A justiça com as próprias mãos no Brasil do século XXI

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Segundo os dados divulgados pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP, entre 1980 e 2006 o Brasil mostrou quase 1.180 casos de pessoas que foram vítimas de linchamento, sendo que o maior Estado a registrar esses casos de violência foi São Paulo, foram 568 de  indivíduos que sofreram da justiça feita com as próprias mãos. Esses números demonstram que essa situação preocupante está presente de forma seria no século XXI. Dessa forma, em razão do legado histórico e de uma lacuna educacional, emerge um problema complexo que precisa ser revertido. 

Em primeiro plano, EÉ preciso se atentar para o legado histórico presente na questão. De acordo com o filosofo francês Levi Strauss, só e possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio dos entendimentos dos eventos históricos. Nesse sentido, a justiça feita com as próprias mãos no Brasil, mesmo que fortemente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas a história brasileira, o que dificulta ainda mais a sua resolução. 

Vale ressaltar, também, que essa situação no país evidencia a lacuna educacional.  De acordo com Kant, o ser humano è o resultado da educação que teve. Nessa visão, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional no que tange a situação, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que as escolas não tem cumprindo seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo as salas de aulas  conteúdos que ajam na resolução da questão de fazer justiça com as próprias mãos.  

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Então, preciso que o Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia do Brasil, desenvolva “workshops”, em escolas, sobre a importância de não fazer justiça com as próprias mãos e  para o equilíbrio da sociedade. Tais atividades devem ser direcionadas aos alunos do Ensino Médio, porém, o evento pode ser aberto à comunidade. Além disso, podem ser ofertadas atividades práticas, como dinâmicas e dramatizações, a fim de tratar o tema de forma lúdica, para que se dê a conscientização dos impactos que tal acontecimento pode acarretar. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor para todos.

 

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4 Correções

  1. Olá,
    Quando você diz no seu texto “apresenta raízes intrínsecas a história brasileira” poderia ter exemplificado algumas dessas raízes ou explicado melhor o que quis dizer já que ficou um pouco confuso.O mesmo se repete no segundo parágrafo de desenvolvimento.Contudo o parágrafo de conclusão esta muito bom.

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  2. boa noite, gostei muito do seu texto , inclusive do parágrafo de conclusão, apenas acho que vc deveria ter usado mais argumentos para defender sua tese no desenvolvimento, e fazer mais ligações entre os parágrafos, suas ideias ficaram muito confusas em um determinado ponto, procure melhorar isso , se aprofundar mais no tema para fazer um bom repertório sociocultural

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  3. Tem uma citação ótima sobre esse tema, Confúcio: “Antes de embarcar numa jornada de vingança, cave duas covas”.

    “Segundo os dados divulgados pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP, entre 1980 e 2006 o Brasil mostrou quase 1.180 casos de pessoas que foram vítimas de linchamento, sendo que o maior Estado a registrar esses casos de violência foi São Paulo, foram 568 de indivíduos que sofreram da justiça feita com as próprias mãos.”

    Aqui é trecho copiado do texto de apoio. Tente usar os dados que você encontra nesses textos de maneira mais inovadora, interpretando os dados: por exemplo, esse dados não são muito estranhos não? Do tipo, quantas justiças com as próprias mãos você imagina serem computáveis? É uma discussão que dá pra trabalhar nesse tema, talvez ventilar os linchamentos virtuais e tal.

    “Em primeiro plano, é preciso se atentar para o legado histórico presente na questão. De acordo com o filosofo francês Levi Strauss, só e possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio dos entendimentos dos eventos históricos. Nesse sentido, a justiça feita com as próprias mãos no Brasil, mesmo que fortemente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas a história brasileira, o que dificulta ainda mais a sua resolução.”

    Aqui eu esperava ver as tais raízes históricas… Histórico de punições mal distribuídas? Histórico de autoritarismo, de ressentimento, de desigualdade…

    “Vale ressaltar, também, que essa situação no país evidencia a lacuna educacional. De acordo com Kant, o ser humano è o resultado da educação que teve. Nessa visão, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional no que tange a situação, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que as escolas não tem cumprindo seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo as salas de aulas conteúdos que ajam na resolução da questão de fazer justiça com as próprias mãos.”

    Aqui também não aprofunda, não relaciona de maneira íntima a educação com o justiçamento, qual é a falta de educação de faz as pessoas agirem de próprio punho? Educação de sala de aula, educação para lidar com fake news…

    A redação está tímida com a argumentação, fica fraca, tem temas tão fáceis de abordar, para os quais tem tanta intimidade que eu fico sem entender por que vocês se prendem ao modelo.

    “Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Então, preciso que o Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia do Brasil, desenvolva “workshops”, em escolas, sobre a importância de não fazer justiça com as próprias mãos e para o equilíbrio da sociedade. Tais atividades devem ser direcionadas aos alunos do Ensino Médio, porém, o evento pode ser aberto à comunidade. Além disso, podem ser ofertadas atividades práticas, como dinâmicas e dramatizações, a fim de tratar o tema de forma lúdica, para que se dê a conscientização dos impactos que tal acontecimento pode acarretar. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor para todos.”

    Aqui tem um repertório alto, mas como assim aula destinada ao Ensino Médio, “podendo ser aberto à comunidade”? Quem são os alvos de ações contra os justiçamentos? Jovens adolescentes? Qual é o interesse dos justiçadores em aprender a não linchar? Bom, sobram questões a responder, você merece e pode mais!

    Eu não trouxe dúvidas sem ter respostas a elas, você me procure se quiser escrever de forma mais consciente, menos automática. Tá com cara de 600, 700, um domínio mínimo você tem. Falta é originalidade, coerência, repertório…

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  4. O texto ficou interessante.
    Tem alguns errinhos gramaticais, mas nada demais.
    Achei que a sua introdução serviria muito bem na argumentação e no resto do desenvolvimento. O seu gancho para a argumentação ficou um pouco confuso e faltou mais ligação entre os parágrafos, faltou seguir uma linha de raciocínio que era pra ser puxada na introdução.
    Achei sua conclusão muito boa.
    Faltou só um pouco de organização no pensamento.
    720/1000

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