A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria, no qual, dois blocos politicamente e ideologicamente antagônicos exerciam enorme influência no mundo. Nesta perspectiva, no cenário atual, a era da informação técnica científica é um fato que possibilitou o cumprimento de diferentes propósitos na sociedade. Em razão dessa realidade, é importante o debate na esfera pública e políticas energéticas para efetivar esse panorama no Brasil.
A princípio, com o objetivo de que as pessoas usem a internet o melhor possível, é imprescindível que essa realidade seja debatida por entidades do governo e a população. Nessa óptica, consoante com o filósofo Jurgen Habermans, a linguagem é uma verdadeira forma de mudança, dessa forma, a ação comunicativa pode resultar modificações positivas na sociedade, como nesse caso, informar e conscientizar ao corpo social, como interagirem de forma efetiva com a web.
Ademais, vale ressaltar que a internet e a tecnologia está transformado o espaço social, por isso o Estado deve agir perante a questão. Sob essa lógica, de acordo com a atual Carta Magna do Brasil, documento jurídico de maior hierarquia, cabe ao governo brasileiro assegurar o bem-estar social, assim como maximizar a era digital. Logo, com ações objetivas, como políticas públicas em que o acesso à internet seja para toda sociedade, combate às notícias falsas, crimes cibernéticos, entre outros, o Estado estará cumprimento com sua missão.
Portanto, com o posicionamento assumido, o Ministério Público deve desenvolver planos de ações comunicativas e efetivação da interação da população com a internet, por meio de investimentos e profissionais capacitados, com a finalidade de que a era da internet seja maximizada no Brasil. Por fim, espera-se que o cenário brasileiro seja mais harmônico no que tange a web nos dias atuais.
Abigail
Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema. O tema da redação do Enem sempre é um problema social e deve-se deixar claro na introdução qual é esse problema, mas não consegui identificar isso no seu texto, já que você apenas cita de forma vaga que é algo sobre internet. São citados os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos, o que contribui para o projeto de texto. Um dos argumentos (políticas energéticas) não foi abordado nos desenvolvimentos.
Desenvolvimento 1: Você inicia o parágrafo bem, apresentando o tópico frasal e fazendo um uso produtivo do repertório. No entanto, senti falta de desenvolver melhor as ideias após isso (o parágrafo ficou muito curto); tente argumentar mais para dar autoria ao seu texto.
Desenvolvimento 2: Esse parágrafo gira em torno de uma questão parecida com a que é tratada no anterior: debate por entidades do governo e o papel do Estado. Para diversificar, você poderia ter abordado, por exemplo, como a desigualdade social e entre as regiões influencia nesse problema. No lugar de “Estado estará cumprimento…”, o certo seria “cumprindo”. Para dar mais autoria ao texto e não deixá-lo muito expositivo, procure inserir indiretamente sua opinião em relação à problemática.
Conclusão: Na proposta de intervenção, faltou o detalhamento.
Nota: 800
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 80
Competência 4: 200
Competência 5: 160