Aprendiz

A impunidade de governos violadores dos direitos humanos

  • 1

A OTI(Organização trabalhista Internacional) N 169, em todo seu documento afirma que governos devem ser responsáveis por sua população tradicional, garantindo-lhes proteção e conservação de seus direitos humanos. Apesar de instruídos o governo brasileiro vem descumprindo severamente este contrato, aprovando leis contrárias aos povos indígenas, e sendo impunes por crimes contra a vida humana.

No artigo 2- OTI (Organização trabalhista Internacional) N 169, garante aos povos tradicionais de um país proteção e respeito a integrabilidade de sua cultura e de seus direitos como cidadãos. Porém com aprovações de leis pelo governo federal, como a Lei MP N 870/2019, permitindo que Ministérios como o da agricultura e pecuária tenham total liberdade e acesso as terras pertencentes a estes povos , abastacendo as delimitações e demarcações de territórios indígenas . Colocando não só em risco a vida destes, mas tendo um desmatamento crescente e sem controle.

Diante disso há um cenário onde o governo ignora a importância dessas pessoas, colocando suas vidas em risco e não assumindo responsabilidade que possuem sobre a população do país inteiro,incluindo as isoladas da sociedade.Como já dizia Ailton Krenak ´´A humanidade vive divórcio com a mãe terra´´. Por conseguinte não obtendo nenhum tipo de punição por atos criminosos contra a vida como, cita a LEI 2889/56  – ´´Submeter intencionalmente grupo nacional, étnico, racial ou religioso a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição total ou parcial´´, ações como estas acabam se repetindo diariamente.

Em suma , cabe ao Ministério de justiça trabalhar com punição á estes atos criminosos, cumprindo a lei em primeiro lugar. Bloqueando leis contra os direitos humanos, e penalizando os responsáveis por tais atitudes. Em conjunto ONGS como a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) sendo criteriosa com fiscalizações regulares com os  governos de cada país, para que não haja liberação de atos estes  contra a propria população sem punição, garatindo o cumprimento dos direitos humanos para todos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom dia, tudo bem ? Pelo que eu vi o pessoal já corrigiu a maioria das coisas então não sobrou muita coisa que eu pudesse falar que já não tenha sido corrigido, neste caso, se for tudo bem pra você, eu gostaria de te apresentar algumas sugestões de alusões para esse assunto em especifico que poderia deixar sua redação mais rica e coesa.

    Antes de te falar a primeira queria te mostrar também uma outra perspectiva, que no meu ponto de vista caberia bem em temas assim, que é o conhecimento da vítima, que neste caso pode te dar uma outra proposta de intervenção também, ”- é importante também ressaltar a falta de conhecimento da vitima, que em casos assim, levam á A impunidade de governos violadores dos direitos humanos …”. Dito isso, uma alusão muito boa é uma das frases mais conhecidas do filosofo Immanuel Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”

    E o segundo é a quebra do contrato social de John Locke, que diz que o Estado deve garantir aos cidadãos todos os direitos essenciais , o que se encaixa no assunto.

    Essas eram as duas que eu tinha em mente para te passar, antes de tudo queria te pedir desculpa caso eu tenha passado uma visão errada, essa é a única que eu, como estudante, consegui encontrar para te ajudar de alguma forma. Se caso você não tenha gostado das minhas sugestões, pode me mandar mensagem que apagarei minha correção. Obrigado pela oportunidade :)

    • 0
  2. Oi, boa noite. Não sou professora mas vou tentar corrigir sua redação. 🌙🌠

    ~ Obs: se prepara porque eu acabei falando muito kkkkk

    🔶 Introdução: Em primeiro lugar, não achei o seu repertório interessante, porque deixa subentendido que você vai tratar só sobre direitos trabalhistas (o que inclusive, você nem comenta), e isso conta como tangenciamento (fuga) do tema. Além disso, senti falta da presença das palavras-chave do título, que deixam evidente para o corretor: “ela entendeu o tema e a proposta da redação” e faz sua nota subir na C2. Recomendo seguir a estrutura:

    Repertório + conectivo + tema + conectivo + tese + conectivo + fechamento

    🔹Gramática: trabalhista, direitos humanos e governo com letra maiuscula, vírgula depois de documento e instruídos.

