A influência tecnológica na comunicação humana

  • -1

No livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do escritor Machado de Assis, o defunto-autor relata que não teria filhos de modo a negá-los o legado da miséria humana. Fora da ficção literária, essa realidade se evidencia, visto que a influência tecnológica na comunicação dos cidadãos brasileiros se tornou um problema que necessita ser enfrentado de forma organizada. Logo, cabe analisar tal impasse ligado ao isolamento social e crescimento de crimes virtuais.

A princípio, cabe destacar que desde a eclosão da Terceira Revolução Industrial, essa modernização cibernética modificou o modo de interlocução das pessoas. Tal perspectiva proporcionou diversas vantagens, como a propagação rápida de mensagens, no entanto, os seres humanos estão mais isolados da sociedade. Com efeito, essa falta de sociabilidade pode acarretar problemas psíquicos, como depressão e ansiedade, sendo primordial o limite no uso desse âmbito.

Outrossim, no filme “Confiar”, a jovem Anne conversa virtualmente com um homem mais velho e esse diálogo ocasiona um encontro, no qual ela é abusada. Essa conjuntura nota-se quando há a utilização exacerbada dos aparatos modernos, principalmente os jovens, criando vínculos afetivos, sem conhecer realmente os indivíduos que estão dialogando. Desse modo, isso facilita as ações de criminosos, com o intuito, por exemplo, de aliciar ou obter materiais pornográficos, necessitando de cuidado demasiado populacional ao manusear essas ferramentas.

Infere-se, portanto, que medidas são imprescindíveis para alterar esse cenário. Destarte, o Ministério da Educação deve, por meio das instituições de ensino e meios midiáticos, promover campanhas e debates ministradas por psicólogos que discorram os malefícios do uso excessivo da tecnologia e os métodos preventivos contra ataques virtuais, enfatizando a importância familiar para imposição de limite, de modo que haja diminuição tanto do isolamento social quanto de casos semelhantes ao ocorrido com Anne. Espera-se, com isso, que o único legado disseminado seja de um país mais sociável e limitador cibernético.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Madriele, acredito que essa alusão no início do seu texto não encaixou tão bem em relação ao tema. Pois o leitor tem a esperança de saber através de sua opinião sobre a influência tecnológica na comunicação humana. E quando coloca um trecho de um livro onde fala sobre miséria e tals, não tem nada interligado, entende?
    Isso pode ser considerado um desvio do tema, ou seja, perde ponto nas competências 2 e 3 .
    Mas do restante está ótimo! Você soube usar de forma coesiva as palavras no tema a partir do desenvolvimento, demonstrou domínio da norma culta, conquistou todos os pedidos da competência 5 o que deixa sua intervenção excelente!
    》Mas acredito que para que um texto se torne totalmente completo e nota 1000, é preciso de uma apresentação boa do seu ponto de vista, o que não houve na sua introdução. Bons estudos! Espero ter ajudado!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.