Iniciante

A Inclusão da Mulher na Sociedade Brasileira

  • 1

No filme “Yentl”, é retratada a história de uma jovem que têm o sonho de entrar na faculdade, porém, de acordo com as normas daquela época, mulheres não podiam ter tal privilégio, sendo esse um direito apenas dos homens. De forma semelhante ao problema da protagonista, a inclusão da mulher na sociedade brasileira é um problema atemporal, que mesmo tendo seus avanços, ainda é muito presente nos dias atuais. Assim, é possível observar que os principais empecilhos para a resolução da problemática são: o pensamento arcaico que as mulheres são inferiores aos homens e a falta de respeito que tal população sofre ao tentar entrar em algumas profissões.

Em primeiro plano, o pensamento arcaico sobre o sexo feminino, mesmo no século XXI, ainda afeta as moças. O filme “Mulan”, lançado pela Disney, ilustra a vida da jovem Mulan que, para entrar no exército, para ir a guerra, com o intuito de proteger seu país, no entanto, mulheres não podiam lutar a favor ou contra o seu país graças ao pensamento do corpo social, então, ela fantasia-se de homem para conseguir tal mérito. Apesar da fantasia masculina não ser mais necessária, o pensamento do corpo social, em muitos casos, ainda é o mesmo.

Ademais, as mulheres recebem uma grande falta de respeito quando tentam entrar em uma profissão que foi “designada para homens”. No entanto, de acordo com o Art. 3, Inc. VI da Constituição Federal de 1988, todos merecem respeito não importando o sexo, infelizmente, assiste-se no Brasil um desrespeito á carta magna. Desse modo, necessitando de uma resolução.

Portanto, é primordial que as mídias comecem a repercutir mais sobre a história feminina e o protestos que ocorrem a favor dos direitos iguais. Outrossim, cabe a população brasileira deve começar a parar com o julgamento sobre a área profissional escolhida, a partir do acolhimento em tal área. Assim problemas como o retratado em Yentl podem ser erradicados.

 

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Adorei as alusões com os filmes como objeto de reflexão, incrível! O vocabulário está ótimo, mas alguns elementos de coesão textual podem ser melhorados.
    Senti falta de um foco maior na proposta de intervenção, acho que o tema tem muito potencial e exige uma proposta de intervenção à altura.
    Por fim, fiz algumas sugestões no próprio texto, vou anexar abaixo:

    No filme “Yentl”, é retratada a história de uma jovem que têm (substituir por ‘’tem’’, pois se refere ao singular) o sonho de entrar na faculdade, porém, de acordo com as normas daquela época, mulheres não podiam ter tal privilégio, sendo esse um direito apenas dos homens. De forma semelhante ao problema da protagonista, a inclusão da mulher na sociedade brasileira é um problema atemporal, que mesmo tendo(sugiro a troca pela palavra ‘’apesar’’) seus avanços, ainda é muito presente nos dias atuais. Assim, é possível observar que os principais empecilhos para a resolução da problemática são: o pensamento arcaico que as mulheres são inferiores aos homens e a falta de respeito que tal população sofre ao tentar entrar em algumas profissões.
    Em primeiro plano, o pensamento arcaico sobre o sexo feminino, mesmo no século XXI, ainda afeta as moças. O filme “Mulan”, lançado pela Disney, ilustra a vida da jovem Mulan que, para entrar no exército (sugiro excluir ‘’para entrar no exército’’ para dar mais harmonia ao parágrafo), para ir a guerra , com o intuito de proteger seu país, no entanto, mulheres não podiam lutar a favor ou contra o seu país graças ao pensamento do corpo social (essa parte não condiz com o que você apresenta ao começar a contextualizar com ‘’… jovem Mulan que, para…’’), então, ela fantasia-se de homem para conseguir tal mérito. Apesar da fantasia masculina não ser mais necessária, o pensamento do corpo social, em muitos casos, ainda é o mesmo.
    Ademais, as mulheres recebem uma grande falta de respeito quando tentam entrar em uma profissão que foi “designada para homens”. No entanto, de acordo com o Art. 3, Inc. VI da Constituição Federal de 1988, todos merecem respeito não importando o sexo,(colocar ponto final+ I maiúsculo no ‘’infelizmente’’) infelizmente, assiste-se no Brasil um desrespeito á carta magna.(inserir vírgula + ‘’o que necessita ser resolvido’’) Desse modo, necessitando de uma resolução.
    Portanto, é primordial que as mídias comecem a repercutir mais sobre a história feminina e o (o é singular, ao se referir a protestos, usar ‘’os’’)protestos que ocorrem a favor dos direitos iguais. Outrossim, cabe a população brasileira deve (excluir ‘’deve’’) começar a parar com o julgamento sobre a área profissional escolhida, a partir do acolhimento em tal área(evitar a repetição da palavra’’área’’). Assim (inserir vírgula)problemas como o retratado em Yentl podem ser erradicados.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.