Iniciante

“A Inclusão de Pessoas com Limitações físicas no Brasil”

  • 0

Após o Primeiro Conflito mundial, regimes totalitários entraram em ascensão, entre eles o Nazismo Alemão que pregava a superioridade Ariana em detrimento do antissemitismo. Pessoas com deficiência física, negros, judeus e gays eram mortos em campos de concentração. De fato, na realidade atual, o preconceito contra as minorias persiste, além disso, a falta de acessibilidade corrobora para o entrave.

Em primeira análise, é lícito pontuar o pré julgamento como um potencializador da mazela. A exemplo disso, na Grécia antiga, indivíduos com deficiência física eram mortos por serem vistos como defeituosos. Analogamente ao século XXI, ainda se nota a aversão á pessoas que apresentem alguma limitação corporal por parte da sociedade. Dessa forma é evidente que apesar de vivermos na modernidade, atos retrógrados da antiguidade continuam.

Ademas, é nítido o abandono estatal, no que tange á ampliação dos investimentos destinados às áreas de inclusão social. Em 1948,foi assinada a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, que assegura igualdade de direitos. Todavia, isso não ocorre, uma vez que deficientes físicos encontram grandes dificuldades de percurso dentro das cidades, como escadas, calçadas sem rampas e falta de pisos táteis, que dificultam a acessibilidade.

Portanto, é evidente que o cenário de inclusão no Brasil necessita de medidas para se alterar. O Ministério da Educação juntamente ao Ministério da Cidadania deve desenvolver palestras educativas dentro de escolas, com o intuito de prevenir o preconceito e estimular a boa convivência através de profissionais especializados e projetos escolares. Assim, tal medida contribuirá para que a sociedade brasileira preserve o que os Direitos Humanos defende.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá
    COMPETÊNCIA 1: Apresenta domínio da norma culta da língua portuguesa em grande parte do seu texto, mas contém alguns erros gramaticais.
    NOTA: 180
    COMPETÊNCIA 2: compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema (repertório sociocultural), dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Dei esta nota, porque na sua conclusão entendi que você focou mais no preconceito do que nas limitações físicas.
    NOTA: 180
    COMPETÊNCIA 3: Consegui identificar seu ponto de vista, e utilizou argumentos sólidos para afirmar sua Perspectiva de observação e entendimento. (utilizou repertório sociocultural bem)
    NOTA: 200
    COMPETÊNCIA 4: Texto interligado, usou bem os conectivos/apresenta domínios de conetivos, texto coeso, e de fácil entendimento para o leitor
    NOTA:200
    COMPETÊNCIA 5: Apresentou uma excelente conclusão, com agente, modo, meio e resultado esperado, com detalhamento de um destes.
    NOTA: 200

    NOTA FINAL:960

    • 1
  2. O seu texto trata do tema corretamente. Muito bem! Para deixá-lo ainda melhor é importante você trabalhar mais os seus argumentos sobre a Inclusão de pessoas com limitações físicas nos dias de hoje.

    “Após o Primeiro Conflito mundial, regimes totalitários entraram em ascensão, entre eles o Nazismo Alemão que pregava a superioridade Ariana em detrimento do antissemitismo.”
    (Bom fazer alusão histórica!)

    • 1
  3. Nota 01 – 160 – presença de alguns erros gramaticais e de pontuação.
    Nota 02 – 200 – boa estrutura textual e uso de outras áreas de conhecimento de forma adequada.
    Nota 03 – 160 – use mais seu ponto de vista e senso crítico durante a argumentação.
    Nota 04 – 200 – Bom uso dos conectivos.
    Nota 05 – 160 – senti falta do detalhamento, o qual é um dos elementos conclusivos. Fora isso, sua proposta de intervenção está excelente.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.