Iniciante

A influência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil

  • 2

Modelo ENEM. Se poder deixa a nota de cada competência, obrigado

O filme ‘’Wall-e’’ produzido pela Pixar Animation, retrata uma realidade futurista na qual à terra está inabitada e todos os habitantes estão em uma nave espacial, onde as crianças estão obesas e rodeadas de mecanismos que não a estimulam a andar. Nessa perspectiva, fora da ficção, a realidade não destoa do filme uma vez que as crianças são influenciadas por novas plataformas que não estimulam seu desenvolvimento, contribuindo para sua ineficácia social. Dessa forma, faz-se importante uma análise mais profunda do tema, além de mitigar as problemáticas que ocasionam sua prolongação.

Deve-se pontuar, de início, que a permissão dos pais no que tange ao uso desregulado do celular pelas crianças pode contribuir para a má formação educacional e emocional. Nesse âmbito, segundo o filósofo Emmanuel Kant, o homem é resultado da educação que recebe dos ensinamentos transmitidos em casa. Desse modo, torna-se alarmante o uso excessivo do aparelho pelas crianças, visto que os menores não têm uma base sólida para filtrar o conteúdo e pode se deparar, através do uso do celular, com informações impróprias para a faixa etária e jogos perigosos. Diante disso, a exposição demasiada nas redes sociais torna esses indivíduos mais vulneráveis emocionalmente.

Outrossim, a dependência tecnológica e o seu constante uso pode gerar risco graves à saúde, prejudiciais ao desenvolvimento infantil. Sob esse viés, o médico suíço Paracelso afirma que a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem. Tal assertiva denota a importância do regramento do uso de celulares na infância, afinal, de forma excessiva, as crianças são sujeitas à alienação, deixando de lado a vida infantil de brincadeiras e se acomodando ao sedentarismo e à dependência. Logo, nota-se que a influenciam negativas das plataformas possibilita as crianças uma pior condição de vida para estas.

Fica clara, portanto, a necessidade da adoção de medidas que visem resolver as contrariedades do tema. Destarte, cabe às instituições escolares, em parceria ao Ministério da Educação, organizar rodas de conversas e seminários com os pais, responsáveis e os alunos para debater sobre os malefícios do uso excessivo das plataformas digitais pelas crianças, no intuito de instigar nos alunos e na família meios de vida mais saudáveis para o desenvolvimento infantil. Ademais, o Ministério da Saúde, em consonância às famílias, deve disponibilizar ajuda médica e aconselhamento psicológico às crianças que sofreram de doenças decorrentes do uso excessivo da tecnologia. Assim, as crianças brasileiras terão um melhor desenvolvimento e situações como acontecidas em Wall-e ficaram apenas nas ficções.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, bom dia, tudo bem?
    1.Após “O filme ‘’Wall-e’’ ” tem uma vírgula, pois “produzido pela Pixar Animation” é aposto;
    2.Em “qual à terra” não há crase;
    3. Em “não a estimulam” o certo seria “as estimulam”;
    4.Eu senti falta da apresentação mais clara dos argumentos;
    5.Eu gostei do tópico frasal no D1,ficou bastante claro;
    6.Em “é resultado da educação que recebe dos ensinamentos” faltou um “e” depois de “educação”;
    7.Em “conteúdo e pode” o certo seriam “podem”;
    9.Eu trocaria “redes sociais” no final do D1 por “internet” ou “web”, pois redes sociais está mais relacionado a Facebook, Instagram, Twitter, etc;
    10.Seu tópico frasal no D2 também ficou muito bom;
    11.Acredito que foi erro de digitação mas em “que a influenciam” o certo é “influência”;
    12. Em “possibilita as crianças” há crase, pois possibilita a algo(Quando tiver dúvidas em crase coloque “para a” se fizer sentido, há crase: possibilita para as crianças, essenciais para a educação,.. );
    13.Conferindo os elementos da proposta de intervenção;
    Destarte, cabe às instituições escolares, em parceria ao Ministério da Educação(AGENTE), organizar rodas de conversas e seminários com os pais, responsáveis e os alunos para debater sobre os malefícios do uso excessivo das plataformas digitais pelas crianças(AÇÃO), no intuito de instigar nos alunos e na família meios de vida mais saudáveis para o desenvolvimento infantil(FINALIDADE). Ademais, o Ministério da Saúde, em consonância às famílias,(AGENTE) deve disponibilizar ajuda médica e aconselhamento psicológico às crianças que sofreram de doenças decorrentes do uso excessivo da tecnologia(AÇÃO).
    você fez duas propostas, busque fazer apenas uma completa, para facilitar a apresentação dos elementos busque usar.
    AGENTE:O, A, OS, AS;
    AÇÃO: DEVE;
    MODO/MEIO: POR MEIO, MEDIANTE, POR INTERMÉDIO;
    FINALIDADE: PARA QUÊ, COM O INTUITO, COM O FIM, COM A FINALIDADE, COM O OBJETIVO.
    14. No final, “ficaram” remete ao passado, o certo é “ficarão”.
    C1:120
    C2:200
    C3:16O
    C4:200
    C5:120
    NOTA:800.
    Parabéns, continue estudando.

    • 1
  2. Olá,
    Ótimo texto, tema atual e interessante.
    Com relação à correção,
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
    – 160 –
    Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    – 200 –
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    – 200 –
    Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação
    – 200 –
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    – 200 –
    Comentário :
    Ótimo texto, quase perfeito, mas deixa a desejar na competência 1 de gramática.
    Fora isso todo o seu repertório é impressionante e demonstra seu domínio sobre o assunto, algo necessário para o desenvolvimento da argumentação.
    Espero que corrija uma texto meu também… 😉😉😉

    • 1
  3. COMENTÁRIOS
    – Na primeira linha você separa o sujeito do predicado por uma vírgula e isso não pode, sob hipótese alguma, ocorrer: “O filme ‘’Wall-e’’ produzido pela Pixar Animation(,) retrata uma realidade futurista na…”
    – Na sexta linha do segundo parágrafo há um erro de concordância, pois você coloca no singular algo que deveria estar no plural: “visto que os menores não têm uma base sólida para filtrar o conteúdo e (pode) [podem] se”
    – Na sétima linha do segundo parágrafo há um furo: “com informações impróprias para a [sua] faixa etária [deles] e jogos perigosos”. Que faixa etária, compreende? Sim, dá para entender qual é, mas isso é um erro de coesão.
    NOTA
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    Total: 960
    PARABÉNS!

    • 1
  4. muito obrigado pela sua correção
    bem detalhada
    me ajuda bastante para o meu crescimento e para o seu também
    boa noite
    ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.