A influência da Variação Climática para a produção de alimentos no Brasil

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No fim da idade média, a Europa passava por mudanças climáticas, no qual afetaram suas plantações, causando a fome. Assim como na Europa, atualmente, o Brasil sofre com as variações climáticas, nas quais influenciam não só a produção de alimentos, como também, a segurança alimentar da população. Diante disso, deve-se compreender tais fatores, com o intuito de amenizá-los.
Em primeira análise, a produção alimentícia sofre com alterações, já que suas matérias-primas, como a água e nutrientes presentes no solo e na atmosfera estão com quantidade reduzida. Tendo em vista que, o aquecimento global, principal fator para a modificação do clima, influencia negativamente esses recursos naturais em 50%, segundo um artigo de 2020 da empresa Canaplan. Portanto, é imprescindível avaliar políticas que visem a melhoria dessa problemática.
Vale ressaltar também que, em seguimento da diminuição na produção de alimentos, há uma ameaça à segurança alimentar da sociedade, que no que lhe concerne é um direito a todos, como prevê o artigo 3° da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Dessa forma, é inaceitável que não haja ações que garantam o acesso regular e permanente às fontes de alimentos, favorecendo o bem estar dos brasileiros.
Em vista dos argumentos apresentados, cabe ao Ministério do Meio Ambiente reformular políticas ambientais que amenizem o aquecimento global, no qual afeta a produção, por meio da conservação das florestas e da maior fiscalização, afim de solucionar tanto a queda na disponibilidade dos recursos fundamentais para a fabricação alimentícia, como também assegurar o direito à alimentação em nosso país.

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4 Correções

  1. Competência 1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120.
    Competência 2: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. 80.
    Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. 120.
    Competência 4: Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. 80.
    Competência 5: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. 40.
    TOTAL: 440.

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  2. C1: Alguns erros de gramática; ordem do tempo e pronomes relativos – 120
    C2: Desenvolve a argumentação de forma coesa – 140
    C3: Argumentação em defesa da sua tese não abrangente -120.
    C4: Repertório pouco visto, usando os textos motivacionais – 50
    C5: Proposta não explorada, porém posta – 90
    TOTAL: 520.

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  3. Competência 1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120.
    Competência 2: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. 80.
    Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. 120.
    Competência 4: Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. 80.
    Competência 5: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. 40.
    Total: 440.

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  4. Competência 1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120.
    Competência 2: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. 80.
    Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. 120.
    Competência 4: Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. 80.
    Competência 5: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. 40.
    TOTAL: 440

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