A intolerância religiosa Brasileira

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Apesar de pesquisas apontarem que o Brasil é um país Católico e Evangélico, há uma controvérsia. Desde a chegada dos Portugueses, o território brasileiro é caracterizado por ser extenso, com diversas etnias, culturas e crenças. A religião é um assunto polêmico e gera conflitos preconceituosos, causando agressões físicas e verbais.
É importante lembrar, que o ser humano é influenciado por tudo que vê ou lê, ou seja, se a ideia de certo indivíduo não coincidir com a de outra pessoa, certamente ambos irão debater e defender seus ideais. Um exemplo disso, é a maioria da população criticar o radicalismo do Estado Islâmico ou a religião de origem africana, que possuem passado com origem escrava, sendo esta população a que mais sofre com o preconceito, tanto racial como cultural.
No Brasil, é disponibilizado um serviço telefônico (Disque 100) para denúncias que violam os direitos humanos, segundo dados, os casos crescem anualmente, sem contar as pessoas que sofrem calados. A descriminação religiosa é uma prática ilegal, sendo considerada crime, conforme a Lei de nº 9.459/1997. Para o homem é difícil aceitar outras coisas que estejam fora do seu ambiente de convivência, mas a falta de informação e conhecimento é um dos motivos que levam a crítica de diferentes doutrinas.
Por fim, é necessário destruir os estereótipos criados pela mídia e jornais, incentivando mais ao conhecimento de novas reverências.O Ministério da Educação deve investir em um programa escolar que valorize as diferenças religiosas e enfatizar que todo tipo de crença é válida. O Governo e ONGs, devem contribuir com campanhas com intuito de conscientizar a importância da dimensão religiosa, promover o respeito e o convívio da população em harmonia.

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7 Correções

  1. Olá, eu não tenho grandes talentos em redação, mas vou dar o meu melhor para te ajudar. Começarei dizendo o que eu vi de errado em cada parágrafo, depois darei minhas considerações finais, para aí então dar a nota, lembrando que eu corrijo padrão ENEM se não for especificado que é outra redação.

    1°Parágrafo
    Faltou uma tese, um ponto de vista aqui nessa introdução. Você apresentou o contexto, mas eaí? Isso é certo ou errado? (Eu sei que é meio óbvio que a intolerância é errado, mas mesmo assim é importante escrever isso).

    2°Parágrafo
    Como você não apresentou a tese lá em cima, o seu argumento ficam meio: tá, isso significa que é ruim, ou bom?. Tipo assim, parece-me bem que ” ambos irão debater e defender seus ideais” é algo bom, mas “que mais sofre com o preconceito” é algo ruim, só não está muito clara a relação no seu texto.

    3°Parágrafo
    “sem contar as pessoas que sofrem calados”, é um erro de concordância, onde o correto seria ‘caladas’, ficando: “…que sofrem caladas”…, pois pessoas é feminino.
    “…A descriminação…”, o correto seria ‘discriminação’.

    4°Parágrafo.
    Correto, só se preocupe sempre em responder “quem vai fazer, como vai, o que vai, e para que vai”. Faltou o como por exemplo no ministério de Educação, mas relaxa, eu já vi relevarem no ENEM.

    Você escreve bem, só faltou a tese, e um melhor desenvolvimento no segundo parágrafo. Parabéns, sério, com certeza você vai ficar cada vez melhor, e lá no fim do ano vai alcançar suas metas. Continue com essa gramática que está perfeita, agora é só aperfeiçoar a coesão. Seu repertório também está bom, sério, não se sinta mal por não citar livros, ou filmes, mas claro que é bom sempre buscar citar alguma coisa. Ótimo texto.

    C1: 200
    C2: 120
    C3: 160 (por causa do segundo parágrafo, se não iria ser 200).
    C4: 200.
    C5: 160
    Total: 840

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  2. Apesar de pesquisas apontarem que o Brasil é um país Católico e Evangélico, há uma controvérsia. Desde a chegada dos Portugueses (1), o território brasileiro é caracterizado por ser extenso, com diversas etnias, culturas e crenças. A religião é um assunto polêmico e gera conflitos preconceituosos, causando agressões físicas e verbais.

