Iniciante

A integração social da pessoa com síndrome de Down

  • 1

O dia 21 de março foi destinado pela OMS como data de conscientização a, pessoas com síndrome de Down, foi criada de maneira a incluir socialmente essas pessoas que inúmeras vezes são vítimas de segregação. Analogamente ao contexto brasileiro o preconceito afeta os portadores da síndrome, uma vez que as instituições educacionais não são instruídas corretamente para lidar com o aprendizado da condição médica de Down, além da própria sociedade propagar a exclusão social.

Primordialmente é através da educação que todo ser humano busca conseguir uma boa qualidade de vida. A respeito disso os Direitos humanos de 1948 legitimam o fato de que toda e qualquer pessoa possui o direito à educação. Todavia no Brasil a ausência de preparo dos professores em lidar com portadores de Down, sobretudo na rede pública de ensino, fere esse direito inerente, uma vez que os que portadores do trissoma 21 necessitam de um auxílio especial para se integrarem e tentar se ascender profissionalmente.

Não obstante, nos próprios meios de socialização ver-se presente o preconceito com pessoas ditas “diferentes”. Segundo o sociólogo Emillie Durkheim a coletividade forma-se a partir de como cada indivíduo se insere socialmente dentro de uma instituição social, portanto a ausência da integração de pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho alimentam a segregação social e o preconceito. Nesse viés é de grande importância que medidas sejam tomadas para desintegrar essa anomia.

Destarte, deve-se tomar providências para que essa problemática chegue ao fim. Cabe ao Ministério da Educação criar cursos para qualificar professores a ensinar portadores de Down, por meio de palestras e congressos com especialistas e psicólogos e desta maneira os incluir na sociedade, além das próprias escolas estimularem através de eventos e brincadeiras lúdricas a interação entre todos os alunos, pois é por meio da educação que o preconceito deixara de existir.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi;sou uma estudante como você,e vou colocar em tópicos o que achei sobre o seu texto.
    .Notei alguns desvios de pontuação,principalmente de vírgula.
    .Evite repetir palavras,procure sinônimos.
    .Notei desvios de acentuação gráfica.
    .No último parágrafo,o correto seria “dessarte”,é um parágrafo de conclusão,e você já discorreu acerca do tema nos três últimos parágrafos.
    O seu texto está bem estruturado,não pare de escrever.Parabéns!!😊

    • 2
  2. Olá, tudo bem ??
    Pra começar não sou nenhum corretor de enem, e sim mais um estudante para te ajudar a sempre está com melhoras em redação.
    Está bem fácil de enxergar a falta de vírgulas em bastante parte do seu texto, porém também está bem visto que seu texto está bem estruturado, com tamanho e parágrafos ótimos.
    Tente repetir menas palavras, pois isso é oque mais acontece hoje em dia.
    Tenha um bom desempenho sempre. boa sorte e uma linda jornada pra ti!

    • 1
  3. Olá, sou estudante como vc…
    Bom, de início, notei alguns erros gramaticais, bem como as vírgulas e também a repetição da palavra Down no primeira parágrafo.
    Segundo parágrafo:
    Bom, é perceptível erros como;
    Vírgula – concordância – conjugação.
    Achei que os desenvolvimento foram muito superficiais, por exemplo, você falou que as instituições não auxiliam de maneira correta, porém, vc já tinha falado isso na introdução, você poderia mostrar exemplos de jornal, esse tipo de coisa, e por fim, achei que o seu texto pode ganhar algumas marcas mais fortes de indignação, existem conectivos para isso. Espero ter ajudado :)

    • 1
  4. O dia 21 de março foi destinado pela OMS como data de conscientização a 1.1 ,1.2pessoas com síndrome de Down, 1.2 foi criada de maneira a incluir socialmente essas pessoas que inúmeras vezes são vítimas de segregação. Analogamente 1.3 ao (“no” ficaria mais adequado)contexto brasileiro o preconceito afeta os portadores da síndrome, uma vez que as instituições educacionais não são instruídas corretamente para lidar com o aprendizado da condição médica de Down, além da própria sociedade propagar a 1.1 exclusão social.
    Primordialmente1.3 é através da educação que todo ser humano busca conseguir uma boa qualidade de vida. A respeito disso 1.3os Direitos humanos de 1948 legitimam o fato de que toda e qualquer pessoa possui o direito à educação. Todavia 1.3no Brasil a ausência de preparo dos professores em lidar com portadores de Down, sobretudo na rede pública de ensino, fere esse direito inerente, uma vez que os que portadores do trissoma 21 necessitam de um auxílio especial para se integrarem e tentar se ascender profissionalmente.
    (Você poderia usar algum dado que comprove à precariedade das escolas e posteriormente argumentar porque essa ausência de preparo institucional afeta os indivíduos em questão)
    Não obstante, nos próprios meios de socialização ver-se presente o preconceito com pessoas ditas “diferentes”. Segundo o sociólogo Emillie Durkheim a coletividade forma-se a partir de como cada indivíduo se insere (insere-se) socialmente dentro de uma instituição social, portanto a ausência da integração de pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho alimentam a segregação social e o preconceito. Nesse viés 1.3é de grande importância que medidas sejam tomadas para desintegrar essa
    Excelente !tente argumentar um pouquinho mais, para não deixar a redação muito expositiva.
    Destarte, deve-se tomar providências para que essa problemática chegue ao fim. Cabe ao Ministério da Educação criar cursos para qualificar professores a ensinar portadores de Down, por meio de palestras e congressos com especialistas e psicólogos e 1.3desta maneira 1.3os incluir na sociedade, além das próprias escolas estimularem 1.3através de eventos e brincadeiras lúdricas (lúdicas) a interação entre todos os alunos, pois é por meio da educação que o preconceito deixara (deixará )de existir.
    Você resolveu o problema 1 , e quanto atuação da sociedade? Sua tese 2. Não identifiquei no seu último parágrafo , tente finalizar à redação com uma marca de autoria retomando à alusão da introdução!
    1.1-crase
    1.2-vírgula desnecessária
    1.3-vírgula
    C1 :120 C2:200 C3:160 C4:160 C5:120
    Nota final :760

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.