A imposição dos padrões de beleza.

  • 1

Na série Insatiable a personagem principal chamada Patty sofre com a obesidade, porém isso muda quando ela emagrece e fica bonita, passando a buscar o corpo e rosto ideal. Semelhante a série, fica evidente a comparação da personagem aos reflexos da imposição dos padrões de beleza na sociedade. Isso ocorre devido a influência de pessoas famosas nas mídias sociais servindo como reflexo de beleza.

Dessa forma, vale ressaltar que são esses padrões que movem a nossa sociedade. Devemos citar que na Grécia Antiga a beleza era muito valorizada e estava fortemente associada a corpos principalmente nus, atléticos e musculosos, já na Idade Média com o Renascimento a beleza era representada por quem era mais “cheio” principalmente as mulheres. Por isso deve-se, perceber a necessidade do ser humano da aceitação na sociedade. Portanto, é notável o que as pessoas podem fazer para ostentar um corpo ideal, principalmente famosos que muitas vezes colocam sua vida em risco para atingir esse padrão. No entanto, nota-se a carência de mudarmos essa situação.

É fato que, a mídia tem grande parte de culpa quando se trata de padrões estéticos impostos por celebridades. Além disso, causando pressão aos que os enxergam como espelhos de beleza ideal, a conseguir ter o corpo ideal. Ao ver que o brasil está no 2º lugar do ranking mundial de cirurgias plásticas, de acordo com a sociedade internacional de cirurgia plástica (isaps), entende-se a insatisfação da população com seus corpos. Entretanto concluímos que é necessário preservarmos os nossos corpos do jeito que eles são. Apresentando outras formas de como atingir este padrão, como disse Aristóteles “A beleza pessoal é uma recomendação maior que qualquer carta de referência”.

Dessa maneira, a presença de padrões estéticos está fortemente cravada entre nós. Para reverter esse cenário, cabe a mídia – assumindo sua parte de culpa com papel de formular opiniões, tentar romper o padrão de corpo perfeito. Essa ação pode ser feita com a liberdade de ter espaços nas redes sociais, revistas, com lugar de fala para pessoas com corpos diferentes, não apenas com o padrão de beleza. Com o intuito de que elas possam contar suas histórias, falar sobre a questão de amor próprio, mostrando a realidade de muitos de nós. Com essas ações, acredita-se que se torne comum narrativas diferentes de “Insatiable”.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Usei o corretor online Cira para corrigir sua redação, sua nota foi 760. Outras correções já elucidaram os erros gramaticais presentes no seu texto, então creio que você já está ciente. Do meu ponto de vista, o que pude notar foi logo na sua introdução, teve uma boa alusão, o recorte temático e consegui identificar suas teses ( a influencia de pessoas famosas nas mídias sociais) ou seja, no d1 você falou da influencia das pessoas famosas e no d2 sobre as mídias sociais. Porém você poderia ter aprofundado mais seus argumentos, com mais exemplos e consequências. Uma modificação que eu faria :
    “Devemos citar que na Grécia antiga a beleza…” poderia trocar por ” É válido ressaltar que padrões de beleza sofrem modificações ao longo do tempo, como na Grécia antiga, por exemplo…”
    E na idade média você poderia ter citado o fato do corpo “cheio” estar ligado ao símbolo de fertilidade que eles acreditavam.

    • 0
  2. bom, a sua estrutura textual e muito boa, e uma redação bem estruturada, como ela foi digitada não sei se os erros foram sem querer causados pela própria correção do computador/celular, você acaba tendo o mesmo problema que eu, você esquece da pontuação, só que realmente, escrever online e mais complicado que no papel, alusões são realmente muito necessárias, você utilizou as alusões sociocultural, mas acredito que o importante das alusões e que elas ajudam a realçar o porque você chegou a aquela conclusão de que o seu argumento possa estar certo, e você expos, mas não deixou claro o argumento, uma estudada em como argumentar e talvez uma estudada em gramática já iria te ajudar, já que de resto você já esta bem estudada

    • 0
  3. Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0

    Antes de tudo, vou expor os pequenos erros gramaticais que identifiquei:

    Na série insatiable a personagem chamada Patty sofre com a obesidade → Na série “insatiable”, a personagem chamada Patty sofre com a obesidade

    Semelhante a série → Semelhante à série

    Por isso deve-se, perceber → Por isso, deve-se perceber

    No entanto, nota-se a carência de mudarmos essa situação→ não deve-se utilizar frases na 1° pessoa, seja ela no plural ou no singular.

    Ocorreu o mesmo erro em outros parágrafos.

    Ao ver que o brasil → ao ver que o Brasil

    Cabe a mídia → cabe à mídia

    É fato que, a mídia tem grande culpa → É fato que a mídia tem grande culpa

    Isso ocorre devido a influência → Isso ocorre devido à influência

    Percebi que você utilizou 2 repertórios em cada parágrafo de desenvolvimento, mas eu acredito que essa não seja a melhor estratégia, pois nesses parágrafos o mais importante é a sua opinião, seus argumentos, sua defesa. Sendo assim, ao utilizar 2 citações ou dados estatísticos (não recomendo o uso de estatísticas como repertório, porque você dificilmente se lembrará deles se cair um tema parecido) você deixa de usar linhas que poderiam ser melhor aproveitadas. Procure priorizar mais as suas ideias.

    Na introdução, mais especificamente na tese, foi descrito apenas um argumento para a problemática, visto que você argumentou que os padrões da beleza estão na sociedade desde a antiguidade, você poderia utilizar como outro argumento a “Cultura da padronização enraizada na sociedade”, por exemplo.

    Inclusive, em qual parágrafo você utilizou o argumento citado na introdução? Porque no primeiro você cita, de forma breve, os famosos e no segundo você cita apenas as redes sociais, porém em nenhum momento você unificou esses pontos.

    Acredito que você deixou o D1 bem confuso, tendo em vista que você começa criticando o corpo social por, desde os períodos mais antigos, promoverem a beleza como um fator essencial e logo depois você cita os famosos no mesmo parágrafo.

    No geral, graças ao excesso de repertórios, tanto o D1 quanto o D2 ficaram bastante expositivos e pouco argumentativos.

    Como serão feitas essas ações? Por meio do que? Por que essa ação poderia diminuir o excesso de cirurgias plásticas? Acredito que faltou um detalhamento maior. Além disso, não é recomendável utilizar ” essa ação PODE ser feita…”, é preferível utilizar “essa ação DEVE ser feita…”, para demonstrar uma maior autoridade.

    Espero que eu tenha contribuído de alguma maneira! Se ficou alguma dúvida, pode me chamar :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.