A influência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento de crianças e adolescentes

  • 0

Durante toda historia, a humanidade buscou desenvolver inovações e inseri-las na sociedade, como foi o caso da roda ou até mesmo do telefone. No contexto atual, onde a tecnologia passou a ser parte fundamental do nosso cotidiano e o acesso a novas mídias, vinculado principalmente por meio de dispositivos móveis, vem cada vez mais cedo, tornou-se impossível, e até mesmo nocivo, privar crianças da interação com celulares e tablets. Porém não existem apenas benefícios, como o acesso a informação e cultura, já que diversas pesquisas mostram o quão prejudicial o excesso pode ser, causando problemas físicos e neurológicos, até o aumento da ocorrência de crimes de ódio. Por isso a pontuação dos riscos e malefícios torna-se cada vez mais urgente, a fim de resolver essa problemática social.
Apesar de pesquisas, como a realizada em 2019 pelo King`s College de Londres, afirmarem que 1 em 4 jovens estão viciados no uso de smartphones, apresentando sintomas como estresse, ansiedades e problemas no desempenho escolar, as novas tecnologias trouxeram alento para pais e cuidadores de crianças pequenas, facilitando a rotina agitada de uma família moderna. Mas é justamente essa superexposição a telas na primeira infância, que restringe as possibilidades de desenvolvimento que brincadeiras educativas trazem e é o futuramente cria jovens dependentes de experiências solitárias, sedentárias e vazias.
Além disso, crianças e jovens que utilizam redes sociais e plataformas digitais estão suscetíveis aos enormes riscos de uma navegação não supervisionada, como por exemplo conteúdos virais que promovem comportamentos perigosos e até desafios extremos, que incentivam suicídios. Embora a divulgação desses crimes venha aumentando o cuidado dos responsáveis, poucas medidas são tomadas pelas próprias plataformas para alertar e banir contas perigosas.
Portanto, empresas de mídia devem se unir para criar novas regras de navegação, fiscalizando comportamentos que possam oferecer riscos aos usuários menores de idade, enquanto a supervisão dos pais e a iniciativa de orientar sobre direitos e deveres cibernéticos, resulta num aproveitamento melhor da internet para todos os seus usuários.

Compartilhar

1 Correção

  1. *que futuramente criará * Faltou embasamento para seu argumento no 1 parágrafo, você afirma que a superexposição criará dependências, mas seria bom se tivesse mais convencimento a respeito disso(argumentação).
    No terceiro parágrafo teve uma boa argumentação através da exemplificação, no entanto quando você fala de divulgação de crimes, é necessário mostrar a fonte do que você diz.
    Na conclusão, segundo o INEP, faltou o meio e o detalhamento.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.