    É importante lembrar, que o ser humano é influenciado por tudo que vê ou lê, ou seja, se a ideia de certo indivíduo não coincidir com a de outra pessoa, certamente ambos irão debater e defender seus ideais.(2) Um exemplo disso, é a maioria da população criticar o radicalismo do Estado Islâmico ou a religião de origem africana, que possuem passado com origem escrava, sendo esta população a que mais sofre com o preconceito, tanto racial como cultural.

    No Brasil, é disponibilizado um serviço telefônico (Disque 100) para denúncias que violam os direitos humanos, segundo dados, os casos crescem anualmente, sem contar as pessoas que sofrem calados. A descriminação religiosa é uma prática ilegal, sendo considerada crime, conforme a Lei de nº 9.459/1997. (2)Para o homem é difícil aceitar outras coisas que estejam fora do seu ambiente de convivência, mas a falta de informação e conhecimento é um dos motivos que levam a crítica de diferentes doutrinas.

    Por fim, é necessário destruir os estereótipos criados pela mídia e jornais, incentivando mais ao conhecimento de novas reverências. (2) O Ministério da Educação deve investir em um programa escolar que valorize as diferenças religiosas e enfatizar que todo tipo de crença é válida (3). (2) O Governo e ONGs, devem contribuir com campanhas com intuito de conscientizar a importância da dimensão religiosa, promover o respeito e o convívio da população em harmonia.

    1= “portugueses” …
    2= adicione conectivos
    3= “válido”

    C1(200) = A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    C2(200) = A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    C3(120) = A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    C4(120) = A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    C5(160) = A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

    Nota: 800

    Sua redação foi corrigida com relação as competências do ENEM, caso não esteja estudando para o exame desconsidere esta nota. Atenciosamente, Márcio Vitor.

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  3. A intolerância religiosa Brasileira (Apesar de que Brasil é escrito com letra maiúscula no início, “brasileira” não é. Atenção. Além disso, ao atribuir “brasileira”, é uma generalização negativa, e sugiro substituir para “no Brasil”.)

    Apesar de pesquisas apontarem que o Brasil é um país Católico e Evangélico ( católico e evangélico não são nomes próprios, portanto são escritos com letra MINÚSCULA no início) , há uma controvérsia. Desde a chegada dos Portugueses (portugueses NÃO É NOME PRÓPRIO,portanto é escrito com letra minúscula no início) , o território brasileiro é caracterizado por ser extenso, APRESENTANDO diversas etnias, culturas e crenças. A religião é um assunto polêmico e gera conflitos preconceituosos, causando agressões físicas e verbais. (AQUI, NÃO É APRESENTADA UMA TESE NO TEXTO, OU UMA OPINIÃO, O QUE REVERBERA NO TEXTO, DEIXANDO-O SEM FOCO).
    É importante lembrar, (VÍRGULA DESNECESSÁRIA) que o ser humano é influenciado por tudo que vê ou lê, ou seja, se a ideia de certo indivíduo não coincidir com a de outra pessoa, certamente ambos irão debater e defender seus ideais. Um exemplo disso, ( VÍRGULA DESNECESSÁRIA) é O FATO DE QUE a maioria da população criticA o radicalismo do Estado Islâmico ou, a religião de origem africana, que possuem passado com origem escrava, sendo esSA população a que mais sofre com o preconceito, tanto racial como cultural. (RACISMO É DESPRENDIDO DE RELIGIÃO, ASSIM FOGE DO FOCO DO TEXTO LEVEMENTE)
    No Brasil, é disponibilizado um serviço telefônico (Disque 100) para denúncias que violam os direitos humanos E, segundo dados, os casos crescem anualmente, sem contar as pessoas que sofrem caladAs. ( PESSOAS É FEMININO) .A descriminação religiosa é uma prática ilegal, sendo considerada crime, conforme a Lei de nº 9.459/1997. (O NÚMERO FOI UMA SITAÇÃO BOA E PROFISSIONAL, MESMO QUE O CRIME SEJA CONSIDERADO ÓBVIO). Para o homem é difícil aceitar outras coisas que estejam fora do seu ambiente de convivência, mas a falta de informação e conhecimento é um dos motivos que levam a crítica de diferentes doutrinas. (FRASE BEM CONSTRUÍDA)
    Por fim, é necessário destruir os estereótipos criados pela mídia e jornais (JORNAIS FAZEM PARTE DA MÍDIA, E VOCÊ PODERIA TER CITADO O CONTEXTO HISTÓRICO PARA CONSTRUIR UMA TESE COM A SUA OPINIÃO PRESENTE), incentivando mais ao conhecimento E CONTRUÇÃO DE RESPEITO A novas reverências. O Ministério da Educação deve investir em um programa escolar que valorize as diferenças religiosas e enfatizar que todo tipo de crença é válida. O Governo e ONGs devem(REPETIÇÃO – SUBSTITUIR) contribuir com campanhas com intuito de conscientizar a importância da dimensão religiosa, promover o respeito e o convívio da população em harmonia.

