Iniciante

A impunidade perante o sistema judiciário Brasileiro

  • 0

Em acordo à constituição federal brasileira de 1988, o conjunto de normas de maior importância para um país, em seu artigo 5º é garantida a igualdade perante a lei, o direito a vida e a liberdade de todos os cidadãos. Assim sendo, em conformidade a constituição o indivíduo que atentar contra a vida de alguém deve responder criminalmente. Isto por vezes se torna falho em razão da impunidade do sistema judiciário brasileiro, e as penas alternativas que reduzem o tempo de prisão.
A impunidade através do sistema judiciário brasileiro é um fato muito grave que garante liberdade a indivíduos que deveriam ser criminalmente responsabilizados, no filme de 2017 Polícia Federal a lei é para todos, a polícia federal investiga casos de corrupção que atentam contra a pátria brasileira e em razão da impunidade foram praticados por muito tempo, sendo essa a principal culpada pela repetição e continuidade de certos crimes.
O sistema judiciário de um país, em alguns casos tem poder de elaborar penas alternativas que reduzem o tempo de prisão ou concedem liberdade a quem ainda responde a algum crime, as penas podem ser reduzidas a prestação de serviços comunitários, fiança e indenização. Um caso que repercutiu pelo mundo foi o do americano George Floyd morto pelo ex-policial Derek Chauvin, que teve direito a fiança e pagou cerca de 1 milhão de dólares para responder ao crime em liberdade, um reforço para a impunidade, que nesse caso ocorreu dentro da esfera responsável pela segurança.
Sabemos que o sistema judiciário brasileiro é por muitas vezes falho, podendo ser transformado pela análise mais cuidadosa e profunda, através dos delegados e juízes, sendo esses responsáveis por buscar penas rígidas e adequadas, tendo em vista uma justiça mais plena e harmoniosa, que acertadamente contribua pra estabelecer uma igualdade verdadeira entre os cidadãos, e desestimulando atos criminosos, pois segundo Martin Luther King “a injustiça em um lugar qualquer é ameaça para a justiça em todo o lugar.”

(obs: se possível corrija de acordo com os cinco critérios do Enem por favor)

Compartilhar

3 Correções

  1. A introdução não apresentou muito bem o tema. A tese está bem definida, mas não houve um encaminhamento para a argumentação.

    A argumentação tinham bons pontos, mas acho que faltou desenvolver mais para que não fique tão vago.

    Na conclusão, não teve a retomada da tese e o detalhamento da proposta de intervenção poderia ter sido mais aprofundado.

    Desculpe se não foi uma correção tão boa, mas sou apenas uma estudante e estou usando de base meus conhecimentos, que não são tantos quanto de algum professor qualificado.

    • 1
  2. Olaa boa noite,
    Então, eu achei que a sua tese não ficou muito clara, e a redação muito expositiva apesar de ter bons dados socioculturais, a proposta de intervenção ficou meio em aberto.
    Os parágrafos se conversam e este é um bom ponto :)

    Esta é a minha opinião, sou apenas uma estudante :)

    • 1
  3. C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
    consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200.
    C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos. 160
    C5: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não
    articulada com a discussão desenvolvida no texto. 80
    Total: 760

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.