O suicídio vem sendo um dos tópicos mais discutidos internacionalmente nos dias de hoje. É especialmente comum em adolescentes e jovens adultos, o que causa um bloqueio para que os mais velhos compreendam a gravidade e as razões por trás do ato. Há diversos motivos que provocam que uma pessoa tire sua própria vida, no entanto, um fator em comum entre variados casos é a influência da sociedade.
A segunda principal causa de morte entre jovens e adolescentes de 15 a 29 anos é o suicídio. Com tantos casos, é comum questionar o porquê de tantos jovens serem afetados pelo suicídio, diversas pesquisas foram realizadas em busca da resposta para essa questão. Parte das razões que tanto afeta os jovens vêm da relação entre os integrantes com quem ele mora, uma dinâmica familiar saudável e amorosa pode evitar que a tentativa de suicídio ocorra. No entanto, como mencionado, há diversos motivos que levam o indivíduo a querer suicidar-se, é, também muito apontada a depressão, mas muitas das vezes, não é apenas um ocorrido que leva a pessoa a querer terminar com a própria vida, e sim, diversos.
O papel da sociedade na vida de cada indivíduo faz com que ele seja coagido a agir de certa maneira, de modo que todos realizem a sua designada parte e possam viver de acordo com o que é aceito. Essa pressão feita pela sociedade é, também, um dos fatores de maior peso entre as causas acumuladas que levam ao suicídio. O papel social imposto em cada pessoa pode ser corrosivo o suficiente para causar danos mentais, que levam o indivíduo a querer suicidar-se, pode ser também, um grande fator no desenvolvimento de depressão e outras doenças mentais, principalmente em jovens, que sofrem pela pressão imposta à eles pelos pais, além da sociedade geral. Os pais, que já foram jovens, foram, também, vítimas da pressão social, e então, moldados para exercerem essa coerção sobre os jovens das próximas gerações.
Visto a influência que a sociedade possui sobre a vida dos indivíduos, é necessário que cada pessoa tenha consciência do impacto que pode vir a causar na vida de outras. Como o julgamento social é enraizado na sociedade, é importante que os pais dos jovens e adolescentes estejam informados sobre as consequências da pressão exercidas sobre seus filhos e como estas podem levar a um desamparo seguido de uma tentativa de suicídio. Adultos e idosos com depressão, que são coagidos a terminar com sua própria vida, também enfrentam a pressão exercida pela sociedade, por isso, também precisam de auxílio e ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. O suicídio não é um sinal de fraqueza ou um ato egoísta do indivíduo, pacientes com doenças mentais precisam de ajuda médica e não devem ser julgados por recorrer a morte como único meio de fim para um sofrimento intenso.
emy_ly12
Texto coerente, sem fuga ao tema e parágrafos bem estruturados. Porém, o texto possui muita repetição de palavras em um único parágrafo.
Ressalto também uma falta de conectivos. Sempre digo que eles que dão “forma” ao texto.
Acredito que você também poderia ser mais detalhado no seu desenvolvimento e poderia ter utilizado um repertório pra concretizar mais a sua tese
iurymenezes
Falta na introdução a apresentação da tese e dos argumentos que serão utilizados para defendê-la.
Dica; Os dados que você utilizou no D1 são precisos e provavelmente você não lembrará durante a prova. É interessante o uso de pensamentos filosóficos por serem mais amplos.
Opa: Ministério do trabalho foi incorporado ao Ministério da Economia. rsrs
Notas
C1 – 160
– Seu texto tem poucos desvios gramaticais;
C2 – 200
– Você trabalhou bem a temática e não fugiu dela;
C3 – 200
– Os argumentos que você utilizou são bons, entretanto, tenha cuidado com o uso de dados coletados durante a produção da redação. Lembre-se que a banca quer saber seu repertório sociocultural.
C4 – 80
– Faltou o mais importante: tese. Você deve definir a sua tese – o que gera o problema – e defende seu ponto de vista por meios dos argumentos.
C5 – 120
– sua conclusão apresenta uma proposta de intervenção vaga
Total = 760