A internet que pode mudar o nível de interação entre homem e máquina

  • 1

O filme Matrix trata de um cenário distópico onde há uma fusão entre o mundo das máquinas e a humanidade. Todavia, a civilização atual ainda vive o dilema de tentar tornar viável o que se apresenta na ficção: uma interação instantânea entre os diversos sistemas tecnológicos e os seres humanos. Nesse viés, para colher os benefícios de objetos que interagem entre si, será preciso superar as adversidades causadas por uma infraestrutura precária e uma educação defasada.

Em princípio, a internet 5G pode trazer muitos avanços positivos com a rápida difusão de dados. No entanto, desde a Terceira Revolução Industrial, países subdesenvolvidos como o Brasil, buscam superar os obstáculos estruturais que impedem a integração das ferramentas digitais associadas às ações humanas. Nesse contexto, inovações como a indústria 4.0, oriundo dos estudos em robótica iniciado no século passado, devem ser implantadas com urgência para melhorar o desempenho econômico do país. Além disso, a conexão imediata entre dispositivos eletrônicos precisa ser um meio de garantir a eficiência dos serviços públicos que fornecem assistência básica para a população.

Ademais, o analfabetismo funcional ainda é uma realidade em terras brasileiras. A esse respeito, o filósofo Immanuel Kant salienta que “o homem é aquilo que a educação faz dele”, mostrando o quanto pode ser difícil para quem não consegue compreender o sistema básico de códigos de seu próprio idioma – ler e escrever – ter acesso aos novos modelos informacionais. Nesse sentido, tornar a transmissão de dados eficiente depende de políticas educacionais eficazes, para convergir na emancipação do indivíduo seguindo a lógica estabelecida pelo filósofo.

Portanto, se faz necessário superar as barreiras que separam a internet das coisas (IoT) e a sociedade civil. Desse modo, as escolas – responsáveis pela transformação social – por meio do investimento governamental, devem criar oficinas educativas sobre IoT, ministradas por profissionais de tecnologia versados em assuntos interdisciplinares, abertas para alunos e seus familiares. Esses eventos devem ocorrer quinzenalmente e tem por finalidade desmistificar e aumentar a compreensão sobre o tema. Assim, diferente da relação hostil mostrada em Matrix, seres humanos e máquinas possam viver em harmonia.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!

    No desenvolvimento encontrei um erro de pontuação “difusão de dados. No entanto” antes do no entanto poderia ser alocado uma vírgula. Ainda no desenvolvimento temos “o Brasil, buscam” Essa virgula no Brasil não existe, é um erro de pontuação. No segundo parágrafo do desenvolvimento temos “sistema básico de códigos de seu próprio idioma – ler e escrever – ter acesso aos novos modelos informacionais. ” a parte de “Ter acesso aos novos” Está desconectada, causando assim um erro de coesão.

    Temos alguns poucos erros gramaticais e de coesão, mas você mostrou ter um bom domínio do assunto e do texto dissertativo-argumentativo e uma boa conclusão, você tiraria 930 na redação do Enem, meus parabéns!

    Abraços virtuais, bons estudos! :)

    • 1
  2. Olá,
    Sua redação está mt bem elaborada!

    Em princípio, a internet 5G pode trazer muitos avanços positivos com a rápida difusão de dados. No entanto, desde a Terceira Revolução Industrial, países subdesenvolvidos como o Brasil,[1] buscam superar os obstáculos estruturais que impedem a integração das ferramentas digitais associadas às ações humanas.

    [1] = não tem essa vírgula

    Portanto, se faz[2] necessário superar as barreiras que separam a internet das coisas (IoT) e a sociedade civil.

    [2] = faz-se

    ## Continue treinando, que o mil será uma consequência!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.