    🔶 D1: você está escrevendo uma redação do Enem, não num tribunal, então não há a menor necessidade de ficar especificando o número da lei, é muito mais válido você apenas fazer referência a Constituição Federal de 1988.
    🔹Gramática: à (linha 3, com crase), vírgula depois de porém, Governo Federal e o nome dos ministérios com letra maiuscula.

    🔶 D2: achei esse parágrafo extremamente confuso, com um repertório que não auxilia na sua argumentação e está ali apenas para marcar presença na C2.
    🔹Gramática: vírgula depois de Diante disso e Por conseguinte e dois pontos depois de Ailton Krenak.

    🔶 Conclusão: sua proposta de intervenção ficou confusa e não resolveu o problema. Como assim há leis que não respeitam os Direitos Humanos no Brasil? Você começou falando especificamente sobre o Brasil, então não faz sentido você sugerir que a ONU investigue todos os governos. No seu caso, seria muito mais interessante sugerir uma campanha de conscientização ou a criação de mais leis que protejam os espaços indígenas, não acha? Por fim, você não colocou o meio.

    🔶 Geral: seu texto está perdido, desestruturado e com muitos erros gramaticais graves. Recomendo você estudar mais a estrutura de texto dissertativo-argumentativo, as competências do Enem e o uso da virgula. Também recomendo você pesquisar se tiver dúvida se palavra X ou Y é maiúscula ou minúscula, além de repertórios coringas que se encaixem mais dentro da redação. Por fim, uma dica que funcionou muito para mim é escrever um rascunho/esqueleto da redação antes de começar a escrever.

    ~ Boa sorte, desculpa qualquer coisa e pode me mandar mensagem se tiver dúvida.

    ♡♡♡♡

    • 0
  3. Redaçao moderadamente boa, porem houve alguns erros que merecem ser pontuados, um deles sao os desvios gramaticais, como a falta de virgula nos detalhamentos. Outro problema foi a falta de topicos frasais, que caso sua redaçao seja destinada ao enem sao de suma importancia, afaltou alguns conectivos que sao muito importantes alem de uma fragilidade na argumentaçao. Tamebm faltou os elementos basicos da conclusao

    • 0
  4. Olá, Jhennifer Salustiano! Como vai?
    Abaixo segue a correção da sua redação com o tema: A impunidade de governos violadores dos direitos humanos;
    – 1° parágrafo: falta vírgula nos trechos “[…] seu documento (,) afirma que governos devem ser responsáveis por sua população…” e “Apesar de instruídos (,) o governo brasileiro vem descumprindo…”. E evite verbos no gerúndio como “descumprindo” e “aprovando”; e também, faltou crase em “impunes por crimes contra (à) vida humana. Sua tese é “Apesar de instruídos (,) o governo brasileiro vem descumprindo severamente este contrato”, este contrato é que os “governos devem ser responsáveis por sua população tradicional”, porém, o tema não condiz nesse contexto, e sim, os governos que violam os direitos humanos,os seja, não sobre o governo e a relação com a populações tradicionais;
    – 2° parágrafo: como na introdução da redação, percebe-se um afastamento sobre o tema proposto; e há ausência de vírgula em “Porém (,) com aprovações de leis …”;
    – 3° parágrafo: faltou vírgula nos trechos “Diante disso (,) há um cenário (,) onde o governo ignora…” e “[…] isoladas da sociedade (,) como já dizia Ailton Krenak ‘A humanidade vive divórcio com a mãe terra’. Por conseguinte (,) não obtendo…”. Além disso, faltou crase e não há necessidade de vírgula em “[…] atos criminosos contra (à) vida como (X) cita a Lei…”; e também, há a ausência em colocar de onde a Lei está escrita, como na Constituição de 1988, por exemplo;
    4° parágrafo: não tem acento no a em “[…] com punição (a) estes atos…”; e há inadequação em “Em conjunto (ONG’s) como a Organização Mundia das Nações Unidas…”, porque, a ONU não é totalmente independente em relação às ações do governo, portanto, ela não é uma ONG. Faltou vírgula em “[…] a lei em primeiro lugar (,) bloqueando; e ausência em acentuar a palavra “própria”. E na proposta de intervenção você colocou muitas ações que o Ministério deve fazer que são “trabalhar, cumprindo, bloqueando e penalizando”; e faltou como ele irá realizar essas ações e o detalhamento da proposta.
    Espero ter ajudado!!!
    Até a próxima :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.