A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira

  • 0

Desde as histórias passadas de boca a boca até os modernos blogs e sites de noticias da internet, manter-se informado sobre o mundo ao redor sempre foi essencial para que pudéssemos nos conectar uns aos outros e compreender melhor a realidade que nos cerca. Todavia, a influência exercida por alguns meios de comunicação gera um deserviço à sociedade brasileira como um todo, uma vez que uma alta gama de desinformações pode ser propagada por esses veículos.

O brasil é um dos países que mais acessa a internet e utiliza a mesma como fonte de informação: de acordo com uma pesquisa do DataSenado, quase três quartos dos entrevistados utilizam o Whatsappaplicativo de troca livre de mensagens, como fonte de notícias. A problemática nisso é o fato de o aplicativo não ser uma fonte confiável, já que informações falsas (conhecidas popularmente como fake news) podem ser viralizadas por usuários mal-intencionados.

Outrassim, há, tanto em aplicativos quanto em sites informativos, uma escassez de fontes e dados estatísticos que comprovem realmente o que foi dito, influenciando milhares de internautas a acreditarem em algo sem comprovação.

A fim de combater a influência negativa causada pelos meios de comunicação na sociedade brasileira, são necessárias medidas que incentivem o receptor da informação a comprovar os fatos que o foram dados; a escola, com sua função educadora, deve ter grande papel nisso, instigando os estudantes à pesquisa e ao questionamento de fatos apresentados desde a infância. Medidas também devem ser tomadas pelo governo, que deve conscientizar a população sobre as fake news por meio de campanhas contra a mesma.

Seguindo dessa maneira, caminharemos em direção a uma sociedade mais conscientizada, onde os meios de comunicação trabalham a favor, e não contra o indivíduo.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    • 4
  2. Oi, Fransasa, tudo bem?
    Estava lendo as redações por aqui e me chamou a atenção o seu texto, muito bem escrito.
    Por isso, tenho apenas algumas sugestões, se me permite:
    “histórias passadas de boca a boca”> não me vem uma imagem que tem a ver com a sua redação, hehehhe. “De boca em boca” ou “historias passadas de geração a geração”.
    “A problemática nisso é o fato “> trocaria por “a problemática está no fato”
    “os fatos que o foram dados”> trocaria por “fatos que lhe foram dados”
    De resto, seu texto tem muita coesão, está com os argumentos bem costurados e com uma lógica clara.
    Se você quiser trabalhar mais um pouco este tema, sugiro abarcar os conceitos de educação midiática, inclusão/exclusão digital, o custo de pacote de dados x wii fi livre e as concessões dos meios de comunicação de massa como rádios e tv, além de especialistas no assunto que podem enriquecer sua fala com boas citações.
    Já vi que você quer mesmo é escrever, então, solte-se!!! Seu texto vai ficar cada vez melhor!! Um abraço!

    • 0
  3. Muito boa sua redação!
    C1: 140
    C2: 140
    C3: 120
    C4: 140
    C5: 120
    Nota: 660
    O seu último parágrafo poderia fazer parte do 4° parágrafo. Procure detalhar mais sua proposta de intervenção buscando mostrar os agentes para fazê-la como por exemplo os ministérios.
    Parabéns, continue progredindo!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.