“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”. Essa frase, da filósofa Hannah Arendt, aponta para a importância de os direitos serem mantidos. No entanto, no que concerne à questão da inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos. Nesse contexto, torna-se evidente o preconceito por parte da sociedade, bem como a ineficiência do Estado.
Em princípio, é válido ressaltar o preconceito e sua inerente relação com o problema. Na série “Eu sou um assassino: em liberdade”, produzido pela Netflix, expõe a dificuldade de Dale Singer, após ser solto, uma delas é a falta de oportunidade de trabalho, visto que está marcado pelo estigma de ex-presidiários. Assim, após ser liberto esses ex-detentos são considerados ameaça pela sociedade, mesmo tendo comprido sua pena, o que marginaliza essa parte da população e deixa-os desamparados. Dessa forma, o que deve ser desconstruído, não fomentando assim a volta ao crime.
Outrossim, é lícito analisar a omissão governamental como impulsionador desse revés. Segundo Anatole France “O Estado é como o corpo humano. Nem todas as funções que desempenha são nobres”. Por analogia, no Brasil, a falta de projetos de reinserção de ex-condenados no círculo social é um obstáculo, pois após o comprimento da sentença são deixados sem nenhum amparo ou auxílio, dificultando sua reintrodução no mercado de trabalho, colabora assim para a invisibilidade. Logo, é explícita a grande falha no sistema brasileiro que contribui para a perpetuação desse cenário caótico.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para resolver essa adversidade. Cabe ao Governo Federal, em parceria com o Ministério da Justiça, realize com investimentos projetos de incentivo ao trabalho para ex-detentos, através de união com empresas, que disponibilize vagas para esses delituosos, o que promove a maior oferta de oportunidade, contribuindo para a reinserção desses seres. Mediante a essas ações concretas a realidade descrita por Anatole France, se fará utópica.
Pedro Franco @pedrostudie
•Introdução:
Boa Contextualização – C2ok
Boa Apresentação do Tema – C2ok
Apresentação dos argumentos (tese) – C3ok
Sua Introdução está muito bem estruturada!
•Desenvolvimento 1:
Tópico frasal(Retomada do argumento)- C3ok
Sugestão: No lugar de colocar a palavra “problema” você pode fazer a manutenção temática – usando as palavras do tema ou palavra sinônimas dela.
Exemplo: Em princípio, é válido ressaltar o preconceito e sua inerente relação com a lacuna de inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho brasiliano.
Competência 1:
Erros de semântica – competência 1
“Na série “Eu sou um assassino: em liberdade”, produzido pela Netflix, EXPÕE […]” Como você usou “Na série” o correto seria ter USADO “é exposto” ou “é retratado” .
O correto é cumprido e não comprido, por isso esse erro é classificado como erro semântico, uma vez que as palavras tem significados diferentes.
Erro de Concordância – C1x
“Após ser liberto esses ex-detentos ”
O correto é “Após serem libertos esses ex-detentos” ,assim tudo ficando no plural.
“Dessa forma, o que deve ser desconstruído, não fomentando assim a volta ao crime.” -> uso errado do “o que” ,uma vez que ele tem sentido explicativo e não demonstrativo ,para ficar correto você deveria trocar por “isso”.
Competência 2:
Repertório Pertinente, Legitimado, no entanto sem produtividade.
Sem manutenção temática ,ou seja,você não retoma o tema de forma completa nesse parágrafo.
Competência 3:
Há algumas falhas no seu projeto de texto, o que prejudica o desenvolvimento e a organização da suas ideias.Prova disso, é que seu parágrafo ficou extremamente expositivo, pois você escreve várias informações ,mas não as desenvolve tampouco explica a relação delas com a sua discussão sobre o tema e o cenário brasileiro.
Competência 4:
Você usou poucos conectivos no seu parágrafo, recomendo se atentar a isso. Além disso, sugiro que use operadores argumentativos sequênciais no início do seu desenvolvimento 1,como “Diante desse cenário” “Nessa perspectiva”.
•Desenvolvimento 2 :
Competência 1
Erro de semântica – palavra comprimento .
O correto seria usar a palavra “colaborando”, uma vez que usou “dificultando”.
Além disso, você deveria ter escrito assim : […] , o que acaba dificultando sua reintrodução no mercado de trabalho e colaborando para a invisibilidade desse grupo.
Competência 2:
Repertório não cumpriu todos os requisitos(pertinentes, Legitimado e sem produtividade ),pois você não fica evidente a relação do repertório com a sua discussão.
Manutenção temática completa.
Competência 3:
Esse parágrafo ficou melhor do que o outro,porque apesar de ter algumas falhas argumentativas devido às falhas no projeto de texto esse parágrafo não ficou tão expositivo e possível identificar uma sequênciação de ideias – mesmo que fracas – para sustentar o seu ponto de vista.
Competência 4
Uso escasso de conectivos.
•Conclusão:
Competência 1:
-Cabe ao Governo Federal(1), em parceria com o Ministério da Justiça, realize com investimentos […]”
Nesse caso o correto é: ,por meio de investimento, […]
Erro de virgula
[…] a realidade descrita por Anatole France ,se fará utópica”
Não há virgula, nesse caso.
