Iniciante

A INVISIBILIDADE INDÍGENA NO BRASIL ATUAL

  • 0

No poema “Erro de Português”, de Oswald de Andrade, o autor utiliza do título para relacionar a postura eurocêntrica de Portugal e erros de escrita. Na atualidade, a sociedade originada pós colonização ainda possui limitações oriundas desse processo histórico. A baixa visibilidade e legitimidade dos indígenas facilita o comércio extrativista e o agronegócio exploratório, no cerceamento das comunidades decorrente da grilagem de terras não demarcadas. Nesse sentido, é fundamental analisar as causas, consequências e possível solução da invisibilidade indígena no Brasil, para garantir seus direitos e identidade sociocultural.

Como observado em “O Guarani”, de José de Alencar, o romance indianista descreveu a figura dos indígenas com saudosismo, exuberância e todo o garbo dos textos românticos. Entretanto, estudos do IBGE do ano de 2010 vão de contra essa valorização pois, de acordo com os dados, a população indígena atual é, aproximadamente, 82% menor do que a original. A redução intensa no número de índios brasileiros se deve, no contexto atual, por conflitos motivados pela disputa de território indígena e o controle dessas terras para impulsionar o agronegócio. Frequentemente por falta de conhecimento histórico, cultural e resquícios do eurocentrismo ainda presente, a população brasileira negligencia essa situação alarmante.

Compreendendo, assim, as razões iniciais que levam à estagnação da identidade indígena, a consequência direta desse evento é a incapacidade de entender a própria singularidade e gênese. Para além disso, o desmatamento e queimadas na região Norte, assim como a imagem deturpada dos povos
indígenas, também são produtos de um silenciamento maior. Segundo processo do MPF no ES, de 2020, a grilagem de terras é um processo recorrente e afeta principalmente comunidades mais isoladas. Destarte,
uma sociedade que não é direcionada a compreender o valor do território nacional, diversidade e valorização étnica produz gerações desinformadas e incapazes de resgatar sua ancestralidade.

Faz-se necessário, portanto, restaurar a legitimidade e segurança dos povos indígenas e os princípios da essência do indivíduo brasileiro. Dessa forma, cabe ao Ministério do Meio Ambiente demarcar legalmente os territórios destinados aos índios, além de ação conjunta com o Ministério da Educação, a fim de aproximar as tribos e o ensino de base do país, reforçando o conhecimento e valorização real da história e importância na construção do Brasil. Conclui-se que, o poder público e a sociedade precisam defender os direitos, cultura e ensino da história indígena. Então, somente dessa forma, reafirmaremos nossas reais origens e identidade nacional.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei muito do seu texto.Porém acho que você poderia melhorar em alguns pontos:
    1.Períodos menores(no seu texto percebi vários trechos com períodos grandes e isso torna a leitura um pouco cansativa, uma vez que você demora um pouco pra concluir o seu raciocínio.Tente pontuar a cada 2 linhas pelo menos)
    2,Linguagem clara(o texto dissertativo-argumentativo está em vários contextos sociais do nosso cotidiano, ele serve para que uma pessoa defenda seu ponto de vista através de argumentos, o que é notável que está presente em muitos lugares.Dessa forma ele precisa ter uma linguagem simples e fácil de ser entendida, para que assim seja mais fácil para o público leitor concordar com a sua opnião. Então, procure não usar tantos vocábulos desconhecidos )
    3.Só uma observação no primeiro período do último parágrafo(É legal iniciar o parágrafo com conectivos, nessa caso você usou o “portanto” mas acho que ficaria melhor se você o organizasse assim: “Portanto, faz-se necessário..”. (espero ter ajudado :)

    • 2
  2. Olá, seus argumentos são bons, senti a falta de conectivos, explore mais, vi também que o seu texto é rico em repertórios trouxe para o seu texto 2 escritores renomados e obras conhecidas, apresenta dados o que é fundamental para a comprovação dos seus argumentos. A conclusão está muito boa você apresentou detalhamento, o que proporciona compreensão, parabéns continue treinando e alcançara seus objetivos.

    • 1
  3. Oii tudo bem?
    Não devo corrigir seu texto por competências, mas vou deixar umas observações…
    Gostei muito, bons argumentos, estrutura correta, você faz comparações para comprovar o problema, entretanto, seu texto ficou muito longo e, se vc vai fazer o Enem, deveria encurtar um pouco para caber na folha.
    Também senti falta das 5 competências da conclusão: agente sim, ação sim, por meio de nao, finalidade não, detalhamento sim
    Procure sobre
    Continue treinando

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.