Durante a segunda metade do século XXI, expandiu-se, devido à decadência do sistema socialista soviético e às inovações tecnológicas e informacionais, o modelo capitalista financeiro. Essa importância, já no século XXI, amplia-se, o que exige, por parte das instituições educacionais, a necessidade de ensino financeiro no país. Assim, são necessárias pontuações quanto aos âmbitos sociais e econômicos que permitam a discussão de tal problemática.
Em primeiro lugar, cabe elencar a essencialidade dessa incrementação ao se analisar o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Segundo o pedagogo brasileiro Paulo Freire, “a educação não muda o mundo. A educação transforma pessoas. Pessoas mudam o mundo”. Desse modo, nota-se a importância do ensino financeiro como maneira de integrar jovens à atual fase do capitalismo e de modificá-la.
Em segundo lugar, observar-se-á a capacidade de apoio desse ensino em momentos de crise econômica. A crise de 2008, cuja origem pertence ao território americano, mas, em razão do processo de globalização, espalhou-se pelo planeta, envolveu a quebra de bolsas de valores graças à concessão de empréstimos por bancos. Dessa forma, confirma-se a utilidade do desenvolvimento do ensino em análise.
Fica claro, portanto, a importância da implementação da educação financeira em escolas do país. Nesse sentido, cabe ao Estado, em especial ao Ministério da Educação, a criação de projetos que abordem a prática desse ensino na Base Nacional Comum Curricular, também por meio de palestras e debates entre especialistas e alunos. Assim, espera-se a positivação do hodierno modelo neoliberal, possibilitado a partir da segunda metade do século XX, também em ambientes escolares, melhorando-os e transformando-os conforme dito por Paulo Freire.
A importância e os desafios da oferta de educação financeira nas escolas do Brasil
Compartilhar
SIMONEELIZABETE
Bom dia!
Seu texto traz um tema muito importante que desejo que todo o ensino coloque em sua grade curricular e um tema de grande importe para nação.o texto fico muito bom,você conseguir transmitir bons argumentos,Apesar que na introdução não ficou muito bem aberta para ser desenvolvida no texto,mas no desenvolvimento e na conclusão ficaram ótima.Parabéns!Sucesso
Sara Suzany
Oi Ana, seu texto está bom mas pode melhorar. Você apresentou uma boa introdução, entretanto cuidado com a tese pois ela não ficou muito clara. Quanto aos seus argumentos foram muito bons, mas eu acho que podiam ser mais explorados, você fez boas referencias mas não explicou essa argumentação, deixando ela fraca. A sua conclusão está quase perfeita, você apresentou agente, ação, finalidade mas faltou o meio, modo e detalhamento, procura vídeos no youtube sobre a estrutura da proposta de intervenção e dá uma estudadinha, é bem fácil. Por fim quero te atentar quando as vírgulas e o excesso delas, eu também tinha dificuldades com vírgula mas assisti esse vídeo que me ajudou muito:
https://www.youtube.com/watch?v=IEYg_2PyIOE
espero ter te ajudado de alguma forma, continue escrevendo ;)