A influência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil

  • 1

O avanço da tecnologia promoveu diversas alterações na forma como lidamos com inovações, tanto que hoje não é incomum observarmos crianças com idade escolar utilizando smartphones e tablets com total autonomia, buscando informações e rompendo barreiras geográficas. Essa facilidade com que o conteúdo chega pela internet contratar com o ensino escolar, que muitas vezes acaba sendo afetado por essas mudanças. Por isso, cada vez mais, pais e professores debatem sobre o papel da tecnologia no desenvolvimento infantil, tanto como ferramenta educacionais, quanto seus possíveis danos no desenvolvimento neurológico.
O uso cada vez mais cedo das plataformas de mídia, inclusive com a produção de conteúdos próprios para a faixa etária, vai contra a recomendação de especialistas para que só tenham acesso a dispositivos móveis após os 13 anos, depois de muita orientação sobre perigos da internet. Contudo, já que essa não é uma realidade da maioria, algumas medidas vem sendo tomadas para que o acesso se torne mais seguro, como a fiscalização da publicidade infantil, valorizando possibilidades proveitosas que a mídia digitais proporcionam, como a interação em nível global.
Além do consumo de cultura, a internet abre caminhos para que público infantil também a produza, ganhando voz e identidade que vai contra o modelo da maioria das escolas, onde a criança só absorve a informação. Esse preciso acesso a produções que favorecem o conhecimento múltiplo de discursos e vozes diferentes, deve ser uma ferramenta adequada à escola, como forma de evoluir e agregar a educação para o futuro.
Embora esse debate sobre o benefícios e maléficos da internet ainda seja recente, pois ainda não foram observados efeitos a longo prazo, medidas podem ser tomadas pelos pais e responsáveis, alertando e orientando o acesso a conteúdos inapropriados, enquanto a escola busca inserir a interação e atividades extra curriculares com ferramentas digitais que aproximam o aluno, resultando num melhor desenvolvimento estudantil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua introdução apresentou bem o tema da redação, mas não teve seu ponto de vista.

    O segundo parágrafo foi explicativo, não teve argumentação.

    O terceiro parágrafo e a conclusão estão ótimos.

    Você demonstrou bastante conhecimento do tema da redação, com certeza o corretor do enem iria olhar com bons olhos sua redação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.