A inferioridade feminina é uma realidade comum vivida pelas mulheres de todo o mundo, ocorrendo desde a Grécia Antiga. Pois, há dois mil e quinhentos anos atrás, o filósofo Platão, já defendia a ideia de que a mulher ‘pouco possuía capacidade de raciocínio, além de ter uma alma inferior à do homem’. Nesse contexto, as mulheres convivem diariamente com as consequências da inferiorização, sendo evidenciadas em diversas situações, principalmente com menores remunerações e pouco reconhecimento intelectual.
Sob esse viés, ao longo dos anos foram conquistados diversos direitos, como o voto feminino, uma das cláusulas da Constituição de 1932, além do Direito ao Trabalho, estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho em 1943. Mas, apesar destes avanços, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Wall Street Journal, mostra que as mulheres ganham menos que os homens em 90% das ocupações analisadas, o que é um fato que evidencia como a inferioridade de gênero ainda impacta as mulheres.
Outrossim, ao contrário do que parte significativa da população pensa, a participação da mulher, tanto em questões consideradas mais importantes, quanto nas mais simples, que ocorrem dentro da sociedade e dentro de um país, contribuí para uma sociedade mais desenvolvida e intelectual. No entanto, grande parte das mulheres tem sua opinião reprimida e inferiorizada perante aos homens. Ademais, um conceito interessante sobre isso é o mansplaining, quando um homem explica algo para a mulher como se ela não fosse intelectualmente capaz de compreender, é muito comum e diversas mulheres já passaram por isso, sendo assim, outra questão a ser resolvida.
Portanto, medidas são necessárias para amenizar o impasse, visto que tomou proporções enormes, e não é fácil extingui-lo totalmente. Em virtude disso, é dever do Ministério da Educação, por meio da implantação de medidas nas escolas, bem como, a realização de pesquisas, para valorizar as conquistas das mulheres na história e atividades educativas, que visam informar, e explicar para toda a criança, já apta a entender, de que tanto a mulher quanto o homem, possuem importante e igual papel na sociedade, com a finalidade de promover uma sociedade desenvolvida e igualitária para todos.
Anaazeved
Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção com base no meu conhecimento.
Introdução: Tente usar aspas apenas quando for uma citação direta.
Use conectivos. Ex: Nesse contexto, as mulheres convivem diariamente…
Tese explícita e colocou os dois argumentos na introdução, demonstrando organização textual, parabéns.
Faça melhores escolhas semânticas, a primeira parte da introdução com sua referência poderia estar mais organizada e com mais fluidez.
1° parágrafo:
É uma norma obrigatória do enem que você use conectivos no começo do parágrafo argumentativo para não perder pontos na C4, você não utilizou.
Utilize: Sob esse viés, ao longo dos anos…
Você trouxe um parágrafo contraditório e sem argumentação, apresentando apenas fatos. A redação modelo enem não é expositiva e sim argumentativa, dessa forma, você perde pontos na c2.
Seu repertório é legitimado, parabéns. No entanto se atente no que eu falei, não traga contradição na sua redação, você quer convencer o leitor do seu ponto de vista. Não traga coisas boas e depois coisas ruins, se mantenha firme no seu ponto.
2° parágrafo: Esse parágrafo está um pouco grande. Na organização textual os dois parágrafos argumentativos devem ter mais ou menos o mesmo tamanho.
TRAGA UM CONECTIVO no começo do parágrafo argumentativo, é norma do enem. Use: Outrossim, ao contrário do que…
Muito boa sua argumentação, mas apague a partir de “porém, mediante”…, pois seu argumento é o pouco reconhecimento intelectual e não a precariedade das escolas nesse assunto, isso demonstrou que você queria jogar informações demais sendo que não é necessário. Tirando essa última parte também resolve o problema do parágrafo muito grande.
Seu argumento é fortíssimo, e o conceito como referência também é interessante, mas uma dica, traga uma pessoa ou uma instituição legitimada para apresentar o conceito.