Erros de virgula e concordância :
“[…],o que promove maior oferta de oportunidades, contribuindo para a reinserção desses seres”
Reescrita correta :
“[…],o que promove a maior oferta de oportunidade “e” contribuir para a reinserção desses seres.”
Erro de regência:
O correto é mediante essas ações concretas, sem o “a”.
Competência 2:
Sem manutenção temática.
Competência 3:
Falha no projeto de texto .
Boa Retomada do repertório
Competência 4:
Uso escasso de conectivos
Competência 5:
Sua proposta está incompleta, pois ela só tem 3 dos 5 elementos – faltou a finalidade e o detalhamento.
Para resolver isso opte por deixar explícito os elementos da sua proposta por meio de conjunções, além disso defina os elementos da proposta logo no projeto de texto.
Obs :
“Portanto, é preciso que o Estado tome providências para resolver essa adversidade.”
Esse período é totalmente inútil, aqui poderia ter sido feita uma retomada dos argumentos + a manutenção temática.
Reescrita do parágrafo de conclusão:
Portanto, em virtude do preconceito e da exígua atuação do Estado faz-se necessária uma intervenção.Para isso , o Governo Federal ,em parceria com o Ministério da Justiça, deve realizar, por meio de investimentos,projetos de incentivo à contratação de ex-detentos em grandes empresas – como coca-cola e McDonald’s -,a fim de promover maior oferta de emprego para esse grupo e ,consequentemente, contribuir pra a reinserção deles no mercado de trabalho . Com isso ,mediante essa ação a realidade descrita por Anatole France se fará utópica.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3:120
Competência 4:160
Competência 5:120
Nota : 680
Correção totalmente alinhada com o manual do corretor,atente-se aos erros e as sugestões .
Bons estudos ❤
Se tiver alguma dúvida me manda no direct de Pedro Franco @pedrostudie
FRANCISCOFONTENELLE
Na introdução, você trouxe um repertório social, mas a explicação do repertorio deveria ter sido melhor explorada para dar-lhe coerência. Mas a tese foi produtiva no sentido de marcar a ausência da inclusão social como direito para a minoria em questão. Ademais, o projeto de texto ficou explícitos os argumentos a ser explorado no D1 e D2. Boa introdução!
No D1, há boas estratégias coesivas para iniciar o parágrafo e para ligar as ideias dentro dele. (Em princípio, Assim, Dessa forma,). Todavia, é bom evitar período muito longos como o segundo. Há possibilidade de explorar a ideia com mais produtividade com coesão e objetividade. Cuide disso!
No D2, há boas estratégias coesivas para iniciar o parágrafo e para ligar as ideias dentro dele. (Outrossim, Segundo, como, pois, assim, Logo, que, desse). Houve coesão e coerência pelos mecanismos linguísticos usados na construção. Todavia, no trecho: “colabora assim para a invisibilidade.”, o elemento coesivo “assim” deve vir entre virgulas, já que está intercalado.
Na conclusão, as ideias ficaram meio que nebulosas na elaboração do projeto de intervenção. É preciso objetividade, concisão e clareza para dar coerência ao texto. Neste caso, apesar de aparecerem alguns dos elementos da intervenção, sugiro reformular a conclusão. Abaixo, reescrevi-o como uma sugestão a ser observada.
“Portanto, é preciso que o Estado tome providências para resolver essa adversidade. Para isso, cabe ao Governo Federal – em parceria com o Ministério da Justiça – realizar projetos de incentivo ao trabalho para ex-detentos, por meio investimentos financeiros e de parceria com empresas – que disponibilizem vagas para esses delituosos – com o fim de promover a maior oferta de oportunidade, e contribuir para a reinserção social desses seres. Mediante a essas ações concretas, a realidade descrita por Anatole France far-se-á utópica.”
No mais, não deixe de continuar escrevendo.
PedroOmar
Olá, vou corrigir sua redação com base nas competências do Enem.
Na introdução, você trouxe um repertório, sua tese e o apontamento dos dois argumentos, porém você não explicitou qual era o direito em questão, o da inclusão social, isso pode ser mudado, parágrafo muito bem construído.
No D1, vc construiu bem a argumentação e a tese ,porém houveram alguns desvios semânticos nela, por exemplo “Na série “Eu sou um assassino: em liberdade”, produzido pela Netflix, expõe a dificuldade de Dale Singer, após ser solto, uma delas é a falta de oportunidade de trabalho,”, podia ser substituído por “Eu sou um assassino: em liberdade”, produzido pela Netflix, expõe as dificuldades da reinserção social de Dale Singer, após sua soltura, como a falta de oportunidade de trabalho “, outra palavra escrita de maneira errada é “comprido”, o certo nessa situação é “cumprido”, senti falta também de uma analogia explicita ao contexto no Brasil.
No D2, foi tudo perfeito, houve analogia, encerramento, tópico frasal e repertório, menos a escrita da palavra “comprimento” o certo “cumprimento ”
Na conclusão, não vi com clareza o detalhamento do agente e a finalidade da proposta, o que configura uma proposta incompleta, a retomada deve ser dada à introdução, não ao desenvolvimento, vc devia ter retomada a ideia de Hannah Arendt.
C1=160
C2=200
C3=200
C4=200
C4=160
Nota:920
BONS ESTUDOS!