O episódio “Playtest” da série “Black Mirror”, disponível na plataforma Netflix, retrata a vida de Cooper, um viajante, que ao aceitar um trabalho temporário acaba explorando os efeitos psicológicos negativos que jogos intensos podem causar na mente humana. Similarmente, o cenário atual no Brasil apresenta uma preocupante tendência em direção à incitação de violência em jogos virtuais. Nesse viés, a negligência do assunto e a ausência de punições impulsionam essa problemática.
Primeiramente, fica evidente que a negligência ao assunto promove sua magnitude. Conforme observado pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o “comportamento de manada” é uma situação em que indivíduos, quando reunidos em grupo, reagem da mesma forma, embora não exista direção planejada. Fazendo linha aos termos, grande parcela dos cidadãos acabam sendo influenciados por esse comportamento coletivo, muitas vezes sem questionar ou analisar as consequências de suas ações. Logo, é inaceitável permitir que tal negligência se propague na corporação brasileira, tendo em vista que, irá resultar em comportamentos prejudiciais, como o cyberbullying e a disseminação de discursos de ódio.
Paralelo a isso, a ausência de punições é um aspecto relevante a ser considerado no contexto da promoção de violência em jogos virtuais. Nesse sentido, Hannah Arendt – filósofa alemã – define o conceito de “Banalidade do Mal” como a não consciência das pessoas pelo mal presente em si, o qual fere não só a elas, como a sociedade. Isso demonstra que, quando se trata de jogos virtuais que contêm conteúdo violento, a falta de punições efetivas em relação à incitação dessa violência podem agravar ainda mais os riscos associados a esse comportamento. Dessa forma, as pessoas acabam acreditando que a internet é uma terra sem lei e se os órgãos governamentais não fiscalizarem adequadamente a indústria de jogos, infelizmente, a sociedade poderá enfrentar o aumento dessa provocação.
Portanto, é evidente que essa realidade exige mudanças significativas. Para isso, é responsabilidade do Governo garantir o cumprimento das leis e regulamentações relacionadas aos jogos com conteúdo violento, por meio de políticas públicas efetivas, a fim de promover um ambiente de jogos virtuais mais seguro e responsável, de maneira que se evite a incitação de comportamentos prejudiciais.
ericatonon123
Olá, mariacllar4
INTRODUÇÃO
Trouxe um bom contexto, apresentou o tema e faz uma tese binária para o D1 e D2.
DESENVOLVIMENTO
usou bons conectivos, reforçou a tese em cada desenvolvimento, fundamentou-se e expressou opinião.
CONCLUSÃO
Usou bom conectivo, faltou retomar o posicionamento/tese, apresentou ação, agente, efeito, modo e detalhamento!
parabéns, vamos continuar estudando.
Te convido a corrigir minha última redação.
obrigada!