A importância em valorizar a cultura indígena para a preservação da identidade brasileira (Não é Enem).

  • 2

(Estou estudando para a redação da EAOAP, banca FAB (Aeronáutica). Nela não há necessidade de uma proposta de intervenção, não é nem aconselhável. A redação é dissertativa-argumentativa, no máximo 30 linhas. O candidato começa com 1000 pontos e vai perdendo pontos de acordo com esses quesitos:

I EXPRESSÃO:
Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário,
acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,2000 por cada erro
cometido relacionado a cada
um dos aspectos avaliados.

II ESTRUTURA:
Paragrafação = até 0,5000 por cada erro
cometido.

III CONTEÚDO:
Pertinência ao tema proposto = até 1,5000.
Argumentação coerente = até 1,5000.
Informatividade = até 1,5000.)

(O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.)

Segue a redação:

                   O sincretismo é a base da sociedade brasileira formada pela fusão de segmentos culturais diferentes e mantendo algumas características de suas origens. Nesse contexto, os indígenas têm uma participação importante ao fornecer elementos fundamentais para a formação da cultura nacional. No entanto, apesar de terem sido exaltados na literatura, essa não é a realidade da maior parte da sua história. Desda chegada dos portugueses a cultura indígena vem sendo destruída. Desse modo, valorizar a cultura dos índios é de suma importância para a preservação da identidade brasileira.

                    Historicamente os jesuítas representaram uma proteção aos índios da ação dos bandeirantes e ao mesmo tempo promoveram sua aculturação, por meio da catequização das tribos. Já o Romantismo, no século XX, supervalorizam o índio, que passou a ser símbolo de nacionalidade. Contudo, hoje lutam por seus direitos, sofrendo constantes atos de violência e descaso, como ocorreu com o índio Pataxó que foi queimado vivo por jovens de classe média em Brasilia, enquanto dormia.

                      Ademais, com a constituição de 1988 os índios conseguiram o direito sobre suas terras. Nesse viés eles representam um importante defensor do meio ambiente, contrariando os interesses expansionistas do agronegócio. Dessarte, essa disputa gera violência, resultando em inúmeras mortes. Como consequência também da falta de ação do governo a demarcação de terras está estagnada.

                             Portanto, por mais que no passado os índios eram vistos como símbolos nacionais, e de sua cultura ser de extrema importância para a identidade brasileira, no Brasil hodierno é desvalorizado e culturalmente esquecido. Os mesmos têm seus direitos prejudicados pelos interesses expansionistas do agronegócio. Com isso, ao perder a cultura indígena o país perde uma parte essencial da sua identidade.

Compartilhar

1 Correção

  1. Eu já havia feito uma correção sua, mas na outra percebi que tinhas alguns erros e tal. Mas agora, cheguei a ver uma redação no modelo que a FAB avalia; nossa, sua redação está excelente, a única e pequenina coisa que te aconselho a citar nas demais redações, é a questão do próprio brasileiro ser xenofóbico com o próprio povo. Ademais, ressalto que não há uma redação tão perfeita quanto essa em seu perfil, meus parabéns, Nota: 10

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.