“Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na questão do tráfico de drogas, que persiste no país intrínseco à política ineficiente de combate a esse crime. Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela insuficiência legislativa quanto pela falta de denúncia.
Em primeiro lugar, nota-se que a inoperância legislativa é um impasse latente no problema. A esse respeito, Gilberto Dimenstain explica que, no Brasil, as leis são inefetivas, o que, consequentemente, faz com que a cidadania não seja plenamente exercida. Tal inefetividade é nítida no comércio ilegal de substâncias psicoativas, visto que, muitas vezes, a governo não destina recursos suficientes para a manutenção, e aumento, da fiscalização desse crime hodierno. Dessa forma, é urgente que a “cidadania de papel” a qual o jornalista refere-se, seja superada.
Além disso, o silenciamento desse panorama lamentável é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, o imperativo categórico do filósofo Immanuel Kant, preconiza que o indivíduo deve agir segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. No entanto, no que tange ao tráfico de drogas no Brasil, há uma lacuna no dever moral quanto ao exercício da denúncia, posto que, muitas vezes, as pessoas não o fazem, gerando uma falsa sensação de impunidade para os infratores. Desse modo, urge que tal cenário seja revertido, a fim de combater o narcotráfico de maneira eficiente.
Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal, destinar mais verbas à manutenção de uma política antidrogas eficiente, por meio do aumento da fiscalização desse crime com a patrulha de policiais nas áreas de risco. Ademais, também é dever desse órgão político incentivar o exercício da denúncia pelas pessoas. Assim, espera-se, com efeito, retirar esse problema da invisibilidade.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima redação que escrever.
– Primeiramente, sua introdução está excelente e apresentou tema e tese claramente.
– “suficientes para a manutenção, e aumento, da fiscalização”. Não há vírgula nesse trecho.
– Não há necessidade em usar palavras extremamente “complicadas” na redação, uma linguagem mais simples deixa o texto mais fácil de ser lido. Mas não se preocupe, não é um problema, é apenas minha opinião.
Em geral, seu texto está excelente.
katekane
Boa noite! 1° PARÁGRAFO: É preferível 99.9% da vezes botar conectivos ao iniciar um parágrafo, como: (Em “Ensaio sobre a Cegueira”, obra de José Saramago, o autor retrata…), pois muitos corretores no Enem tiram ponto por isso, além disso acrescentar um detalhamento como mencionado no exemplo anterior, em vez de apenas colocar no 2° período. Além disso, na linha 3 em vez de utilizar o “que”, para fazer referência a questão do tráfico, substituir após a virgula por (o qual persiste…), pois excesso de “que” sem necessidade no parágrafo também corre risco de ser tirado ponto. 2° PARÁGRAFO: LINHA 3: Elimina esse “oque” e deixa só o consequentemente após a vírgula LINHA 5: Essa deve ter sido sem querer mas tu colocou o artigo “a” para governo, o que acabou gerando um erro de concordância (por isso que é bom sempre reservar uns minutinho se possível para ver se tá tudo certo na redação, porque a nota dela pesa muito nos vestibulares LINHA 7: antes da “cidadania de papel” tem que colocar “a problemática” ex: Dessa forma, é urgente que a problemática da “cidadania de papel”, a qual o jornalista …. 3° PARÁGRAFO: Só teve problema no conectivo do começo do parágrafo, pois se você iniciar o 2° parágrafo com “Em primeiro lugar” é obrigatório de acordo com as normas que o parágrafo seguinte apresente continuidade logo deve ser “Em segundo lugar” o mesmo vale para “Em primeira análise” e “Em segunda análise”, o resto do parágrafo está ótimo 4° PARÁGRAFO: Está ótimo também Obs: eu não sei se você pretende fazer o Enem, mas tipo caso tu não consiga pensar em muitos repertórios para desenvolver em cada parágrafo, se você conseguir pensar em pelo menos 1 e desenvolver bem, você ainda ganha 200 na competência, além de não correr risco do texto ficar muito expositivo e pouco argumentativo (o que não é o caso porque o seu texto está incrível).
meme
Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
Compreensão da proposta de redação. …Bom!
Seleção e organização das informações. … Bom!
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres.