A legalização da eutanásia no Brasil

  • 1

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, onde a mesma padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Contudo, ao observar a realidade, conclui-se que o exposto de More está equivocado, pois a legalização da eutanásia no Brasil é um desafio presente na conjuntura social contemporânea. Dado o exposto, convém avaliar as raízes dessa realidade negligenciada.

Primordialmente, faz-se necessário pontuar que os desafios para a legalização da eutanásia no Brasil permeiam o âmbito governamental, pois esse negligencia os direitos fundamentais da população. Segundo a Constituição Federal Brasileira, é dever do Estado proporcionar à população: saúde, bem estar, e, além disso, é evidenciado também que o ser humano deve ter direito de escolha. Entretanto, a teoria não é devidamente concretizada, levando em consideração que a eutanásia ainda não é legalizada no Brasil, tornando, portanto, a efetivação desses direitos, principalmente no que converso ao último, algo muito vago. Dado o exposto, é importante a mudança dessa postura.

Ademais, é fulcral, também, citar o preconceito da sociedade como sendo um fator que dificulta a legalização da eutanásia no Brasil. Tal preconceito, geralmente é embasado pela religião cristã, pois ela condena o ato, argumentando que somente Deus pode tirar a vida de alguém. Em contrapartida, há a exclusão de uma reflexão exposta na bíblia sagrada onde diz que todo indivíduo tem liberdade para tomar decisões, caracterizado como livre arbítrio. Dessa maneira, é notório que o preconceito da conjuntura social coíbe a legalização da eutanásia no Brasil.

Portanto, para mitigar os efeitos dessa problemática, ações devem existir. Para isso, o Tribunal de Contas da União deve liberar capital que, por intermédio do Ministério da Saúde, será convertido na realização de palestras com a presença de médicos, psicólogos e familiares de pessoas que já realizaram a eutanásia. Tais ações devem ser webconferencionadas e publicadas nas redes sociais dos Ministérios supracitados, objetivando atingir um público maior, bem como, trazer mais lucidez acerca da legalização da eutanásia no Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tudo bem? Espero que esteja :)) Primeiro, meus parabéns pela seu texto, então vou fazer só algumas breves observações que podem te ajudar a melhorar ainda mais::
    >>Não consegui identificar a sua tese com os 2 argumentos na introdução. Lembre que é um item da estrutura de redação.
    >>>Sobre o seu D1, “..proporcionar à população: …”, ao meu ver ficaria melhor se você não usasse os dois pontos, sinto que fica um pouco informal. Também não consegui ver uma clareza de que a eutanásia não ser legalizada é um problema. Deixe isso mais claro para o leitor, usar palavras como ‘lamentavelmente’, ou ‘infelizmente’ podem ajudar.
    >> D2: “Ademais, é fulcral, também, ” Olhe quantas vírgulas! não tenho muito domínio nessa questão, mas creio que o certo seria apenas a que está depois de ‘ademais’. Veja que ficaria melhor e não mudaria o sentido se você escrevesse: “Ademais, é fulcral citar…” Não precisa do também, pois tanto ele como o ademais são conectivos de adição, não precisa usar os 2. Nesse parágrafo você também não tem referências na argumentação, parece que é apenas achismo. Lembre que a Competência 2 avalia exatamente isso.
    *Como eu disse que ia ser breve (muito breve né kkk), vou parando por aqui, então aqui uma média de notas que eu lhe daria:
    C1: 140 C2: 120 C3: 120 C4: 140 C5: 200 total: 720
    >> Desculpe qualquer coisa, e espero que algo do que eu disse possa te ajudar a melhorar, e mais uma vez parabéns :))) bons estudos

    • 0
  2. oii Dani, sua redação esta muito bem elaborada ,tem um ótimo repertório ,mas como a amiga acima ,senti falta da argumentação sobre a família que vai estar envolvida em todo o processo.No entanto ,esta muito bem estruturada ,apenas na conclusão eu particularmente colocaria,os benefícios , o que ocorreria de bom se vier a sancionar a lei,seria bom ,fora isto está ótima sua redação parabéns …. boa tarde

    • 0
  3. Olá, Dani, gostei da sua redação, estava bem construída,mas uma coisa fiquei me perguntando em quanto, porque uma pessoa escolhe a EUTANÁSIA, ficou essa lacuna no meu ver do qual não li,, em qual situação os familiares podem se essa lei for um dia aprovada requisitar essa medida. concordo que a a FÉ de muitos leva a essa Lei não ser aprovada, mas se sitasse situações poderia dar uma orientação melhor a quem estivesse lendo. No mais está bem elaborada, continue praticando.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.