A inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho brasileiro

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“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”. Essa frase, da filósofa Hannah Arendt, aponta para a importância de os direitos serem mantidos. No entanto, no que concerne à questão da inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos. Nesse contexto, torna-se evidente o preconceito por parte da sociedade, bem como a ineficiência do Estado.

Em princípio, é válido ressaltar o preconceito e sua inerente relação com o problema. Na série “Eu sou um assassino: em liberdade”, produzido pela Netflix, expõe a dificuldade de Dale Singer, após ser solto, uma delas é a falta de oportunidade de trabalho, visto que está marcado pelo estigma de ex-presidiários. Assim, após ser liberto esses ex-detentos são considerados ameaça pela sociedade, mesmo tendo comprido sua pena, o que marginaliza essa parte da população e deixa-os desamparados. Dessa forma, o que deve ser desconstruído, não fomentando assim a volta ao crime.

Outrossim, é lícito analisar a omissão governamental como impulsionador desse revés. Segundo Anatole France “O Estado é como o corpo humano. Nem todas as funções que desempenha são nobres”. Por analogia, no Brasil, a falta de projetos de reinserção de ex-condenados no círculo social é um obstáculo, pois após o comprimento da sentença são deixados sem nenhum amparo ou auxílio, dificultando sua reintrodução no mercado de trabalho, colabora assim para a invisibilidade. Logo, é explícita a grande falha no sistema brasileiro que contribui para a perpetuação desse cenário caótico.

Portanto, é preciso que o Estado tome providências para resolver essa adversidade. Cabe ao Governo Federal, em parceria com o Ministério da Justiça, realize com investimentos projetos de incentivo ao trabalho para ex-detentos, através de união com empresas, que disponibilize vagas para esses delituosos, o que promove a maior oferta de oportunidade, contribuindo para a reinserção desses seres. Mediante a essas ações concretas a realidade descrita por Anatole France, se fará utópica.

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3 Correções

  1. •Introdução:
    Boa Contextualização – C2ok
    Boa Apresentação do Tema – C2ok
    Apresentação dos argumentos (tese) – C3ok

    Sua Introdução está muito bem estruturada!

    •Desenvolvimento 1:

    Tópico frasal(Retomada do argumento)- C3ok
    Sugestão: No lugar de colocar a palavra “problema” você pode fazer a manutenção temática – usando as palavras do tema ou palavra sinônimas dela.
    Exemplo: Em princípio, é válido ressaltar o preconceito e sua inerente relação com a lacuna de inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho brasiliano.
    Competência 1:
    Erros de semântica – competência 1
    “Na série “Eu sou um assassino: em liberdade”, produzido pela Netflix, EXPÕE […]” Como você usou “Na série” o correto seria ter USADO “é exposto” ou “é retratado” .
    O correto é cumprido e não comprido, por isso esse erro é classificado como erro semântico, uma vez que as palavras tem significados diferentes.

    Erro de Concordância – C1x
    “Após ser liberto esses ex-detentos ”
    O correto é “Após serem libertos esses ex-detentos” ,assim tudo ficando no plural.

    “Dessa forma, o que deve ser desconstruído, não fomentando assim a volta ao crime.” -> uso errado do “o que” ,uma vez que ele tem sentido explicativo e não demonstrativo ,para ficar correto você deveria trocar por “isso”.

    Competência 2:
    Repertório Pertinente, Legitimado, no entanto sem produtividade.
    Sem manutenção temática ,ou seja,você não retoma o tema de forma completa nesse parágrafo.

    Competência 3:
    Há algumas falhas no seu projeto de texto, o que prejudica o desenvolvimento e a organização da suas ideias.Prova disso, é que seu parágrafo ficou extremamente expositivo, pois você escreve várias informações ,mas não as desenvolve tampouco explica a relação delas com a sua discussão sobre o tema e o cenário brasileiro.

    Competência 4:
    Você usou poucos conectivos no seu parágrafo, recomendo se atentar a isso. Além disso, sugiro que use operadores argumentativos sequênciais no início do seu desenvolvimento 1,como “Diante desse cenário” “Nessa perspectiva”.

    •Desenvolvimento 2 :
    Competência 1
    Erro de semântica – palavra comprimento .

    O correto seria usar a palavra “colaborando”, uma vez que usou “dificultando”.

    Além disso, você deveria ter escrito assim : […] , o que acaba dificultando sua reintrodução no mercado de trabalho e colaborando para a invisibilidade desse grupo.

    Competência 2:

    Repertório não cumpriu todos os requisitos(pertinentes, Legitimado e sem produtividade ),pois você não fica evidente a relação do repertório com a sua discussão.

    Manutenção temática completa.

    Competência 3:
    Esse parágrafo ficou melhor do que o outro,porque apesar de ter algumas falhas argumentativas devido às falhas no projeto de texto esse parágrafo não ficou tão expositivo e possível identificar uma sequênciação de ideias – mesmo que fracas – para sustentar o seu ponto de vista.

    Competência 4
    Uso escasso de conectivos.

    •Conclusão:

    Competência 1:

    -Cabe ao Governo Federal(1), em parceria com o Ministério da Justiça, realize com investimentos […]”
    Nesse caso o correto é: ,por meio de investimento, […]

    Erro de virgula

    […] a realidade descrita por Anatole France ,se fará utópica”
    Não há virgula, nesse caso.

