A inclusão social do deficiente físico em questão no Brasil

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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito a educação e emprego como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa da inclusão social do deficiente físico no Brasil, tornando-se difícil a difusão desse direito.

O termo “especial” e utilizado para pessoas com alguma tribulação que as impedem de realizar tarefas cotidianas comuns, tanto por um fator físico ou um psicológico, e tais pessoas possuem menores números de oportunidades. Pesquisas mostram que as taxas de desemprego e bem maior entre pessoas com deficiência, além de que 9 entre 10 crianças com alguma deficiência, contradizendo assim os direitos citados no artigo 6º.

É importante pontuar a ineficácia de leis que corroboram com a persistência da adversidade. A respeito disso, o filósofo Aristóteles afirmou que o objetivo da política é promover a vida digna dos cidadãos. Nessa lógica, o quadro atual contrasta o visual aristotélico, posto que existem poucas medidas tomadas a respeito cidadãos com deficiência. Assim medidas devem ser tomadas pelas autoridades competentes, de modo a solucionar o problema.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o estado por intermédio de leis, estabeleçam medidas para a inclusão social dos deficientes, como exigir que todos os estabelecimentos com rampas para que pessoas cadeirantes possam subi-las sem dificuldade, e também devem oferecer matérias didáticos específicos para pessoas com alguma deficiência mental as escolas, com a finalidade de que esses cidadãos possuam o direito que merecem.

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5 Correções

  1. Olá, primeiramente parabéns pela redação, achei que ficou muito boa. Infelizmente eu não tenho as melhores competências para avaliar seu trabalho, mas irei fazer alguns comentários que podem ser interessantes para você. Ok?! Bora lá então.

    Primeiro parágrafo
    Gostei da referência que você trouxe, mas talvez seria relevante definir quais são as pessoas com deficiência e problematizar mais a partir da explicação do porquê que as pessoas não são incluídas.

    Segundo parágrafo
    Olha, parágrafo interessante, mas o termo especial caiu em desuso pelas instituições. O correto e mencionar “pessoas com deficiências” e “PCDs” que é a abreviação da primeira, você pode pegar a definição certinha na CID “Classificação Internacional de Doenças”

    Terceiro parágrafo
    Amei esse parágrafo. Mas ao invés de só se pautar na Constituição de 88, você pode pegar o estatuto da pessoa com deficiência; e demonstrar como a lei própria para era essa comunidade é negligenciada.

    Quarto parágrafo
    Seria interessante aprofundar a intervenção respondendo às seguintes perguntas: o que vai ser feito? Quem vai fazer? Quando? onde?

    Observações gerais: Seu repertório é muito bom, parabéns! Só chamaria sua atenção para pequenas palavras do português.

    Desculpa se algum comentário meu desmereceu seu trabalho ou te deixou chateado(a), não foi minha intenção. Desejo sucesso em seus sonhos, até mais! :)

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  2. Olá
    -Comentários iniciais-
    Introdução
    “A constituição federal(1)de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito a(2)educação e (3)emprego como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase,(4)na prática, quando se observa da(5) inclusão social do deficiente físico no Brasil, tornando-se difícil a difusão desse direito.”
    1- Constituição Federal com letra maiúscula
    2- direito à educação, com crase
    3- e ao emprego
    4- retire a vírgula
    5- o correto é ” a ” e não “da”
    Falta uma tese explícita na sua introdução

    Desenvolvimento 1
    “(1)O termo “especial” e utilizado para pessoas com alguma tribulação que as impedem de realizar tarefas cotidianas comuns, tanto por um fator físico ou um psicológico,(2) e tais pessoas possuem menores números de oportunidades. Pesquisas mostram que as taxas de desemprego e bem maior entre pessoas com deficiência, além de que 9 entre 10 crianças com alguma deficiência, contradizendo assim os direitos citados no artigo 6º(3).”
    1- falta o tópico frasal, cuja função é a de anunciar o que vai ser discutido nesse parágrafo
    2- sendo que tais pessoas
    3- artigo 6⁰ da Constituição Cidadã
    Sua argumentação não é consistente, falta marca de autoria, sequenciação lógica das ideias e, embora apresente um repertório sociocultural legitimado,.este não é produtivo e nem pertinente
    Além disso é evidente que, provavelmente, você não fez um projeto de texto, anterior à escrita

    Desenvolvimento 2
    “(1)É importante pontuar a ineficácia de leis que corroboram com a persistência da adversidade. A respeito disso, o filósofo Aristóteles afirmou que o objetivo da política é promover a vida digna dos cidadãos. Nessa lógica, o quadro atual contrasta o visual aristotélico, posto que existem poucas medidas tomadas a respeito cidadãos com deficiência. Assim medidas devem ser tomadas pelas autoridades competentes, de modo a solucionar o problema.”
    1- falta um conectivo de adição ( além disso, ademais)
    Seu desenvolvimento está quase completo, entretanto, falta a marca de autoria e explicar como essa causa se dá no problema.

