A intolerância nas relações sociais contemporâneas: A cultura do ódio

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Deem nota de acordo com a estrutura de redação do Enem, por favor!

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. Entretanto, tal prerrogativa não tem sido cumprida no que se refere às relações sociais contemporâneas, já que a intolerância continua persistindo no mundo hodierno, gerando, assim, o pleno ódio. Dessa forma, entende-se que o individualismo, bem como o mau uso da liberdade de expressão corrobora para a permanência da problemática.

A priori, convém ressaltar o quanto o individualismo contribui para a existência do impasse. De acordo com o filósofo iluminista Voltaire, “Preconceito é opinião sem conhecimento”. Nesse contexto, observa-se o hábito de uma pessoa colocar suas expressões em primeiro lugar, restringindo as opiniões alheias e consequentemente sendo desumanos. Ademais, a esse sentimento individual, tem-se, também, a falta de empatia, pois a medida em que esses indivíduos são humilhados e excluídos frequentemente gera um atraso no desenvolvimento pessoal e social.

Outrossim, cabe destacar que o mau uso da liberdade de expressão colabora negativamente para a questão. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todo ser humano tem o direito à liberdade de opinião e expressão”. Contudo, tal direito não tem sido realizado com sabedoria, visto que algumas pessoas usam essa capacidade de opinar como meio de realização de crimes de injúria, difamação e calúnia. Por exemplo, o caso de injúria racial com a apresentadora do “Jornal Hoje” Maria Julia Coutinho (Maju), que foi alvo de vários ataques racistas na internet.

Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, as comunidades, em especial as instituições de ensino, por meio de aulas, palestras e campanhas, devem passar valores de igualdades entre todos, porém, respeitando as características e opções de cada indivíduo. Nesse sentido, o fito de tal ação é conscientizar a população, a fim de que possam tolerar a diversidade da sociedade. Por conseguinte, o problema será erradicado gradativamente, acarretando na paz entre todos.

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5 Correções

  1. o texto em si está excelente.
    mostrou muito repertório( tanto cultural como de vocabulário), e soube relaciona-lo de forma organizada e coerente com o tema em questão.
    Entretanto, a conclusão aparenta estar um pouco vaga. Uma dica que pode auxiliar muito é a determinação de agentes específicos, por exemplo no lugar de usar ” instituições de ensino ” como agente estatal utilizar algo como “cabe ao Estado, na figura do Ministério da Educação agir em conjunto com as comunidades…”
    Obs : Agora é uma dica do meu antigo professor – quando se tratar de um tema Enem, restringir a temática ao Brasil, especificando a sociedade brasileira é de bom tom para a banca de correção.
    Espero ter ajudado, se eu fosse dar uma nota para o texto segundo os critérios de avaliação do Enem eu daria uma nota entre 900 e 980.

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  2. o seu texto está ótimo!
    adorei o desenvolvimento do seu texto e de como você defendeu as duas teses citadas. Percebi alguns erros de escrita e que faltou o agente na intervenção do seu texto.
    o seu repertório cultural foi muito coerente com o tema em questão.
    eu daria entre 900 e 980 de nota

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  3. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. Entretanto, tal prerrogativa não tem sido cumprida no que se refere às relações sociais contemporâneas, já que a intolerância continua persistindo no mundo hodierno, gerando, assim, o pleno ódio. Dessa forma, entende-se que o individualismo, bem como o mau uso da liberdade de expressão corrobora para a permanência da problemática.

    》 a introdução está excelente trouxe o repertório e a tese.

    A priori, convém ressaltar o quanto o individualismo contribui para a existência do impasse. De acordo com o filósofo iluminista Voltaire, “Preconceito é opinião sem conhecimento”. Nesse contexto, observa-se o hábito de uma pessoa colocar suas expressões em primeiro lugar, restringindo as opiniões alheias e consequentemente sendo desumanos. Ademais, a esse sentimento individual, tem-se, também, a falta de empatia, pois a medida em que esses indivíduos são humilhados e excluídos frequentemente gera um atraso no desenvolvimento pessoal e social.

    》 D1 gostei bastante do seu desenvolvimento retomou a tese na abertura (tópico frasa)l e trouxe uma citação filosófica e fez a contextualização.
    Outrossim, cabe destacar que o mau uso da liberdade de expressão colabora negativamente para a questão. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todo ser humano tem o direito à liberdade de opinião e expressão”. Contudo, tal direito não tem sido realizado com sabedoria, visto que algumas pessoas usam essa capacidade de opinar como meio de realização de crimes de injúria, difamação e calúnia. Por exemplo, o caso de injúria racial com a apresentadora do “Jornal Hoje” Maria Julia Coutinho (Maju), que foi alvo de vários ataques racistas na internet.

    》 D2 tópico frasal ok!
    Porém ,a citação na Declaração de direitos você já tinha falado na introdução com isso aconselho você a não repetir ,pois senão seu texto não tem progressão ele não cresce .
    Acrescentando ,gostei muito de vc mencionar Maju do Jornal Hoje ,muito bom !!

    Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, as comunidades, em especial as instituições de ensino, por meio de aulas, palestras e campanhas, devem passar valores de igualdades entre todos, porém, respeitando as características e opções de cada indivíduo. Nesse sentido, o fito de tal ação é conscientizar a população, a fim de que possam tolerar a diversidade da sociedade. Por conseguinte, o problema será erradicado gradativamente, acarretando na paz entre todos.

    》 na conclusão têm todos os 5 elementos , isso faz com quem você tira nota máxima na competência 5.

    NOTA: 840

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  4. O primeiro parágrafo está perfeito pois contém uma contextualização do tema,e você também apresenta as duas teses que você vai defender durante o texto.Ademais,você usou um bom repertório que é muito bom para a sua redação.
    O texto tá perfeito, só na parte da proposta de intervenção faltou desenvolver,pois você não citou o agente que pode realizar as palestras e as campanhas.O agente é muito importante para a redação por isso,a nota seria de 800 a 840.

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  5. o texto em si está excelente.
    mostrou muito repertório( tanto cultural como de vocabulário), e soube relaciona-lo de forma organizada e coerente com o tema em questão.
    Entretanto, a conclusão aparenta estar um pouco vaga. Uma dica que pode auxiliar muito é a determinação de agentes específicos, por exemplo no lugar de usar ” instituições de ensino ” como agente estatal utilizar algo como “cabe ao Estado, na figura do Ministério da Educação agir em conjunto com as comunidades…”
    Obs : Agora é uma dica do meu antigo professor – quando se tratar de um tema Enem, restringir a temática ao Brasil, especificando a sociedade brasileira é de bom tom para a banca de correção.
    Espero ter ajudado, se eu fosse dar uma nota para o texto segundo os critérios de avaliação do Enem eu daria uma nota entre 900 e 980.

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