Iniciante

A inclusão digital na construção da cidadania

  • 0

De acordo com Aristoteles, “a base da sociedade é a justiça”. Entretanto, o contexto do Brasil no século XXI contraria-o, umas vez que a falta de inclusão digital do cidadão demonstra-se como uma questão de injustiça, o que desestrutura a base da sociedade. Nesse contexto, não há duvidas de que a inclusão do cidadão é um desafil a ser enfrentado. O qual ocorre não só a negligencia do governo, mas também à pobreza.
Primeiramente, observa-se que a realidade da inclusão digital dos cidadãos está sendo negligênciada pelo Estado. A lei 12.965/14 elencou a inclusão digital como um dos objetivos da promoção de internet no Brasil, dando assim o acesso à internet a todos. Contudo, seria ingenuidade não reconhecer que essa lei e varias outra não são efetivas, assim, assim agravando ainda mais essa quetão.
Ademias, é imperioso salientar a pobreza como impulsionadora do problema. Segundo a UNCEFF, pessoas que vivem na probeza sofrem pirvações de seus recursos materias, espirituias e emocionais necessarios para sobrevivencia, assim como também, seus diretos como cidadão. Logo a falta de recursos, caracterizando a pobreza, torna a realidade de muitas pessoas dificil e realçamdo ainda mais as desigualdades sociais do país.
Portanto, a democratização da tecnologia no Brasil só ocorrerá quando o Governo, por meio de politicas publicas estaduais garantam que leis sejam cumpridas efetivamente, resutando em uma sociedade mais estavel e sem privação de direitos. Apartir dessas ações espera-se promover uma melhor condição de vida do cidadão.

Compartilhar

2 Correções

  1. A inclusão digital na construção da cidadania

    De acordo com Aristoteles, “a base da sociedade é a justiça”. Entretanto, o contexto do Brasil no século XXI contraria-o, umas vez que a falta de inclusão digital do cidadão demonstra-se como uma questão de injustiça, o que desestrutura a base da sociedade. Nesse contexto, não há duvidas de que a inclusão do cidadão é um desafil a ser enfrentado. O qual ocorre não só a negligencia do governo, mas também à pobreza.
    (período confuso)

    Primeiramente, observa-se que a realidade da inclusão digital dos cidadãos está sendo negligênciada pelo Estado.(Falta de elemento coesivo) A lei 12.965/14 elencou a inclusão digital como um dos objetivos da promoção de internet no Brasil, dando assim o acesso à internet a todos. Contudo, seria ingenuidade não reconhecer que essa lei e varias outra não são efetivas, assim agravando ainda mais essa quetão.

    Ademias, é imperioso(arrogante??) salientar a pobreza como impulsionadora do problema. Segundo a UNCEFF, pessoas que vivem na probeza sofrem pirvações de seus recursos materias, espirituias e emocionais necessarios para sobrevivencia, assim como também, seus diretos como cidadão. Logo a falta de recursos, caracterizando a pobreza, torna a realidade de muitas pessoas dificil e realçamdo ainda mais as desigualdades sociais do país.(parágrafo com períodos com pouca coerência)

    Portanto, a democratização da tecnologia no Brasil só ocorrerá quando o Governo(agente muito amplo), por meio de politicas publicas estaduais, garantam que leis sejam cumpridas efetivamente, resutando em uma sociedade mais estavel e sem privação de direitos. Apartir dessas ações espera-se promover uma melhor condição de vida do cidadão.

    CRITÉRIOS DE CORREÇÃO – DISSERTAÇÃO PROPOSITIVA

    1. ASPECTOS FORMAIS
    ( X ) 0,2 – Texto apresenta adequadamente o tema (TM).
    ( X ) 0,2 – Texto apresenta tese relacionada adequadamente ao tema (TS).
    ( ) 0,3 – Texto desenvolve um argumento consistente em relação à tese (ARG).
    ( X ) 0,6 – Texto desenvolve dois argumentos consistentes em relação à tese (ARG).

    2. QUALIDADE DA ARGUMENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS ACADÊMICOS
    De uma nota de 0 a 2,eu daria 1 .

    3. PROJETO DE TEXTO/COERÊNCIA
    ( ) 1,0 – Texto não apresenta incoerência.
    ( ) 0,8 – Texto apresenta 1 ponto de incoerência local (interna ou externa) (CRL) ou de lacuna (LCN).
    ( ) 0,6 – Texto apresenta 2 pontos de incoerência local (interna ou externa) ou de lacuna.
    ( ) 0,4 – Texto apresenta 3 pontos de incoerência local (interna ou externa) ou de lacuna.
    ( X ) 0,2 – Texto apresenta 4 pontos de incoerência local (interna ou externa) ou de lacuna.
    ( ) 0,0 – Texto apresenta incoerência global (CRG) e/ou 5 ou mais pontos de incoerência local e lacuna.

    4. COESÃO (CS)
    ( X ) 2,0 – Texto não apresenta problemas coesivos.
    ( ) 1,5 – Texto apresenta 1 ou 2 problemas coesivos.
    ( ) 1,0 – Texto apresenta 3 ou 4 problemas coesivos.
    ( ) 0,5 – Texto apresenta 5 ou mais problemas coesivos.
    ( ) 0,0 – Texto apresenta problemas coesivos que comprometem globalmente a leitura.

    5. ADEQUAÇÃO À NORMA CULTA (NC)
    ( ) 2,0 – Texto não apresenta problemas gramaticais.
    ( ) 1,5 – Texto apresenta 1 ou 2 problemas gramaticais.
    ( ) 1,0 – Texto apresenta 3 ou 4 problemas gramaticais.
    ( ) 0,5 – Texto apresenta 5 ou mais problemas gramaticais.
    ( X ) 0,2 – Texto apresenta problemas gramaticais em quantidade excessiva.

    6. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    ( ) 2,0 – Apresenta 6 elementos.
    ( ) 1,5 – Apresenta 5 elementos.
    ( X ) 1,0 – Apresenta 3 ou 4 elementos.
    ( ) 0,5 – Apresenta 1 ou 2 elementos.
    ( ) 0,0 – Não apresenta nenhum elemento.
    Nota : 4,4
    Em uma grade de 0 a 10

    • 0
  2. Olá
    Seu texto está ótima, só é preciso se atentar alguns pontos.
    – Na introdução percebemos muito bem o uso de alusão e da tese. Só teve uma palavra ”desafil” mas acho que foi erro de digitação.
    – No D1 você argumentou muito bem e usou dados para comprovar, so trocaria o conectivo (conjunção) pois ficou repetido em um espaço de tempo muitooo curto ”assim, assim agravando ainda…”
    além de que houve um erro de concordância ”que essa lei e várias outra…”
    -No D2 também teve uma forte argumentação com comprovação, so percebi que no conectivo ‘ademias’ talvez não se escrevesse assim. Além de alguns erros, mas como falei anteriormente, pode ser erro de digitação.
    -Na conclusão não está ruim, mas você precisa organiza-la e detalhar mais. Pois nas primeiras linhas você foi diretamente ao ponto da proposta. Talvez ficaria melhor: Portanto, a democratização da tecnologia no Brasil precisa de medidas para solucionar a problemática. O Governo…

    Enfim, sua redaçao está bem estruturada, com conectivos diversos. Boa argumentação com dados e alusão explícita, e com conclusão razoável, mas que precisa de ajustes.
    Continue praticando e sempre ficando de olhos nas competências. Boa sorte.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.