A inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil.

  • 4

O autismo é um transtorno neurológico que, mesmo atingindo milhões de brasileiros, ainda é mal compreendido pela sociedade, sendo vítima de diversos estereótipos e do capacitismo. A pessoa autista tem mais dificuldades no aprendizado e nas interações sociais e é importante que pessoas neurologicamente típicas aprendam como ajuda-la, seja ela um aluno ou um colega de trabalho.

É comum que, ao pensar em pessoas autistas, alguém logo imagine uma criança com graves sintomas, mas é importante lembrar que essa condição é um espectro que afeta pessoas de todas as idades e se manifesta em gravidade e alcance amplamente diferentes. É importante que esses estereótipos sejam mais debatidos para que a desinformação não leve ao preconceito.

Nos casos de crianças e adolescentes com autismo, é importante que a inclusão esteja presente no cenário escolar. Essas pessoas requerem um apoio maior dos professores e colegas na sala de aula, já que não são intelectualmente capazes de aprender no mesmo ritmo que todos. É necessária uma atenção maior para esses alunos para que não sejam prejudicados no aprendizado e tenham condições de estudar como seus colegas.

Um fato importante de ser lembrado é que o autismo é uma condição permanente, então crianças autistas viram adultos autistas. Muitas vezes mal-entendidos, os adultos neurodivergentes podem sofrer com a ignorância de pessoas na sociedade em que vivem, principalmente se seus sintomas se apresentem em níveis mais baixos e se forem mulheres, já que estudos indicam que pessoas do sexo feminino tendem a disfarçar melhor seus sintomas. É importante respeitar o espaço e as condições de todas as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), independentemente de sua idade ou sexo, e o melhor jeito de descobrir como ajudá-las seria escutando-as.

Enfim, acredito que o autismo deveria ser mais respeitado no Brasil e que é de extrema importância que pessoas com TEA tenham sua própria voz, que o acesso a informação seja mais acessível e que as escolas estejam dispostas a criar um conteúdo mais simplificado e deem mais suporte aos alunos debilitados. Ter uma deficiência intelectual não torna alguém incapaz de ser independente e suas dificuldades precisam ser vistas e respeitadas.

Compartilhar

2 Correções

  1. SOU ESTUDANTE. QUALQUER ERRO, ME PERDOE!!

    OBSERVAÇÕES:

    “ACREDITO” = INCORRETO.

    NA CONCLUSÃO, EU ACHEI O (AGENTE E AÇÃO, FALTA “POR INTERMÉDIO”)

    SINTO FALTA DE CONECTIVOS.

    TRAGA CITAÇÕES, DADOS (…) EX : (DE ACORDO COM O(A) ESCRITOR/FILÓSOFO/AUTOR…).

    INICIOU COM O TIPO “EXPLICATIVO” (MANDOU BEM!).

    DICA: TENTE USAR PALAVRAS NOVAS, QUE NÃO USAMOS NO DIA A DIA (SÓ PRA TREINAR) EX: PRAGMATICAMENTE, DESTARTE, REVÉS, REVERBERADO(…) MAS ESCREVER DE FORMA MAIS SIMPLES NÃO VAI DESCONTAR PONTO NÃO. TODAVIA, SE VOCÊ APRENDER PALAVRAS NOVAS, EM ALGUM MOMENTO PODE SER ÚTIL.

    VOCÊ TRAZ MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS NO TEXTO, PORÉM, SERIA BOM PROVAR QUE O QUE VOCÊ FALA NÃO ESTÁ ERRADO. POR SER INFORMAÇÕES MAIS SIMPLES, DÁ PRA ENTENDER QUE VOCÊ NÃO ESTÁ “BLEFANDO”.

    GOSTEI! VOCÊ ENCERROU O D1 E D2 DE MANEIRA FASCINANTE. PARABÉNS!

    ENFIM, ACHO QUE PODIA MELHORAR A CONCLUSÃO.

    COMP1: 160
    COMP2: 120
    COMP3: 200
    COMP4:160
    COMP5: 160

    TOTAL: 800

    FRASE DO DIA:

    A ESTRADA DO DESTINO NÃO NOS LEVA PARA NOSSO OBJETIVO, MAS SIM PARA O INÍCIO DE OUTRA ESTRADA. É ATRAVÉS DE CONHECIMENTO E ESFORÇO QUE CRIAMOS O NOSSO PRÓPRIO CAMINHO PARA ALCANÇAR NOSSOS PRÓPRIOS OBJETIVOS. LEMBRE-SE, O ÚNICO ATALHO POSSÍVEL É O MAIS DEMORADO E BENÉFICO.

    ATÉ MAIS!!

    • 0
  2. Sinceramente, sua redação está incrível, tanto que quase não conseguia achar erros! Porém achei e vou citá-los;
    — “ajuda-la” deve ser acentuado por ser a junção de ajudar + a (primeiro parágrafo)
    — Em texto dissertativo argumentativo é indicado que o participante utilize a 3ª pessoa, do singular ou do plural, em seu texto, mas houve o uso da 1ª pessoa no verbo “acredito” empregado no último parágrafo.
    — No último parágrafo, a frase “o acesso a informação seja mais acessível” marca uma repetição de palavras relacionadas a acessibilidade, neste caso, sugiro, por exemplo, “o acesso a informação seja facilitado” ou “o acesso a informação seja mais amplo”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.