    Erros de virgula e concordância :
    “[…],o que promove maior oferta de oportunidades, contribuindo para a reinserção desses seres”

    Reescrita correta :

    “[…],o que promove a maior oferta de oportunidade “e” contribuir para a reinserção desses seres.”

    Erro de regência:
    O correto é mediante essas ações concretas, sem o “a”.

    Competência 2:

    Sem manutenção temática.

    Competência 3:

    Falha no projeto de texto .
    Boa Retomada do repertório

    Competência 4:

    Uso escasso de conectivos

    Competência 5:

    Sua proposta está incompleta, pois ela só tem 3 dos 5 elementos – faltou a finalidade e o detalhamento.

    Para resolver isso opte por deixar explícito os elementos da sua proposta por meio de conjunções, além disso defina os elementos da proposta logo no projeto de texto.

    Obs :
    “Portanto, é preciso que o Estado tome providências para resolver essa adversidade.”

    Esse período é totalmente inútil, aqui poderia ter sido feita uma retomada dos argumentos + a manutenção temática.

    Reescrita do parágrafo de conclusão:

    Portanto, em virtude do preconceito e da exígua atuação do Estado faz-se necessária uma intervenção.Para isso , o Governo Federal ,em parceria com o Ministério da Justiça, deve realizar, por meio de investimentos,projetos de incentivo à contratação de ex-detentos em grandes empresas – como coca-cola e McDonald’s -,a fim de promover maior oferta de emprego para esse grupo e ,consequentemente, contribuir pra a reinserção deles no mercado de trabalho . Com isso ,mediante essa ação a realidade descrita por Anatole France se fará utópica.

    Competência 1: 120
    Competência 2: 160
    Competência 3:120
    Competência 4:160
    Competência 5:120
    Nota : 680

    Correção totalmente alinhada com o manual do corretor,atente-se aos erros e as sugestões .

    Bons estudos ❤

    Se tiver alguma dúvida me manda no direct de Pedro Franco @pedrostudie

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  2. Na introdução, você trouxe um repertório social, mas a explicação do repertorio deveria ter sido melhor explorada para dar-lhe coerência. Mas a tese foi produtiva no sentido de marcar a ausência da inclusão social como direito para a minoria em questão. Ademais, o projeto de texto ficou explícitos os argumentos a ser explorado no D1 e D2. Boa introdução!

    No D1, há boas estratégias coesivas para iniciar o parágrafo e para ligar as ideias dentro dele. (Em princípio, Assim, Dessa forma,). Todavia, é bom evitar período muito longos como o segundo. Há possibilidade de explorar a ideia com mais produtividade com coesão e objetividade. Cuide disso!

    No D2, há boas estratégias coesivas para iniciar o parágrafo e para ligar as ideias dentro dele. (Outrossim, Segundo, como, pois, assim, Logo, que, desse). Houve coesão e coerência pelos mecanismos linguísticos usados na construção. Todavia, no trecho: “colabora assim para a invisibilidade.”, o elemento coesivo “assim” deve vir entre virgulas, já que está intercalado.

    Na conclusão, as ideias ficaram meio que nebulosas na elaboração do projeto de intervenção. É preciso objetividade, concisão e clareza para dar coerência ao texto. Neste caso, apesar de aparecerem alguns dos elementos da intervenção, sugiro reformular a conclusão. Abaixo, reescrevi-o como uma sugestão a ser observada.

    “Portanto, é preciso que o Estado tome providências para resolver essa adversidade. Para isso, cabe ao Governo Federal – em parceria com o Ministério da Justiça – realizar projetos de incentivo ao trabalho para ex-detentos, por meio investimentos financeiros e de parceria com empresas – que disponibilizem vagas para esses delituosos – com o fim de promover a maior oferta de oportunidade, e contribuir para a reinserção social desses seres. Mediante a essas ações concretas, a realidade descrita por Anatole France far-se-á utópica.”

    No mais, não deixe de continuar escrevendo.

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  3. Olá, vou corrigir sua redação com base nas competências do Enem.
    Na introdução, você trouxe um repertório, sua tese e o apontamento dos dois argumentos, porém você não explicitou qual era o direito em questão, o da inclusão social, isso pode ser mudado, parágrafo muito bem construído.
    No D1, vc construiu bem a argumentação e a tese ,porém houveram alguns desvios semânticos nela, por exemplo “Na série “Eu sou um assassino: em liberdade”, produzido pela Netflix, expõe a dificuldade de Dale Singer, após ser solto, uma delas é a falta de oportunidade de trabalho,”, podia ser substituído por “Eu sou um assassino: em liberdade”, produzido pela Netflix, expõe as dificuldades da reinserção social de Dale Singer, após sua soltura, como a falta de oportunidade de trabalho “, outra palavra escrita de maneira errada é “comprido”, o certo nessa situação é “cumprido”, senti falta também de uma analogia explicita ao contexto no Brasil.
    No D2, foi tudo perfeito, houve analogia, encerramento, tópico frasal e repertório, menos a escrita da palavra “comprimento” o certo “cumprimento ”
    Na conclusão, não vi com clareza o detalhamento do agente e a finalidade da proposta, o que configura uma proposta incompleta, a retomada deve ser dada à introdução, não ao desenvolvimento, vc devia ter retomada a ideia de Hannah Arendt.
    C1=160
    C2=200
    C3=200
    C4=200
    C4=160
    Nota:920
    BONS ESTUDOS!

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