Conclusão:
A norma de estrutura de reação do enem são quatro parágrafos divididos em introdução, 2 argumentações e conclusão. Você fez 5, perde muitos pontos na c4. Atente-se a isso amigo.
Parabéns pelo uso do “portanto” no início da conclusão.
Faça apenas uma proposta de intervenção, mas que esteja completa, aconselho a não fazer duas, vou pegar a primeira para corrigir.
Faltou o efeito na primeira proposta cujo o Ministério da Educação é o agente.
Agente: correto.
Ação: correto.
Modo/meio: correto
Detalhamento: correto
Efeito: Correto (botei correto, mas faltou o efeito na primeira proposta de intervenção)
O último parágrafo está ótimo para concluir o texto, mas aconselho que faça melhores escolhas semânticas para ficar mais fluido. Sua proposta de intervenção está incrível também, acima da média. O defeito foi ter feito mais parágrafos que o necessário.
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (estude sobre vírgulas, crase e concordância)
C2: ABORDAGEM GÊNERO 160 (o primeiro argumento está expositivo apresentando fatos faltando argumentação e opinião, o repertório está bom)
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (você tem ótimos argumentos, mas falta explorá-los mais)
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 160 (faltaram conectivos, além dos agentes coesivos de começo de parágrafo que eu falei na correção. Além disso, são apenas 4 parágrafos)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200 (conclusão quase perfeita faltando só o que eu já comentei, mas já está muito acima da média)
NOTA FINAL: 840
Você escreve muito bem e está acima da média dos outros estudantes. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.
ESPERO TER AJUDADO!
gabriel.augz
O que essa “vkycilla” disse não ajudou em nada na correção. O tema diz que as mulheres são inferiorizadas, não que elas são inferiores. Talvez o “Andri”, que escreveu a redação, poderia ter colocado inferiorização feminina, mas deu com certeza para entender. Não houve pensamento machista e nem a tentativa de colocar toda a culpa da desigualdade de um país nas costas das mulheres. A redação diz o contrário, onde o pensamento da mulher não é escutado em comparação com o do homem, o que é claramente um problema. Não entendi essa sua tentativa de desvalorizar a redação.
Agora, vamos para o que eu achei da redação: Você escreve muito bem, e o repertório que usou durante toda a redação foi muito bom. Conseguiu alinhar bastante a conclusão com a parte do desenvolvimento, o que é um ponto positivo. Porém, ficou faltando um aprofundamento na sua proposta de intervenção. Mas, está muito boa, continue assim.
Sobre a parte gramatical, tem alguns erros de pontuações, que já foram apontados nas outras correções. Dê uma olhada sobre vírgulas, e seria melhor ter utilizado aspas na citação do Platão. Procure usar conectivos, já que é um ponto que o ENEM cobra demais.
Eu diria que sua redação beiraria aos 850-900. Está muito boa, continue treinando. Não desista!
Lucacopamu12
Seu texto está incrível, mas lembre-se que você só terá 30 linhas, e é improvável que você consiga pôr todos esses argumentos na sua redação, então sugiro que você seja mais objetivo e conciso na sua fala sobre o tema e você, também trás muita informação, tenta sempre pôr na cabeça que mais é menos.
competência 1: 200
competência 2: 200
competência 3: 160
competência 4: 160
competência 5 :160
sua nota é : 880
[email protected]
Vamos as umas observaçoes no seu texto:
-NAO EXISTE INFERIORIDADE FEMININA, existe desigualdade entre generos.
– Voce colocou a culpa de um país desigual, sobre as costas de uma mulher.
-Entendi que voce quis defender, mas acabou so expondo um pensamento machista (o que é natural de um homem)
-Poderia ter usado palavras menos grosseiras do que as usadas.
– Tome cuidado com o tipo de redaçao que voce faz, e com o tema tolo no qual voce se baseia para estudar.