A importância é desafios da educação política no Brasil.

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Ao longo da história do Brasil enfrentou-se diversos governos corruptos e que prejudicaram a nação como quando Dom Pedro I proclamou a República e realizou um empréstimo que pendurou por anos e esta problemática está diretamente ligada a falta de educação política.

Tendo isto em mente é possível perceber que a população não conhece o sistema administrativo brasileiro acarretando em eleições voláteis onde o eleitor é facilmente enganado por fake News e visa uma melhoria provisória em sua vida e em candidatos que não exercem seu papel.

A educação política é vista como necessária mas devido a negligência estatal e a falta de interesse da população segue sendo invisibilizada. É fato que o sistema educacional brasileiro não é adequado para a formação Cidadã.

Portanto é imprescindível que o ministério da educação implemente a educação política na grade curricular e invista em capacitação dos professores para que os cidadãos exerçam seus deveres e conheçam seus direitos.

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3 Correções

  1. Competência 1: Domínio da escrita formal em língua portuguesa
    A redação apresenta problemas de concordância, pontuação e ortografia, como a ausência de vírgulas, concordância inadequada e frases longas que dificultam a leitura. Esses problemas comprometem o pleno domínio da norma culta.

    Nota: 80/200

    Competência 2: Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
    A redação aborda o tema “educação política no Brasil”, mas com algumas imprecisões históricas, como “Dom Pedro I proclamou a República”, e falta de aprofundamento. A argumentação é superficial, sem análise crítica ou aplicação consistente de conhecimentos externos.

    Nota: 80/200

    Competência 3: Capacidade de interpretação e organização dos argumentos
    A redação tem uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão, mas a organização dos argumentos é frágil. As ideias não são bem conectadas, e os parágrafos carecem de coesão interna, o que prejudica a progressão textual.

    Nota: 80/200

    Competência 4: Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
    O texto utiliza poucos conectores e apresenta problemas de coesão, o que dificulta a ligação entre as ideias. As transições entre os parágrafos são abruptas e tornam a argumentação pouco clara.

    Nota: 80/200

    Competência 5: Proposta de intervenção
    A proposta de intervenção é válida, mas genérica e pouco detalhada. Não há especificações claras sobre como as medidas sugeridas seriam implementadas ou quem seriam os responsáveis, o que enfraquece a efetividade da proposta.

    Nota: 80/200

    Nota Final:
    Competência 1: 80/200
    Competência 2: 80/200
    Competência 3: 80/200
    Competência 4: 80/200
    Competência 5: 80/200
    Nota Final: 400/1000

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  2. Você aborda um tema relevante, destacando a relação entre corrupção e falta de educação política. A proposta de intervenção também é válida e condiz com os direitos humanos, mas alguns pontos podem ser melhorados:

    1. Gramática e clareza: Há erros como “a falta de educação política” (faltou um artigo antes de “falta”) e “pendurou por anos” (o correto seria “perdurou por anos”). Além disso, há períodos longos e mal pontuados que dificultam a leitura.

    2. Desenvolvimento das ideias: O texto levanta pontos importantes, mas poderia explorar melhor os impactos da falta de educação política. Por exemplo, o parágrafo sobre fake news é interessante, mas carece de exemplos ou dados que o tornem mais convincente.

    3. Proposta de intervenção: A solução apresentada faz sentido, mas está pouco detalhada. Poderia incluir, por exemplo, como as escolas aplicariam essa educação política e como ela seria integrada ao currículo.

    Nota final: 400/1000

    Seu texto é pertinente, mas precisa de mais atenção à gramática, ao detalhamento dos argumentos e à conexão entre as ideias.

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  3. Olá! Você tem boas ideias, mas falta organização nesse texto.

    C1) Use “essa” para retomar algo que foi dito antes e “esta” para apresentar algo que virá depois.
    Use “onde” somente para se referir a lugares. Quando não for um local, substitua por “no qual” (e variações disso para manter a concordância: na qual, nas quais, nos quais).
    Ministério da Educação (letras maiúsculas)
    Estude o uso da vírgula e da crase.

    C2) Certifique-se de abordar cada uma das palavras da frase temática. No caso desse tema, atente-se às palavras: importância, desafios, educação, política, Brasil.
    Traga pelo menos um repertório. É importante que ele esteja relacionado a uma ou mais dentre as palavras da frase temática. Não basta jogar uma citação, é preciso refletir a respeito dela e relacioná-la ao tema.

    C3) Projeto de texto.
    Estrutura da introdução: contextualização + relação com a problemática + tese (antecipando dois argumentos)
    Estrutura do desenvolvimento: tópico frasal + argumento + repertório + reflexão + síntese
    Aprofunde seus argumentos. Traga repertórios para tornar a sua opinião mais confiável, mas também produza algo próprio, refletindo em cima dos dados que trouxer. Seu desenvolvimento precisa ser uma progressão lógica, não informações jogadas. Relacionar causas e consequências ajuda. A dica é ir se perguntando:
    * Como isso acontece?
    * Por que isso ocorre? Qual é a causa?
    * Qual a consequência disso?
    * Quem é atingido por esse problema?
    * Por que ainda não foi resolvido?
    Isso construirá argumentos mais sólidos.

    C4) Evite parágrafos de um único período. Divida frases muito longas em frases menores.
    Estude conectivos.

    C5) O ENEM exige uma proposta de intervenção que contenha cinco elementos:
    * Agente: Quem executará a proposta?
    Exemplos: Governo, ONGs, Ministérios, instituições privadas, família, escola, sociedade (Macete: GOMIFES).
    * Ação: O que será feito? => implementar projetos, investir em áreas específicas, promover campanhas, etc.
    * Meio: Como será feito? De que modo será posto em prática?
    * Finalidade: Qual o objetivo disso tudo? Qual a perspectiva caso essa proposta seja colocada em prática?
    * Detalhamento de um dos outros quatro elementos: o mais fácil é detalhar o agente, explicando por que ele é importante para solucionar essa problemática em específico.
    Obs: A ordem em que esses cinco elementos aparecem na sua conclusão não importa, o importante é que todos estejam presentes.

    Sugiro que procure as apostilas do projeto gratuito RedaMil. Lá, você terá acesso às redações que gabaritaram a avaliação do ENEM e poderá se inspirar a respeito do que os corretores mais gostam de ver no seu texto. Boa sorte!

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