Aprendiz

A legalização da maconha e o seu poder paralelo velado.

  • 2

O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de situar-se no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. Nesse espírito, não se pode deixar de mencionar que, é um grave erro a liberação da maconha. Provocará mais exclusão social e violenta elevação do consumo de forma imediata. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de toxicômanos não terão estrutura suficiente para atender a demanda.
Predominam atualmente no Brasil duas convicções errôneas sobre o problema da liberação da maconha. Primeiramente, é indispensável salientar que o consumo de drogas ilícitas no país é uma forma gigantesca de lucro para facções criminosas. Uma delas possui a estrutura da máfia italiana, uma verdadeira forma de crime organizado. A mercancia de drogas ilícitas enriquece tais organizações criminosas no país e também fomentam o tráfico internacional de entorpecentes, culminando em um caos interminável, pois onde se compram drogas ilícitas para o uso, alí haverá o financiamento para mais violência.
Cabe, ainda, ressaltar, que o Estado há muito tempo perdeu a guerra para o tráfico. Segundo canal de Notícias UOL, em sua série criada com exclusividade – PCC: Primeiro Cartel da capital, O poder paralelo do crime organizado provoca anomia (ausência de leis) por onde se instala. Esse poder paralelo está estabelecido dentro dos presídios espalhados pelo país, os quais são emanadas ordens de líderes criminosos para a contínua guerra pelo poder, espaço e lucros oriundos das vendas de tóxicos. A mais prejudicada é de fato a coletividade, pois são os familiares dos consumidores de drogas, que mais sofrem com este problema social, porque muitas das vezes, o uso imoderado gera vícios que acarretam mais violências, haja visto que muitos viciados infelizmente acabam sendo vítimas de um círculo vicioso, mal tendo a chance de se recuperarem em uma clínica de tratamento, devido ao desemprego e a exclusão social.
Diante de todo o exposto, percebe-se que a liberação da maconha necessita de imprescindível atenção. É preciso atuação mais firme do Estado com vistas a resolver o problema. Desta maneira deve-se confrontar a causa do problema; a saber, a criação de políticas públicas que afetam a educação, através do Ministério da Educação, com a finalidade de instruir as crianças de todas as escolas sobre os riscos e males gerados pelo uso da droga, bem como o confronto mais ativo e estratégico aos fornecedores de drogas psicotrópicas por meio do Ministério Público e das polícias, mitigando por conseguinte a anomia de normas.

Compartilhar

3 Correções

  1. oi, não sou corretora, esteja avisado, mas vou tentar.
    na introdução, como o mito é relacionado a maconha? não fez muito sentido essa parte. e também, está escrito “Provocará de imediato violenta elevação do consumo […] perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação […] não terão estrutura suficiente […].”, esperava que nas sua argumentações você abordasse essas temas. tenha em mente que algumas introduções apresentam os problemas a serem desenvolvidos nas argumentações. Só percebi uma menção ao aumento da violência.
    No ultimo paragrafo, seria interessante você mostrar resoluções para os problemas que foram desenvolvidos por você anteriormente. Por exemplo, na primeira argumentação que fala sobre o trafico, na intervenção você poderia ter falado mais sobre como o estado pode agir em cima desse problema.
    Enfim, seu texto não está muito coerente, e com muitos pontos finais. Estude sobre o uso da pontuação, tenho certeza que você vai melhorar.

    • 2
  2. A redação ficou boa, mas vou levantar alguns pontos.
    Sua Introdução iniciou com tópico frasal histórico, isso ficou bem legal, mas sua tese ficou confusa. A tese, ou seja, as coisas que você trabalharia no desenvolvimento não ficaram tão evidentes, você apresentou como problemática : “imediato violenta elevação do consumo”, “O Estado perderá o precário controle”, ” nossas instituições […] não terão estrutura suficiente…”, o que quer dizer que você apresentou três pontos para cobrir cada um em seu respectivo parágrafo de desenvolvimento, o que não aconteceu. Você trabalhou no 1 parágrafo de desenvolvimento facções criminosas e violência, no segundo parágrafo perca do controle estatal e problemas para os familiares (algo que não foi citado na introdução).
    São recomendações, você deveria ter colocado apenas duas problemáticas na introdução e desenvolvido elas, porque ficou informações demais e soltas. Essas são minhas recomendações de acordo com material recebido por meu professor de redação que já foi corretor de redação pelo Enem.
    Sua conclusão ficou boa, teve agente e ação.

    • 1
  3. Parabéns! Sua redação está excelente! Você conseguiu defender sua tese com argumentos bem elaborados e estruturados. Solucionou a situação de forma viável.
    E ainda, conseguiu deixar mais do que claro, os danos que podem ser causados à toda uma sociedade caso a liberação da maconha ocorra.
    Ao meu ver, sua redação merece nota 1000.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.