Iniciante

A importância e os medos relacionados à educação financeira no Brasil

  • 1

Preliminarmente algo para se pontuar sobre a educação financeira no Brasil e sua importância, se trata da aversão do brasileiro com relação ao seu próprio dinheiro. Talvez seja um resultado geracional da crise inflacionária das últimas décadas do século XX, a qual criou uma geração de pessoas que por não ter noção do valor do seu dinheiro em um intervalo curto de tempo. Relacionado à falta de educação específica sobre o assunto e também a crise vivida desde os anos de 2013, decorrente da instabilidade política.

Adicionalmente, não há dúvida sobre o ensino básico no Brasil, ser ultrapassado e nada prático para as rotinas da vida. Um dado que escancara isso, é que apenas 35% da população brasileira é alfabetizado financeiramente segundo uma pesquisa da Gallup feita em todos países do mundo, então é fato que a educação é defasada fazendo com que a maioria dos brasileiros não possuam conhecimento assim acentuando a fobia com relação ao seu próprio dinheiro.

De mesmo modo, o medo relacionado ao controle financeiro assombra o país mais ainda desde o início da crise política, desencadeada devido ao descontentamento da população sobre a situação financeira do país. Esse desgaste gerou manifestações que assolaram o Brasil, de forma a se iniciar um momento político conturbado, levando a economia piorar mais ainda. De modo a dificultar ainda mais o controle do cidadão sobre o dinheiro somando a falta de estudo sobre organização de renda.

Por fim, seria interessante o Ministério da Educação incluir além da educação financeira, outras grades de ensino as quais são necessárias para a vida do cidadão, no ensino básico brasileiro. Desse modo reduzir o medo do financeiro no próprio bolso em próximas gerações, e concomitante a isso aumentar a porcentagem de brasileiros que são alfabetizados no nível financeiro, que atualmente se contabiliza em menos da metade da população

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! Irei te ajudar com base no ENEM.

    Preliminarmente algo para se pontuar sobre a educação financeira no Brasil e sua importância, se trata ❗(trata-se) da aversão do brasileiro com relação ao seu próprio dinheiro. Talvez seja❗(seja mais preciso na sua redação, evite advérbios de dúvidas) um resultado geracional da crise inflacionária das últimas décadas do século XX, a qual criou uma geração de pessoas que por não ter noção do valor do seu dinheiro em um intervalo curto de tempo. Relacionado à falta de educação específica sobre o assunto e também a❗(à) crise vivida desde os anos de 2013, decorrente da instabilidade política.

    >>> sua introdução está com todos os requisitos básicos, porém algumas ideias estão confusas, sugiro uma reformulação de alguns períodos (principalmente os dois últimos).

    Adicionalmente, não há dúvida sobre o ensino básico no Brasil, ser ultrapassado e nada prático para as rotinas da vida. Um dado que escancara isso, é que apenas 35% da população brasileira é alfabetizado financeiramente segundo uma pesquisa da Gallup feita em todos países do mundo, (.)então❗(Então,) é fato que a educação é defasada fazendo ❗(faz) com que a maioria dos brasileiros não possuam conhecimento❗(.) assim (,)acentuando a fobia com relação ao seu próprio dinheiro.

    >>> atente-se para os erros gramaticais sinalizados acima C1. faltaram as consequências da falta de educação financeira para fechar suas ideias e a linearidade do texto. C3

    De mesmo modo, o medo relacionado ao controle financeiro assombra o país mais ainda desde o início da crise política, desencadeada devido ao descontentamento da população sobre a situação financeira do país. Esse desgaste gerou manifestações que assolaram o Brasil, de forma a se iniciar um momento político conturbado, levando a economia piorar mais ainda. De modo a dificultar ainda mais❗ (REPETIÇÃO DO AINDA) o controle do cidadão sobre o dinheiro somando a falta de estudo sobre organização de renda.

    >>> percebe que nesse parágrafo você focou muito em falar sobre a situação do país e não relacionou isso com o tema de fato? aí está um problema muito grave, pois a informação não ficou organizada. C2 e C3

    Por fim, seria interessante o Ministério da Educação incluir além da educação financeira, outras grades de ensino as quais são necessárias para a vida do cidadão, ❗(retire a vírgula) no ensino básico brasileiro. Desse modo(,) ❗ reduzir o medo do financeiro no próprio bolso em próximas gerações, e (,)❗concomitante a isso aumentar a porcentagem de brasileiros que são alfabetizados no nível financeiro, que atualmente se contabiliza em menos da metade da população.

    >>> não colocou o meio nem o detalhamento. C5

    C1:120
    C2:160
    C3:120
    C4: 160 (REPETIÇÃO DO CONECTIVO “COMO” E DE “AINDA”)
    C5:120
    NOTA: 680

    Bônus: para atingir os 900+ sugiro que corrija os erros de gramática mais simples para que sua nota na C1 não fique tão baixa, tome cuidado com as informações incompletas que prejudicam sua argumentação e siga uma linha de pensamento consistente. por fim, atente-se em colocar todos os 5 elementos básicos da conclusão e jamais repita conectivos. se gostou da correção, curte aí. continue tentando ;)

    • 1
  2. Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

    • 0
  3. Olá 🙃

    Bom, em muitos momentos há o uso desnecessário de vírgula e, em outros, a falta dela.
    – no segundo parágrafo, onde você escreveu ” feita em todos países do mundo” deveria ter o uso de artigo antes do nome “países”, ficando “em todos os países do mundo”.
    – no mesmo parágrafo você escreveu ” a maioria dos brasileiros não possuam”, mas acredito que o certo seria ” a maioria dos brasileiros não possua”, pois o sujeito seria a maioria de brasileiros ( o grupo).
    A conclusão possue agente, ação e finalidade, mas falta o meio.

    Sua redação está boa, só falta estruturar e organizar melhor as informações. Sua nota seria por volta de 700 ou 760, acredito. Parabéns 💗💐

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.