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio/ modo ok
    Detalhamento
    Finalidade ok
    Notas
    C1- 120
    C2- 200
    C3- 120
    C4- 120
    C5- 200

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  3. A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito a(1) educação e emprego como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa da(2) inclusão social do deficiente físico no Brasil, tornando-se difícil a difusão desse direito.
    1 – à
    2 – quando se observa a
    O termo “especial” é utilizado para pessoas com alguma tribulação que as impedem de realizar tarefas cotidianas comuns, tanto por um fator físico ou um psicológico, e tais pessoas possuem menores números de oportunidade(10). Pesquisas mostram que as taxas de desemprego e bem maior entre pessoas com deficiência, além de que 9 entre 10 crianças com alguma deficiência(9), contradizendo assim os direitos citados no artigo 6º.
    9 – Além de que 9 entre 10 crianças com alguma deficiência[…] ? Faltou completar essa frase.¬
    10 – Faltou aprofundar a argumentação. Por que existe alta taxa de desemprego para pessoas com deficiência? Qual a alternativa para oferecer emprego a essas pessoas?
    É importante pontuar a ineficácia(11) de leis que corroboram com a persistência da adversidade. A respeito disso, o filósofo Aristóteles afirmou que o objetivo da política é promover a vida digna dos(3) cidadãos. Nessa lógica, o quadro atual contrasta o visual aristotélico, posto que existem poucas medidas tomadas a respeito(4) cidadãos com deficiência. Assim(5) medidas devem ser tomadas pelas autoridades competentes, de modo a solucionar o problema.
    3 – aos.
    4 – a respeito dos cidadãos.
    5 – Assim, medidas devem.
    11 – explique por que as leis são ineficazes.
    Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o (agente)estado(6) por intermédio de leis(meio), estabeleçam(7) medidas para a inclusão social dos deficientes, como exigir que todos os estabelecimentos(8) com rampas(ação) para que pessoas cadeirantes possam subi-las sem dificuldade, e também devem oferecer matérias didáticos específicos para pessoas com alguma deficiência mental as escolas, com a finalidade de que esses cidadãos possuam o direito que merecem.(finalidade)
    6 – , por intermédio de leis,
    7 – o estado / estabeleça
    8 – Todos os estabelecimentos tenham rampas para que pessoas cadeirantes[…]

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  4. Na introdução falta uma tese um encaminhamento para o que você vai discutir no d1 e d2, o corretor de um prova não quer ser pego de surpresa, ele espera que na sua introdução você fale o que sera discutido.
    Em questão do c1, vejo muitos erros ortográficos, erros de virgula também o que varia sua nota ser 120 nessa competência.
    vejo também uma falta de coesão e também a falta aprofundamento melhor em suas ideias.
    Na C5, proposta de intervenção perfeita, agente ok, meio ok, ação ok, e finalidade ok. daria nota 200 nesse competência.
    desculpa se a correção foi muito curta, não entendo muito, só destaque o que eu acredito que entendo, bons estudos e continue treinando

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  5. Obs: Não sou um expert em reação, então só ponturei o que conheço. Sobre vírgulas, eu não sei muito não, então essa “avalição” vai estar focada em outros pontos.
    A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito a educação e emprego como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática,(3) quando se observa da (1) inclusão social do deficiente físico no Brasil, tornando-se difícil a difusão desse direito(2) *4)
    1: Houve um erro aqui, seria “à” e não “da”
    2: faltou o ponto.
    3: Creio que aqui não tem vírgula.
    4: Senti a falta de uma tese, de um encaminhamento para o d1 e d2🙃
    D1
    O termo “especial” e (1)utilizado para pessoas com alguma tribulação que as impedem de realizar tarefas cotidianas comuns, tanto por um fator físico ou um psicológico, e tais pessoas possuem menores números de oportunidades. Pesquisas (2)mostram que as taxas de desemprego e(3)bem maior entre pessoas com deficiência, além de que 9 entre 10 crianças com alguma deficiência(4), contradizendo assim os direitos citados no artigo 6º.(5)
    1 e 3 :” é”
    2: Marca de autoria. De onde saiu essa fonte? Você necessita legitimar esse repertório, caso contrário perderá pontos no C2
    4: faltou coesão nessa parte. Suas idéias parecem que foram espalhadas pelo parágrafo.
    5: Ausência de aprofundamento de argumentos e do tópico frasal.
    D2:
    (1)É importante pontuar a ineficácia de leis que corroboram com a persistência da adversidade. A respeito disso, o filósofo Aristóteles afirmou que o objetivo da política é promover a vida digna dos (2)cidadãos. Nessa lógica, o quadro atual contrasta o visual aristotélico, posto que existem poucas medidas tomadas a respeito (3)cidadãos com deficiência. Assim medidas devem ser tomadas pelas autoridades competentes, de modo a solucionar o problema.(2)
    1: Conectivo interparagrafal?(4)
    2: “aos”
    3: “dos”
    4: Que ineficiência? Faltou explicitar essa parte.
    Conclusão:

    Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o estado (1)por intermédio(2) de leis, estabeleçam medidas para a inclusão social dos deficientes, como exigir que todos os estabelecimentos com rampas para que pessoas cadeirantes possam subi-las sem dificuldade, e também devem oferecer matérias didáticos específicos para pessoas com alguma deficiência mental as(5) escolas(3), com a finalidade de que esses cidadãos possuam o direito que merecem.(4)
    1: Agente: Certo (Estado e não estado)
    2: Modo/Meio: Certo
    3: Ação :Certo
    4:Finalidade: Certo
    Detalhamento: Inexistente (Obs: Você poderia ter detalhado o Estado, como, qual a função dele?)
    5: “nas”

    Em suma, a idéia da redação é boa. O que lhe falta você ler redações notas mil, assistir vídeos aulas de como construir uma.
    Continue se esforçando .
    Obs: Não irei dar notas, ok?

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