Estudante

A justiça com as próprias mãos no Brasil do século XIX ( corrijammmmm por favor!!! :°□

  • 0

 

“A base da sociedade é a justiça”, segundo Aristóteles a efetivação das leis é tão importante de modo a tornar-se o pilar da sociedade. No entanto, percebe-se uma distorção desse pensamento atualmente, no que concerne a justiça realizada pelas próprias mãos, problema esse que segue sem uma intervenção. Nesse contexto, ver-se a configuração de um grave impasse de contornos específicos, em virtude da ineficiência governamental e da má educação familiar.

Convém ressaltar, a princípio, que a ausência de ações do Estado é um fator determinante no que se refere à justiça popular. Afinal, a Constituição de 1988, garante que todo cidadão tem direito a uma vida plena, o que inclui o acesso a segurança. Todavia, esse direito apenas é visto no papel, sendo que a criminalidade brasileira cresce diariamente, principalmente nas grandes cidades. Assim, a população ver-se em uma situação de total abandono governamental.

Outro fator existente, é a má formação familiar, o que pode vim muitas vezes a ser um impulso ao uso da violência. Isto pode ser explicado segundo Immanuel Kant, o qual afirma que o indivíduo é fruto da educação. Dessa forma, o autor evidência a influência do ensino, em destaque o da família, na questão comportamental de cada pessoa, considerando que muitos pais orientam, direta ou indiretamente, uma resolução de problemas por meio da agressão, transformando os filhos em “justiceiros”.

Portanto, ações são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério Público deve remover a lei do papel, através da efetivação dos Direitos Humanos, finalizando a aplicação dele, com o intuito de promover segurança aos cidadãos. Além disso, o Ministério da Educação deve implementar palestras para a população, por meio do uso das escolas e também das mídias, afim de desconcretizar pensamentos arcaicos. Só assim, a não ação do Governo e a educação pautada na violência no âmbito familiar poderam ser superados e a justiça com as próprias mãos esquecida, concretizando de forma correta a visão de Aristóteles.

Por favor, se possível, corrijam de acordo com as competências do enem e deixem específico os erros de gramática para que eu possa corrigi-los. Muito obrigada!

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi Paloma! Antes de tudo, quero deixar claro que não sou nenhum profissional, mas posso dar minha opinião com base em meu pouco conhecimento.
    No geral, gostei da tua redação! Começou bem com a citação. Achei alguns pontos confuso (Falo como leitor)
    No início, acho que ficaria melhor assim”
    Segundo Aristóteles “A base da sociedade é a justiça”. (ponto) e começava a outra frase(período)
    A tese tá boa ao meu ver. Deixa claro o que você vai argumentar abaixo. Isso mostra organização e planejamento, com isso você já pontua a competência 3.
    O desenvolvimento 1, Tá até bom, mas achei meio carente no que se refere a repertório. Faltou trazer dados, fontes mais rígidas (tudo bem, citou a cf, mas ficou fraca a argumentação)
    O desenvolvimento 2, Quando tu diz: “Isto pode ser explicado segundo Immanuel Kant” Ficaria melhor : Isto é o que pensa o filósofo Immanuel Kant. O d2, pra mim tá melhor que o primeiro. A uso da citação foi bom!
    Na conclusão, vc trouxe 2 propostas… Na primeira, a frase “. O Ministério Público deve remover a lei do papel, através da efetivação dos Direitos Humanos” duas palavras me intrigaram como leitor. A primeira “remover” remover a lei do papel… Até entendo o que tu quis dizer, mas ficou muito confuso… Dá a ideia de apagar, abolir a lei. A segunda palavra: “através”. Não recomendo usar esta palavra, pois a mesma em alguns dicionários tem significado de “atravessar”. Então, troque por “por meio”
    As notas ficaria assim ao meu ver:
    Competência 1 (120)
    Competência 2 (160)
    Competência 3 (160)
    Competência 4 (160)
    Competência 5 (160)
    Nota: 760

    • 0
  2. Você escreveu uma ótima redação, com bons argumentos e com uma boa base, a citação foi uma boa escolha e bem usada, a proposta de intervenção é muito boa e bem detalhada. Faz um bom uso dos conectivos, e utiliza de fonte de confiável. Acredito que sua nota ficaria por volta de 900 pontos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.