Iniciante

A influência da publicidade na alimentação infantil

  • 1

A Revolução Industrial impulsionou a criação de meios de divulgação como: propagandas e meios de publicidade para que os produtos sejam vendidos, gerando na sociedade um desejo de consumo extremamente exacerbado, porém esse tipo de divulgação pode ser muitas vezes apelativo levando a população a cada vez querer consumir mais, entrando assim em um ciclo vicioso.

Sabe-se que a população infantil está cada vez mais exposta às novas tecnologias e é por meio dessa que as campanhas publicitárias se promovem, com o objetivo de atingir mais pessoas. Assim muitas redes de fast foods utilizam a imagem de personagens de desenhos animados nas embalagens e brinquedos (estratégia conhecida como “eaterteinment”) para atrair o público infantil.O documentário brasileiro “Muito Além do Peso” mostra como esse tipo de divulgação tem influência na venda dos lanches hipercalóricos das redes de fast food e as consequências disso.

Consequentemente, a maioria dos estudos que relacionam a mídia ao comportamento alimentar das crianças revelam dados desfavoráveis a saúde.Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas. É sabido também que muitas só consomem esses alimentos calóricos por causa dos brinquedos e das embalagens divertidas, a mídia “cega” as crianças e leva elas a se satisfazerem com esses alimentos.Estudos divulgados pelo IBOPE(2011) também revelaram que crianças brasileiras de 4 a 11 anos passam 5 horas em frente a televisão e apenas 3 horas na escola.

Diante dos argumentos aqui citados, é perceptível a necessidade de mudança dessa realidade. O Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação devem instituir nas escolas a matéria de educação nutritiva, ensinando as crianças a se alimentarem de forma mais saudável e estimulando-as a praticarem mais esportes.Os pais também tem um papel muito importante no combate a esse tipo de alienação, praticando esportes juntos e adotando uma dieta saudável dentro e fora de casa, mudanças como essas podem resultar em uma melhora dessa realidade, diminuido os índices de obesidade infantil e melhorando a qualidade de vida das crianças.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa tarde!
    Em sua INTRODUÇÃO, você fez uso de intertextualidade e aplicou sua opinião, o que é muito bom, porém, com apenas um período, a leitura do seu parágrafo fica cansativa, faz-se necessário no mínimo 3 períodos em cada parágrafo, procure seguir a seguinte estrutura na sua introdução: TÓPICO FRASAL+PROBLEMÁTICA+TESE. (Sua introdução não possui tese)
    No D1, ” desenhos animados nas embalagens e brinquedos (estratégia conhecida como “eaterteinment”) ”, não utilize parênteses na redação ok? ” Assim muitas ”, conectivo ”ASSIM, ….”; ”O documentário brasileiro “Muito Além do Peso”, antes de ”O DOCUMENTÁRIO”, faça uso de um conectivo, por exemplo ALÉM DISSO, ADEMAIS, pois as ideias do seu texto ficam mais organizadas.
    No D2, ”É sabido também que muitas só consomem esses”; ”Estudos divulgados pelo IBOPE(2011) também revelaram ”, no início desses dois períodos. há ausência de conectivos. O que é IBOPE? DICA: USE O NOME DA PESQUISA OU SITE, POR EXTENSO, EVITE USAR SIGLAS NA REDAÇÃO. Há também repetição vocabular de CRIANÇAS, procure sinónimos ok?
    Na conclusão, sua retomada está boa, ”O Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação”, use conectivos DESSE MODO, DESSA MANEIRA, ASSIM, PORTANTO. ”ensinaNDO as crianças a se alimentarem de forma mais saudável e estimulaNDO-as a praticarem mais”, cuidado com o gerúndio, ”Os pais também tem um papel muito importante no combate a esse tipo de alienação, praticaNDO esportes juntos e adotaNDO uma dieta saudável dentro e fora de casa, mudanças como essas podem resultar em uma melhora dessa realidade, diminuiNDO os índices de obesidade infantil e melhoraNDO a qualidade de vida das crianças.” conectivo, e você fez uso do gerúndio.
    NOTA: 640

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.