Atualmente com um “click” podemos nos comunicar com alguém que está do outro lado do mundo, apesar disso as ferramentas de comunicabilidade escondem um lado ainda obscuro. Por mais que o Brasil nunca tenha sido uma das principais potências em produção de inovação tecnológica, a exponencial superação de um produto por outro, principalmente quando se pauta comunicação é presenciada comumente. A influência direta no cotidiano de muitos brasileiros, exercidas por esses recursos são um risco manipulatório, devido à margem para o ferimento da liberdade de pensamento. Dessa forma, cabe analisarmos as principais interferências prejudiciais dessa tecnologia na sociedade.
Sob essa ótica, é essencial destacar como as notícias falsas repercutem nas redes. Segundo o Instituto de tecnologia de Massachusetts os “fake news” se espalham 70% mais velozmente que informes verídicos, um dos fatores que contribuem para essa ação é o compartilhamento sem critério minimamente aprofundado, haja vista que o modo de produção acurado se tornou obsoleto por causa da sua lentidão inadequada no mundo imediatista. Desse modo, fica claro a faceta nociva dessas novas formas de comunicação, a desinformação abala diretamente o desenvolvimento social e não deve ser tolerada.
Somada a isso, podemos ressaltar a maneira com que os algoritmos relacionam com a psique humana. A Psicologia nomeia o comportamento tendencioso de confirmar as próprias crenças e hipóteses como viés de confirmação, o aspecto mais danoso da sua perpetuação é a estagnação do conhecimento. Ademais, os algoritmos exploram essa característica, recomendando apenas conteúdos que reforçam a sua linha de raciocínio, dessa forma a pluralidade de ideias é inibida e a polarização radical são consequências eminentes. Assim sendo, é notória a influência negativa que essas novas tecnologias exercem, com essa tendência o futuro indicado é o sucateamento das instituições democráticas.
Portanto, o Governo, como órgão encarregado por manter a lisura informacional, deve impor um código de ética para qualquer veículo de comunicação, de modo que seja baseado na Constituição Federal, em caso de descumprimento haveria punições contundentes. Com viés de segurança, o pleno uso do recurso tecnológico será aproveitado de forma mais eficiente.
-Vítor-
Então, tem um pessoal que demoniza o gerúndio na redação do Enem, mas isso é uma mentira, propagada pelos Youtubes de Enem. Claro que quando há o emprego do gerundismo, ou seja, de forma exagerada é um erro, existem muitos professores sérios que desmistificam isso, uma prova do que eu estou falando são as redações nota 1000 que usaram 2-3 gerúndios ao longo da redação.
Um site para exemplificar: https://ead.unisc.br/blog/como-usar-gerundio-na-redacao-do-enem
LARISSA238
BOA NOITE
INTRODUCAO- HOUVE ERROS GRAMATICAIS E DE CONJUGACAO COMO 2 PESSOA .ENEM E CONFIGURADO COM 3 PESSOA PODERIA USAR ”PODE-SE”
D1 EMPREGO DE OS E AS ERRADO MAS COMO TAMBEM FALTOU VIRGULAS
D2 BEM ELABORADO, FALTOU UMA VIRGULA APENAS.
CONCLUSAO BEM COESO
BOA NOITE BEIJUSSSS
C1-120
C2-160
C3-160
C4-120
C5-200
bianquinha
160 competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
160 competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
160 competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
200 competência 4: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
200 competência 5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Pedrovitorino
Vamos lá! (Lembrando, são apenas sugestões e correções de um estudante. Não sou profissional na área.)
De início, já se observa a falta da vírgula e uma estrutura que apresenta desvios na introdução. A utilização da palavra “podemos” é errada, pois redação Enem é feita de maneira indireta, nada de “fazemos, realizamos..” tente não incluir esse tipo de palavra, substitua! Por exemplo: Atualmente, com apenas um “click”, é possível se comunicar…
Cuidado com a distruibuição de informações desnecessárias na introdução. Percebe-se que sua introdução é maior até mesmo que seu desenvolvimento (o que deveria ser ao contrário, já que o desenvolvimento é o lugar de argumentar)
D1:Ótimo conectivo interparágrafo.
Faltou a vírgula depois de “Massachusets”.
Não existe “os fake news” mas sim “as fake news.
Ótimo repertório. Mas faltou o desdobramento dele, argumentar mais.
D2: O argumento está ótimo, mas faltou alguma área do conhecimento(repertórios)
Cuidado com a utilização de conectivos indevidos. Por exemplo o “dessa forma” foi empregado da maneira errada.
Ótimo fechamento de parágrafo.
Conclusão: Proposta de intervenção completa, parabéns!
C1= 160
C2= 160
C3= 160
C4= 120
C5= 200
Total = 800
mariacianne
160 competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
160 competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
160 competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
200 competência 4: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
200 competência 5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.