolver tudo isso com a média de 7 anos de idade, nesse período muito provavelmente já se inicia os estudos em escola, que é algo significativo e relevante. Quando se concluí o ensino fundamental e médio, não se deve parar por aí, pois tudo que tem haver com ensinamentos e aprendizados nunca será demais.
Existem diversas famílias em vulnerabilidade social, que não conseguem ter as aquisições necessárias e primordiais, isso prejudica pelo fato de instabilidade e é notório em várias regiões a falta de engajamento, tanto nos estudos, leituras, quanto na saúde e instabilidade financeira. Porém hoje em dia para conseguir bons empregos, ter boas oportunidades, é indispensável a sabedoria.
Conclui-se que tudo o que se aprende é sempre sublime, portanto ler, escrever e fazer com que o próximo se interesse, também é muito importante. Todo tipo de conhecimento deve ser passado para frente, cada um fazendo sua parte, deixando a sociedade cada vez mais rica em entendimento, informações, e auxílio à quem precise. Com ajuda do governo, palestras, comerciais, e outras diversidades sobre educação, terá mais formas de solucionar o modo de toda a população se instruir.

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1 Correção

  1. Olá! Correção abaixo:
    C1: 120 pontos.
    Há alguns desvios de escrita, mas os que lhe tiraram ponto foram os de vírgula. Por exemplo:
    “Certamente não como antigamente, isso porque com o decorrer dos anos, (…)”.
    O certo seria:
    “Certamente não como antigamente, isso porque, com o decorrer dos anos, (…)”.
    Pesquise um pouco mais sobre a vírgula, há mais erros além desse. Ademais, também procure sobre o uso da crase e tente reler o seu texto à procura de pequenos desvios de concordância.
    C2: 120 pontos.
    Você só usou um repertório. Tente usar, no mínimo, dois, isso lhe dará mais credibilidade e temas para debater também.
    C3: 80 pontos.
    Além de ter usado apenas um repertório, você não o desenvolveu muito bem, parece apenas uma ponta solta do texto. Ao usar pesquisas, aprofunde-se nelas, caso contrário, fica um pouco desconexo. Use mais conectivos também (recomendo usar um no início de cada frase).
    C4: 80 pontos.
    Em um texto Dissertativo-Argumentativo, você não pode, em hipótese alguma, “colocar-se” no meio da situação. Por exemplo:
    “Na época atual dificilmente VEREMOS algum indíviduo analfabeto, (…)”.
    Você é apenas um observador. Ademais, separe os parágrafos com introdução, tese 1, tese 2 e conclusão. Adicione também o tópico frasal (“frase de impacto” e introdutória à tese no início de cada parágrafo).
    C5: 80 pontos.
    A conclusão do ENEM deve ter cinco pontos: agente (quem faz a ação), ação (o que deve ser feito), meio (através de que), finalidade (o resultado da ação) e detalhamento; e todos devem se complementar. Você “citou” os cinco pontos, mas eles estão desconectados, pontanto, desconexos. Reorganize essa parte do texto.
    Total: 480.
    Dica: veja alguns vídeos sobre o modelo de Redação estilo ENEM, irá ajudar bastante.

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