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  4. Antes de tudo quero deixar claro que você escreve muito bem, sua redação esta bem amarrada e segue os padrões, porém no primeiro paragrafo não ficou claro sua tese e seus argumentos a serem desenvolvido nos parágrafos seguintes. O desenvolvimento esta bem estruturado e com bons argumentos que defendem seu ponto de vista. Já na conclusão você foi muito bem, apenas pecou em não por o meio que seus agentes iriam usar para efetivar as ações.

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  5. Oi, boa noite. Não sou uma nota 10 em redação, mas vou tentar propor algumas correções aqui pra você.

    1- Dividir o texto em 4 parágrafos (de preferência com o número de linhas iguais em cada um): o primeiro para expor o assunto, o segundo e terceiro para desenvolver o tema e a problemática, e o quarto para encerrar o assunto (se a redação for dissertativa argumentativa você deve expor e se posicionar sobre aquele tema de forma a defender seu ponto de vista).

    2- Não acho legal começar o texto com “apesar”. Acho que você poderia começar com “Pesquisas apontam que o Brasil é um país católico e evangélico..” e aí depois você faria essa colocação.

    2- Católico e evangélico não têm iniciais maiúsculas na colocação que você fez. Entendo que sua classificação morfológica seja, nesse caso, como adjetivo, pois está dando uma qualidade à palavra ‘país’. Se você estivesse se referindo à Igreja Católica/Evangélica, tudo bem, pois estaria se referindo à uma entidade/instituição. OBS2: portugueses tem inicial minúscula.

    3- Eu trocaria a parte “caracterizado por ser extenso, com suas diversas etnias, culturas e crenças” por “caracterizado por sua grande extensão geográfica, e sua diversidade de etnias, culturas e crenças”.

    4- “e gera conflitos preconceituosos, causando agressões físicas e verbais.” Eu trocaria por: “QUE gera conflitos preconceituosos, agressões físicas e verbais.”

    5- Eu tiraria a vírgula que tem depois de “É importante lembrar (,) que …” não faz sentido estar ali pra mim pois QUE está ligando os termos. É um pronome relativo que relaciona o que “é importante” ao que será falado posteriormente.

    6- “Um exemplo disso (,) é “ remova essa vírgula daí.

    7- No Brasil, é disponibilizado um serviço telefônico (Disque 100) para denúncias que violam os direitos humanos. (PONTO) Segundo dados (é interessante dizer de onde saíram esses dados, a redação fica mais completa… é legal pois mostra que você tem um repertório de informações confiáveis para usar no texto), os casos crescem anualmente, sem contar as pessoas que sofrem calados. (esse trecho eu trocaria por: além das denúncias subnotificadas em decorrência de pessoas que não prestam queixa. Observação: “ as pessoas que sofrem caladAs” se for usar essa frase, lembra de colocar “caladas” no feminino pois está se referindo ao termo “pessoas”).

    8- A descriminação religiosa : Descriminação: descriminalizar. Discriminação: Discriminar / separar. Portanto o certo é DISCRIMINAÇÃO religiosa.

    9- “um dos motivos que levam a crítica de “ , quem leva, leva algo (a) alguém. A regência do verbo levar pede preposição A, e “crítica” é um substantivo feminino que pede artigo A. Portanto… A + A = À. Fica assim: “um dos motivos que levam à crítica de..” usa crase.

    10- O Governo e (AS) ONGs.. quebra de paralelismo sintático! O artigo O só concorda com “governo” e não com ONGS (pois ONGS concorda com o artigo A).

