Muito é questionado a influência dos pais na escolha da profissão de seus filhos, em que uma grande parcela dos estudantes do ensino médio ainda estão indecisos sobre qual carreira seguir, contudo a família pode ter grande participação na ajuda da escolha da profissão do estudante.
De acordo com uma pesquisa realizada com alunos de alguns colégios de São Paulo, mais da metade dos estudantes entrevistados estão indecisos ou não tem ideia da profissão a ser seguida, muito é afirmado na pesquisa sobre a pressão no convívio familiar onde os pais tem grande interferência na escolha de maneira negativa, e com isso gera um certo desconforto e medo de decepcionar aos pais sobre a profissão pretendida.
Portanto ainda existe uma parte uma parte dos alunos que tem conhecimento de algumas profissões e tomam base no que escolher, por isso o estudante precisa se conhecer e saber de seus interesses, e com isso a família se torna um ponto de referência, que podem ajudar com conversas esclarecedoras sobre o âmbito escolar e juntamente ao mercado de trabalho, assim se tornando mais fácil a escolha e um processo menos angustiante.
Tendo em vista que nos dias de hoje ainda exista uma grande dificuldade em qual carreira seguir, os pais devem interferir de uma maneira positiva na vida do adolescente, demonstrando apoio e amenizando a pressão que o estudante pode ter por meio de conversas, e ajudando a entender melhor o que querer para sua vida profissional, e com isso acaba se tornando mais fácil e ajuda a adquirir maturidade para lidar com a profissão no futuro.
anarobsouza
Oii, tudo bem?
Vou fazer algumas considerações sobre o seu texto e espero que possa te ajudar!
C1- 120
Seu vocabulário é bom, portanto, o texto possui alguns erros de concordância, conectivos empregados com valor semântico diferente do original e falhas na estrutura sintática. Acho importante pontuar que, em todos os parágrafos do seu texto, você utilizou somente um ‘ponto final’, ou seja, organizou-o em um só período. Isso não é aconselhável, pois pode dificultar o entendimento do seu texto e deixá-lo confuso. Procure utilizar três ‘pontos finais’ (três frases) na construção de cada parágrafo, de modo que suas ideias fiquem bem organizadas.
C2 – 120
No seu texto, você utilizou somente um repertório, quando o correto seria ao menos um por parágrafo. Além disso, procure informar mais detalhes, trazendo porcentagens, números, e principalmente, a fonte da informação.
C3 – 120
No primeiro parágrafo, recomendo que inicie com alguma espécie de referência, como livros, filmes, séries ou citações, etc. Depois, a contextualize com a problemática, enquanto apresenta o tema. Por fim, explane sua tese (os dois argumentos que serão explicados no desenvolvimento). Eu recomendo separá-los por um ponto final.
Nos parágrafos de desenvolvimento, você trouxe boas ideias, agora só é necessário organizar elas melhor. Nesse sentido, você pode procurar sempre verificar se sua argumentação contém causa, consequência, e pelo menos uma referência, e não menos importante, se tudo isso está organizado de modo que faça sentido.
C4 – 120
Você possui um conhecimento de recursos coesivos regular. Uma dica é pesquisar tabelas de conectivos que possam ser utilizados na redação e seus respectivos sentidos. Quando mais vasto seu conhecimento for, melhor. Busque também, sempre iniciar os parágrafos com um conectivo.
*Analisando redações nota 1000, você perceberá que, a maioria dos segundos parágrafos de desenvolvimento começam com “Além disso” ou “Ademais”. Assim como, o último, é iniciado com “Portanto”. Esse modelo não é uma regra, porém, é simples e funcional.
C5 – 160
Na sua proposta de intervenção, encontrei quatro dos cinco elementos necessários (ação/agente/meio/finalidade/detalhamento), parabéns!
No geral, sua redação está boa! Procure se atentar aos erros e continuar treinando, assim, com certeza você terá um ótimo resultado final!