A inserção dos jovens no mercado de trabalho, vêm se apresentando cotidianamente de maneira tímida e indolente, onde existe uma classe predeterminada com características concordantes onde a faixa etária de idade tem uma diferença gritante nesse cenário. Essa conjuntura trás prejuízos de alta relevância para a vida do individuo, segundo Max Weber , ” O trabalho dignifica o homem “, assim sendo, o homem precisa trabalhar para dessa maneira estar em bem estar físico e econômico para com ele mesmo e a sociedade a qual está inserida.
Dentro dessa contexto, podemos destacar um dado alarmante a cerca de tal condição, segundo a Fundação Getúlio Vargas ( FGV ), entre 2014 e 2019, jovens de 15 a 29 anos perderam 14% da renda proveniente do trabalho no Brasil. Isso somente vem a reforçar, o quão desigual o âmbito profissional se apresenta para a população jovem brasileira. Podemos pontuar, que um dos mecanismos falhos nessa condição é a falta de preparo nas escolas brasileiras, que preparam os cidadãos somente com o conhecimento básico estruturado nas grades curriculares, esse ambiente não prepara o aluno para o que de fato o mesmo vai usufruir no seu cotidiano trabalhista.
Ademais, podemos destacar que parte desse desemprego é recorrente da falta de preparo e estrutura por parte dos nossos governantes, que não preparam as instituições para receber os jovens que por sua vez já vêm com despreparo do âmbito escolar. Adicional a isso, temos a crença de que jovens tem a tendência a irresponsabilidade, já que essa é uma característica ampla recorrente de crianças que se estendem até a fase adulta.
Dito isso, precisamos que em caráter de urgência, nossos governantes estabeleçam projetos que visem a melhoria da qualificação profissional voltada para os jovens cidadãos brasileiros, através de programas sociais criando uma ponte entre o saber e o mercado de trabalho a fim de capacitar esses jovens. O ministério da educação em concordância com empresas de caráter privativo precisam abrir as portas e inserir essa classe jovem, buscando quebrar preconceitos a cerca de irresponsabilidade juvenil. Por fim, o estado como um todo necessita criar concursos voltados para esse público, de maneira a efetivar e ampliar o mercado de trabalho para essa classe.
Fryda
OLÁ, Islania.
Irei fazer a correção de acordo com as competências do Enem, espero ajudar ;)
C1- 120
Erros de grafia:
“trás” o correto seria “Traz” – forma conjugada do verbo trazer, uma vez que vc está se referindo a algo que é tlevado para a sociedade, no caso, prejuízos.
(…)maneira estar em bem estar físico(…) bem-estar é seperado por hífen
Erro de concordância de gênero: “Dentro dessa contexto” == o correto é desse.
ministério da educação, estado == nome de ministérios e o uso da palavra estado quando esta remete ao Governo Federal deve ser escrita com letra maiúscula.
Cuidado com o uso do advérbio onde, ele é usado para remeter-se a um lugar
Fundação Getúlio Vargas ( FGV ) não há necessidade de escrever a sigla se vc não irá citar ela novamente.
Cuidado com a repetição de palavras: jovens, trabalho, preparo-despreparo. Procure fazer uso de sinônimos para dar maior fluidez ao seu texto.
C2- 160
Vc entendeu a proposta da redação e trouxe repertórios legitimados e pertinentes, entretanto não fez uso produtivo deles. Deveria ter relacionado melhor seu repertório com a sua teses, em “(…) segundo Max Weber , ” O trabalho dignifica o homem “ “(…)” o pq ? A sociedade coloca para que os jovens assim que terminam o ensino médio arrumem um emprego para “ser alguém na vida” ? VC poderia ter feito paralelos para incorporar o repertório à sua argumentação.
C3- 120
(…) Isso somente vem a reforçar, o quão desigual o âmbito profissional se apresenta para a população jovem brasileira(…). Vc não cita exemplos, o que comprova que é desigual? Pq é desigual? qual a relação da sua argumentação com o seu repertório?
(…) podemos destacar que parte desse desemprego é recorrente da falta de preparo e estrutura por parte dos nossos governantes,(…). Quais fatores da falta de preparo e estrutura por parte dos governantes influenciam para a perpetuação do problema? Tente sempre, explicar e explicar a relação dos seus argumentos com o tema e como isso influência no caso. Ajuda bastante. Não deve deixar a cargo do corretor decifrar aquilo que vc pensou e não conseguiu escrever de forma eficaz.
C4- 200
Fez bom uso dos operadores argumentativos, só sugiro que vc substitua “através” por um conectivo: por intermédio, por meio de, mediante. Procure o significado da palavra através e verá que não é a escolha adequada.
C5-160
VC apresentou 3 propostas de intervenção e a mais completa apresenta 4 dos 5 elementos, faltou vc detalhar a proposta. Concentre sua atenção em apenas 2 e utilize as linhas para fazer a proposta completa.
Eu, particularmente, gostei bastante da sua redação, continue praticando, vc vai longe.
Beijos, Boa sorte!!
Aliceyasmin
Oiii. Gostei muito da sua redação, achei que você elaborou muito bem. Sua redação possui dados, citações, conectivos… porém, eu só queria te atentar a 3 coisas:
• ” segundo Max Weber”
Quem seria Max Weber? Já vi várias pessoas perdendo ponto por não especificar quem é a pessoa citada. Por exemplo: ao invés de “segundo Max Weber” seria mais legal você escrever ” segundo o economista alemão Max Weber”.
• “ministério da educação”
Se me recordo bem, deve ser iniciado com letra maiúscula, por exemplo: Ministério da educação.
• repetição de palavras
Teve muitas palavras que vc repetiu muito, como: jovens e governantes. Se vc puder usar sinônimos ficaria ainda melhor.
Mas em geral você escreve super bem, fiquei encantada. 😍
920.