Iniciante

A internet facilitou a informação mas restringiu a capacidade de reflexão

  • 1

É inequívoca a ligeira ascensão tecnológica transformada a datar do século XX; a desenvolução da globalização e a entrada da Terceira Revolução Industrial, trouxe uma pluralidade de apetrechos e meios para o alcance da “Indústria Cultural”, em consonância ao livro “Dialética do Esclarecimento (1994)”, abordado por Horkheimer e Adorno. Logo, consequentemente, se vê perante a mudança tecnológica, a abstração da sociedade quanto ao hábito do consumo inconstante da internet e sua manipulação.

Com a construção da internet, seus meios de dinamicidade e simplicidade ao acesso, se mostraram muito influentes quanto a informação e comunicabilidade, especialmente ao se tratar da alienação; fator crítico presente no ciberespaço. É inegável o fácil alcance sobre quaisquer informações, notícias, documentários etc; com um simples clique, você é direcionado a todas as suas tenções e cobiças.

Tendo referência ao Consumismo, é evidente o cultivo de falsas necessidades em forma de publicidades e anúncios, bem com a emissão de valores e ideais de uma identidade individual na internet; ambos contextualizam um alheamento na manipulação dos desejos individuais de quem a utiliza. À vista disso, a influência imposta sobre, causa a desconstrução do senso crítico e deszelo quanto as próprias idéias do indivíduo.

Defronte a circunstância, é notório afirmar a influência dada ao indivíduo através da internet, contudo, abordar uma conduta de controle e dominação ao uso não é a melhor solução, mas sim adaptar e consciencializar sobre seus detrimentos e prerrogativas, ambientando tal essência dentro das escolas, publicamente, e, principalmente no íntimo familiar.

Compartilhar

0 Correções

  1. Olá!
    COMPETÊNCIA 1: Apresenta domínio da norma culta da língua portuguesa em grande parte da redação, mas encontrei alguns erros.
    NOTA: 160
    COMPETÊNCIA 2: compreendeu a proposta de redação
    NOTA:180
    COMPETÊNCIA 3: Consegui identificar seu ponto de vista, porém, utilizou poucos argumentos, e falta repertório sociocultural.
    NOTA:120
    COMPETÊNCIA 4: Usou os conectivos, mas o texto não está tão claro.
    NOTA:160
    COMPETÊNCIA 5: Não apresentou uma conclusão, com agente, modo, meio e resultado esperado, muito menos o detalhamento de um destes, que são as competências cobradas no ENEM.
    NOTA: 0
    NOTA FINAL: 660

    • 1
  2. Bom dia, Caio Souza. Sua redação foi bem escrita e você abordou assuntos pouco falados, mas eu senti um texto muito superficial, e sem a sua opinião bem definida. Acerda das competência do Enem:

    I – 160 pontos. Seu texto foi bem escrito de acordo com a norma padrão, porém com poucos erros que levam piamento o leitor a se atrapalhar na leitura. Sugiro você ver vídeos sobre “através e por meio de”, pois na primeira linha do último parágrafo, a escrita de “através” na frase está errado, visto que, através tem significado de atravessar, passar por dentro; o correto seria “por meio da internet…”
    II – 120 pontos. Em seu texto senti uma disgressão em relação as normas de um texto dissertativo-argumentativo, que é o exigido. Você utilizou boas citações, mas procure expressar e falar mais delas.
    III – 80 pontos. No seu texto há informações e fatos bem colocados, mas trabalhado de forma incoerente e não facilitadora da leitura, faltou você defender mais seu ponto de vista.
    IV – 120 pontos. Repertório cultural um pouco raso, procure utilizar citações da área política, da educação e da filosofia (são só exemplos), e não somente sobre, Revolução Industrial e Consumismo. Esta competência serve para o corretor ver que você tem facilidade para defender o seu tema com vários argumentos de várias áreas.
    V – 40 pontos – Sugiro você procurar ver vídeos sobre como fazer uma proposta de intervenção. O último parágrafo escrito por você está ótimo e não apressenta erros de compreensão. Serviria para você finalizar algum outro trabalho científico acerca do tema, mas para uma redação do Enem as exigências são diferente, e precisar ter um agente, um meio e um propóstio, o que não coajuva com o texto.

    Continue praticando Caio, você é capaz de melhorar.
    Abraços.

    • 1
  3. Boa tarde! sua Redação é boa, mas tem algumas coisas para ser aclaradas.
    Evite termos como esse (apetrechos) quais são?
    No D1, vc direcionou sua fala para o leitor do texto isso não é correto.
    (com um simples clique, você é direcionado a todas as suas tenções e cobiças.)
    Outro ponto a destacar, é que vc precisa aprofundar mais o tema, dar sua opinião, o texto está muito extintivo, mas é bom um tema interessante. Só um conselho, seja mais simples nas palavras .

    Espero ter ajudado, abraços.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.