Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante a todos os indivíduos, o direito ás demandas sociais básicas para a convivência em sociedade e ao bem-estar social. Conquanto, com a ausência de ações e programas especializados, na disponibilização de educação de qualidade e com a falta de sistemas de atividades sociais, e opções de laços empregatícios para pessoas com Síndrome de Down, vêm impossibilitando que esta parcela da sociedade desfrute deste direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato, para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é fator principal para o desenvolvimento de um País. Hodiernamente, ocupando a nona posição da economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto, e o resultado desse contraste é claramente refletido na ausência de ações e meios de ensino especializados, no qual vise a integração de pessoas com Síndrome do Down nas instituições de ensino. Segundo a Constituição da República Federal do Brasil de 1988, capitulo II no artigo 6º, é direito de todos os indivíduos o acesso á educação. Diante do exposto, é notório a necessidade de criação de programas para o desenvolvimento de ensino para pessoas com necessidades maiores.
Faz-se mister, salientar, sobre a falta de sistemas de atividades sociais e a inserção de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, e a características da “Modernidade liquida” vivida no século XXI. Diante de tal contexto, é fulcral ressaltar, a relação no qual a série “Glee” abordou, inserindo uma Atriz com Síndrome de Down, para interpretar a personagem “Beck”, no qual protagoniza uma aluna do Ensino Médio, com isto, expondo o ponto de atuação, elencado a profissão de Atriz , interpretando uma estudante, tendo dois parâmetros a serem desenvolvidos no Brasil, a necessidade da Educação e da Atuação no Mercado de Trabalho.
Infere-se portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que vise a construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Tribunal de Contas da União, direcione capital que por intermédio do, Ministério da Educação e Ministério do Trabalho, será revertido em criação de campanhas e demandas que através de ações com Educadores, para a reformulação de atividades e acompanhamento especializado durante ás aulas e o desenvolvimento de meios de especialização sendo cursos adjunto á tarefas em Empresas, para firmar a inserção ao meio do sistema educacional e do trabalho. Dessa forma, o Brasil poderia superar as problemáticas para a integração de pessoas com Síndrome de Down.
Peço por gentileza, a correção de acordo com as competências do Enem.
madriele03
Nota 1 – 120 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
Nota 3 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
Nota 4 – 160 – recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
Nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.
krisleinara27
Eu adorei sua introdução, porque vc a desenvolveu de uma maneira muito boa e utilizou de um belo repertório cultural. O que eu apenas te aconselho é a não usar tanto
o conectivo e, procure sinônimos, pq vc o usou 4 vezes no mesmo parágrafo e como ele é para um uso geral, tenho certeza que ao longo do texto será preciso usá-o novamente.
Vc usou a palavra direito duas vezes, procure outras palavras que deêm o mesmo sentido. Vc usou a palavra impossibilitando, ela está no gerúndio, portanto, é como se vc estivesse
se colocando dentro do texto, o que não pode acontecer de forma alguma.
Quanto ao primeiro argumento, não há necessidade de colocar país em letra maiúscula. Não ha necessidade de 4 orações num mesmo parágrafo, se não algumas frases ficam muito
extensas e outras muito curtas.
“e o resultado desse contraste é claramente refletido na ausência de ações e meios de ensino especializados”. Não use tanto o conectivo e, ainda mais na mesma frase 2 vezes.
procure sinônimos. Seu parágrafo está ótimo tbm, vc sabe como desenvolver, apresentou repetório cultural, mas precisa melhorar no quesito de repetição de palavras, uma vez que vc
repetiu novamente as palavras Síndrome de Down.
2° Arg: Logo no começo do parágrafo vc repetiu de novo as palavras Síndrome de Down. Vc precisa procurar sinônimos, que possuam o mesmo sentido a quem vc está se referindo.
Vc apresentou belo repertório cultural ao citar um sociólogo e a série Glee, mas essa parte ficou confusa: De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez
nas relações sociais, e a características da “Modernidade liquida” vivida no século XXI.
Para fazer mais sentido, vc poderia ter escrito: De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais é uma característica da “Modernidade
Líquida”, presente no século XXI. Vc não precisa colocar atriz em letra maiúscula. Vc repetiu Síndrome de Down de novo e a palavra atriz, no mesmo parágrafo. Vc usou as palavras
interpretando e tendo, elas estão no gerúndio, portanto, é como se vc estivesse se colocando dentro do texto, o que não pode acontecer de forma alguma. Não precisa colocar a palavra
educação e atuação em maiúsculo, e essa rima na mesma frase não é algo bom para um texto dissertativo, sugiro que vc troque.
Outra coisa: “Beck”, no qual protagoniza uma aluna do Ensino Médio, com isto, expondo o ponto de atuação, elencado a profissão de Atriz , interpretando uma estudante”. Tome cuidado, nesse trecho
vc repetiu uma mesma informação, apenas trocando as palavras: “protagoniza uma aluna do Ensino Médio” e “interpretando uma estudante”.
Ademais, vc usou a palavra atuação duas vezes no mesmo parágrafo, pelo amor de Cristo, procure sinônimos.
Conclusão: “politicas que vise” Vc conjugou o verbo errado, não é vise, mas sim visem. Rimas não são boas em texto dissertativo, e nessa mesma frase vc usou solidificação e contrução.
Não há necessidade em colocar educadores em letra maiúscula. Vc rimou várias vezes com o final ão, criação e reformulação, especialização e inserção, por fim, integração. Sendo está no gerúndio,
ela está no gerúndio, portanto, é como se vc estivesse se colocando dentro do exto, o que não pode acontecer de forma alguma.
Repetição das palavras Síndrome de Down. Procure sinônimos, por favor.
Vc usou o conectivo e 4 vezes no mesmo parágrafo, vc precisa procurar novas conjunções e parar de repetir tanto, principalmente na mesma frase.
Vc desenvolveu bem sua conclusão e o segundo argumento, mas seus erros gramaticais e falta de seguir a norma culta te desqualificam.
Notas:
c1- 120
c2- 150
c3- 150
c4- 150
c5- 140
Total: 710