A inclusão e ampliação da cidadania de pessoas trans no Brasil

  • 1

FAVOR CORRIGIR CONFORME OS REQUISITOS DO ENEM

 
O livro “This Perfect Day” do escritor Ira Levin,  narra a história de uma sociedade que se encontra livre de quaisquer conflitos e dilemas pessoais, de maneira que todos usufruem da plena felicidade. Entretanto, o que foi abordado pelo autor permanece no âmbito literário, e essa situação ocorre porque, infelizmente, a transfobia continua enraizada no Brasil. Sobre esse viés, para reversão da problemática, é importante averiguar  as principais causas: o preconceito e a negligência por parte do Estado a respeito dos direitos básicos para essa parcela da população.

Primordialmente, é explícito que pessoas transexuais sofrem com a discriminação da sociedade. A saber, o Mito de Procusto salienta que todos devem se encaixar em um padrão e aqueles que não pertencerem devem ser abominados. Essa visão é semelhante ao pensamento de muito transfóbicos, visto que não aceita o que o indivíduo possa se identificar com outro gênero senão aquele que lhe foi atribuído pelos cromossomos sexuais.

ademais, cabe avaliar o grande descaso do Poder Público com transgêneros. O Estado nega direitos básicos como a modificação de nome e foto em documentos. Nessa lógica, a um descumprimento do contrato social elaborado junto à sociedade, pois o regime político isentou-se de garantir a tranquilidade para o seu povo. Portanto, é ilógico pensar que, em um país que se consagra desenvolvido, a inclusão de transexuais seja colocada como segundo plano.

Devido aos fatos supracitados, é evidente que essa problemática deve ser resolvida e fazer jus ao cenário literário de Ira Levin. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação elaborar um projeto escolar que visa contemplar as diferentes sexualidade e o respeito à elas, utilizando-se de palestras e peças teatrais. Paralelamente, o Poder Público deve implementar a utilização do nome social, por meio de leis que validem os direitos da sociedade, com a finalidade de garantir apoio, segurança e inclusão.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii,
    Introdução:
    Pontos positivos – Bom uso do repertório já introduzindo o tema a ser debatido.
    Pontos a melhorar – A maneira que abordou a tese ficou um pouco mais parecida com o que estaria presente na proposta de solução do que no desenvolvimento. Não atrapalha a compreensão nem nada, mas ao apresentar um problema e falar que a solução para esse é tal, acaba que passa essa impressão, acho que se trouxesse apenas como problemática não transmitiria esse sentido de solução.

    Desenvolvimento:
    Pontos positivos – Bom uso do repertório no meio da argumentação, defendendo bem a ideia apresentada.
    Pontos a melhorar – No 1º argumento poderia ter finalizado ele apenas com DNA ou explicar de maneira simplória o que significa cromossomos sexuais, assim como a breve explicação que se faz nos repertórios. E no 2° argumento, senti a falta de um conectivo para iniciar o segundo período, visto que houve um corte na leitura.

    Conclusão:
    Pontos positivos – Apresenta os 4 elementos principais solucionando as problemáticas levantadas ao longo do texto.
    Pontos a melhorar – O termo sexualidade, na maioria das vezes, está relacionado a orientação sexual (homo/hétero/bi…) e como o texto aborda transgêneros seria melhor trocar por “contemplar as diferentes identidades de gênero”.

    C1: Domínio da norma culta – 120
    Apresenta 2 erros de concordância no 2º parágrafo “muito(S) transfóbicos” e “aceita(M)” ambos deveriam conjugar a mesma quantia. O período “não aceita o que o indivíduo possa se identificar” acaba ficando confuso por conta do “o que o indivíduo possa”, prejudicando a fluidez e compreensão do texto. E “senão” também está errado, pois remete a caso contrário e na oração aborda caso não seja o gênero de nascença, sendo “se não” o adequado. Na conclusão deveria ser “diferentes sexualidade(S)”

    C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
    Apresentou e desenvolveu bem o tema no decorrer do texto e os conhecimentos acrescentaram de maneira positiva o texto.

    C3: Qualidade da argumentação – 160
    O 2º parágrafo acaba ficando apenas expositivo sem a presença de opinião clara.

    C4: Coesão textual – 200

    C5: Qualidade da proposta de solução – 160
    Apresenta 4 elementos sem a presença do detalhamento.

    No geral sua redação está muito boa – 840 – apenas tem algumas falhas no domínio da norma culta que acabaram prejudicando um pouco seu texto. Espero ter ajudado!

    • 0
  2. Excelente redação!
    Repertório sociocultural impecável, eu só acrescentaria uma coisa, seria interessante você desenvolver mais o contexto no Brasil. O próprio tema já mostra que tem que haver o desenvolvimento dessa problemática no Brasil, não teria problema algum que você citasse outro lugar, mas dá bastante enfase nisso. Poderia usar um dado estatístico por exemplo. De resto está impecável, parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.