Iniciante

A inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho brasileiro

  • 0

Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa linha de raciocínio, é preciso dar o primeiro passo em relação à necessidade de inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho brasileiro, uma vez que ficam à margem da sociedade e não conseguem emprego. Desse modo, o preconceito enraizado e a ineficiência governamental na ressocialização de ex-presos corroboram o problema.

Diante desse cenário, o preconceito enraizado é um dos principais fatores que impedem a inclusão de ex-presidiários no mercado de trabalho no Brasil. De acordo com Alberto Einstein, físico alemão, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. De maneira análoga, a sociedade contemporânea possui uma mentalidade preconceituosa e exclusiva para com ex-detentos, pois julga essas pessoas como inferiores e inconfiáveis para conviverem em grupo e serem contratadas para trabalhar. Dessa forma, ex-carcerários são frequentemente excluídos e possuem dificuldade para encontrar emprego.

Outrossim, a ineficiência governamental na ressocialização de ex-detentos dificulta a reinserção destes como cidadãos comuns no corpo social, pois há pouco investimento do Governo em programas de qualificação profissional, por exemplo. Conforme pesquisas do portal de notícias G1, menos de 20% dos ex-presos trabalham, o que representa um percentual pequeno da quantidade total. Sendo assim, é notável que há falta de investimento público para reinserir ex-detentos na vida social e no mercado de trabalho, dificultando a inclusão, visto que não recebem apoio e são colocados como marginais desqualificados, fato que complexifica a busca por trabalho.

Portanto, cabe à mídia, enquanto importante instrumento para a divulgação massiva de informações, criar campanhas de combate ao preconceito contra ex-presidiários, por meio do compartilhamento de postagens nas redes sociais, a fim de favorecer a inclusão dessas pessoas. Além disso, o Governo Federal deve investir na ressocialização de ex-detentos, por meio de programas educacionais, como cursos profissionalizantes gratuitos, com o intuito de reinserir esses indivíduos no mercado de trabalho. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo para a evolução citado por Oscar Wilde.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, gostei muito da sua redação!
    Você elaborou muito bem seu texto. Os problemas citados na introdução foram muito bem abordados nos dois parágrafos de desenvolvimento. No último parágrafo você finalizou perfeitamente, utilizando agente, detalhamento, ação, meio e finalidade. Completando a proposta de intervenção, indispensável para a redação ENEM. Além de ter feito o uso adequado de repertorio e dados. Parabéns

    • 1
  2. Olá, Graziele! Pra mim, seu texto está muito bem elaborado. Os problemas citados na introdução foram aprofundados nos dois parágrafos de desenvolvimento. Fez uso devido de repertórios e dados que contribuíram com seus argumentos. Na conclusão, você resolveu os problemas de forma detalhada (como; por meio de; a fim de;), fechando assim a competência de proposta de intervenção, indispensável para a redação ENEM. Bons estudos e continue na caminhada! :)

    • 1
  3. Olá….gostei bastante da sua redação!
    Gostei bastante do uso dos repertórios …só cuidado para não ficar só em um…por exemplo, só frases de filósofos.
    Você estruturou muito bem seu texto e finalizou perfeitamente bem, através do uso do agente, detalhamento, ação, meio e finalidade…você arrasou! Se continuar treinando e estudando redações vai alcançar a perfeição…parabéns!

    • 1
  4. Olá! Achei o texto bem estruturado, com argumentos concretos e solução viável. Os parágrafos estão interligados e há uma variedade de conectivos, o que é ótimo! Se me permite, diria que seria bom apostar no uso de sinônimos e evitar a repetição de palavras muito próximas.
    “Desse modo, o *preconceito enraizado* e a ineficiência governamental na ressocialização de ex-presos corroboram o problema.
    Diante desse cenário, o *preconceito enraizado* é um dos principais fatores…”.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.