    CONSIDERAÇÕES FINAIS: TUDO o que você vai desenvolver no segundo e terceiro parágrafos devem estar no primeiro parágrafo, lembra sempre disso. Teve algumas coisas que você falou no primeiro parágrafo como as controvérsias do país ser católico e evangélico que não desenvolveu muito bem. E sobre as críticas de outras religiões que você falou no desenvolvimento, eu não vi na exposição inicial também. Também não vi expor nada sobre direitos humanos no primeiro parágrafo. A conclusão foi bem ok pra mim, mas como eu disse… acho que vc poderia ter feito certinho, pincelando o que você vai discutir depois pra pessoa que está lendo já saber o que vai ler, é tipo como se fosse uma prévia bem rápida do que você vai falar. entendeu? abraço!

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  6. Olá, eu não tenho grandes talentos em redação, mas vou dar o meu melhor para te ajudar. Começarei dizendo o que eu vi de errado em cada parágrafo, depois darei minhas considerações finais, para aí então dar a nota, lembrando que eu corrijo padrão ENEM se não for especificado que é outra redação.

    1°Parágrafo
    Faltou uma tese, um ponto de vista aqui nessa introdução. Você apresentou o contexto, mas eaí? Isso é certo ou errado? (Eu sei que é meio óbvio que a intolerância é errado, mas mesmo assim é importante escrever isso).

    2°Parágrafo
    Como você não apresentou a tese lá em cima, o seu argumento ficam meio: tá, isso significa que é ruim, ou bom?. Tipo assim, parece-me bem que ” ambos irão debater e defender seus ideais” é algo bom, mas “que mais sofre com o preconceito” é algo ruim, só não está muito clara a relação no seu texto.

    3°Parágrafo
    “sem contar as pessoas que sofrem calados”, é um erro de concordância, onde o correto seria ‘caladas’, ficando: “…que sofrem caladas”…, pois pessoas é feminino.
    “…A descriminação…”, o correto seria ‘discriminação’.

    4°Parágrafo.
    Correto, só se preocupe sempre em responder “quem vai fazer, como vai, o que vai, e para que vai”. Faltou o como por exemplo no ministério de Educação, mas relaxa, eu já vi relevarem no ENEM.

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  7. Olá, eu não tenho grandes talentos em redação, mas vou dar o meu melhor para te ajudar. Começarei dizendo o que eu vi de errado em cada parágrafo, depois darei minhas considerações finais, para aí então dar a nota, lembrando que eu corrijo padrão ENEM se não for especificado que é outra redação.

    1°Parágrafo
    Faltou uma tese, um ponto de vista aqui nessa introdução. Você apresentou o contexto, mas eaí? Isso é certo ou errado? (Eu sei que é meio óbvio que a intolerância é errado, mas mesmo assim é importante escrever isso).

    2°Parágrafo
    Como você não apresentou a tese lá em cima, o seu argumento ficam meio: tá, isso significa que é ruim, ou bom?. Tipo assim, parece-me bem que ” ambos irão debater e defender seus ideais” é algo bom, mas “que mais sofre com o preconceito” é algo ruim, só não está muito clara a relação no seu texto.

    3°Parágrafo
    “sem contar as pessoas que sofrem calados”, é um erro de concordância, onde o correto seria ‘caladas’, ficando: “…que sofrem caladas”…, pois pessoas é feminino.
    “…A descriminação…”, o correto seria ‘discriminação’.

    4°Parágrafo.
    Correto, só se preocupe sempre em responder “quem vai fazer, como vai, o que vai, e para que vai”. Faltou o como por exemplo no ministério de Educação, mas relaxa, eu já vi relevarem no ENEM.

    Você escreve bem, só faltou a tese, e um melhor desenvolvimento no segundo parágrafo. Parabéns, sério, com certeza você vai ficar cada vez melhor, e lá no fim do ano vai alcançar suas metas. Continue com essa gramática que está perfeita, agora é só aperfeiçoar a coesão. Seu repertório também está bom, sério, não se sinta mal por não citar livros, ou filmes, mas claro que é bom sempre buscar citar alguma coisa. Ótimo texto.

    C1: 200
    C2: 120
    C3: 160 (por causa do segundo parágrafo, se não iria ser 200).
    C4: 200.
    C5: 160
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