Ao longo da história do Brasil enfrentou-se diversos governos corruptos e que prejudicaram a nação como quando Dom Pedro I proclamou a República e realizou um empréstimo que pendurou por anos e esta problemática está diretamente ligada a falta de educação política.
Tendo isto em mente é possível perceber que a população não conhece o sistema administrativo brasileiro acarretando em eleições voláteis onde o eleitor é facilmente enganado por fake News e visa uma melhoria provisória em sua vida e em candidatos que não exercem seu papel.
A educação política é vista como necessária mas devido a negligência estatal e a falta de interesse da população segue sendo invisibilizada. É fato que o sistema educacional brasileiro não é adequado para a formação Cidadã.
Portanto é imprescindível que o ministério da educação implemente a educação política na grade curricular e invista em capacitação dos professores para que os cidadãos exerçam seus deveres e conheçam seus direitos.
Rebeca Raianny
Competência 1: Domínio da escrita formal em língua portuguesa
A redação apresenta problemas de concordância, pontuação e ortografia, como a ausência de vírgulas, concordância inadequada e frases longas que dificultam a leitura. Esses problemas comprometem o pleno domínio da norma culta.
Nota: 80/200
Competência 2: Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
A redação aborda o tema “educação política no Brasil”, mas com algumas imprecisões históricas, como “Dom Pedro I proclamou a República”, e falta de aprofundamento. A argumentação é superficial, sem análise crítica ou aplicação consistente de conhecimentos externos.
Nota: 80/200
Competência 3: Capacidade de interpretação e organização dos argumentos
A redação tem uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão, mas a organização dos argumentos é frágil. As ideias não são bem conectadas, e os parágrafos carecem de coesão interna, o que prejudica a progressão textual.
Nota: 80/200
Competência 4: Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
O texto utiliza poucos conectores e apresenta problemas de coesão, o que dificulta a ligação entre as ideias. As transições entre os parágrafos são abruptas e tornam a argumentação pouco clara.
Nota: 80/200
Competência 5: Proposta de intervenção
A proposta de intervenção é válida, mas genérica e pouco detalhada. Não há especificações claras sobre como as medidas sugeridas seriam implementadas ou quem seriam os responsáveis, o que enfraquece a efetividade da proposta.
Nota: 80/200
Nota Final:
Competência 1: 80/200
Competência 2: 80/200
Competência 3: 80/200
Competência 4: 80/200
Competência 5: 80/200
Nota Final: 400/1000
i2duda
Você aborda um tema relevante, destacando a relação entre corrupção e falta de educação política. A proposta de intervenção também é válida e condiz com os direitos humanos, mas alguns pontos podem ser melhorados:
1. Gramática e clareza: Há erros como “a falta de educação política” (faltou um artigo antes de “falta”) e “pendurou por anos” (o correto seria “perdurou por anos”). Além disso, há períodos longos e mal pontuados que dificultam a leitura.
2. Desenvolvimento das ideias: O texto levanta pontos importantes, mas poderia explorar melhor os impactos da falta de educação política. Por exemplo, o parágrafo sobre fake news é interessante, mas carece de exemplos ou dados que o tornem mais convincente.
3. Proposta de intervenção: A solução apresentada faz sentido, mas está pouco detalhada. Poderia incluir, por exemplo, como as escolas aplicariam essa educação política e como ela seria integrada ao currículo.
Nota final: 400/1000
Seu texto é pertinente, mas precisa de mais atenção à gramática, ao detalhamento dos argumentos e à conexão entre as ideias.
Le.Le.Lê
Olá! Você tem boas ideias, mas falta organização nesse texto.
C1) Use “essa” para retomar algo que foi dito antes e “esta” para apresentar algo que virá depois.
Use “onde” somente para se referir a lugares. Quando não for um local, substitua por “no qual” (e variações disso para manter a concordância: na qual, nas quais, nos quais).
Ministério da Educação (letras maiúsculas)
Estude o uso da vírgula e da crase.
C2) Certifique-se de abordar cada uma das palavras da frase temática. No caso desse tema, atente-se às palavras: importância, desafios, educação, política, Brasil.
Traga pelo menos um repertório. É importante que ele esteja relacionado a uma ou mais dentre as palavras da frase temática. Não basta jogar uma citação, é preciso refletir a respeito dela e relacioná-la ao tema.
C3) Projeto de texto.
Estrutura da introdução: contextualização + relação com a problemática + tese (antecipando dois argumentos)
Estrutura do desenvolvimento: tópico frasal + argumento + repertório + reflexão + síntese
Aprofunde seus argumentos. Traga repertórios para tornar a sua opinião mais confiável, mas também produza algo próprio, refletindo em cima dos dados que trouxer. Seu desenvolvimento precisa ser uma progressão lógica, não informações jogadas. Relacionar causas e consequências ajuda. A dica é ir se perguntando:
* Como isso acontece?
* Por que isso ocorre? Qual é a causa?
* Qual a consequência disso?
* Quem é atingido por esse problema?
* Por que ainda não foi resolvido?
Isso construirá argumentos mais sólidos.
C4) Evite parágrafos de um único período. Divida frases muito longas em frases menores.
Estude conectivos.
C5) O ENEM exige uma proposta de intervenção que contenha cinco elementos:
* Agente: Quem executará a proposta?
Exemplos: Governo, ONGs, Ministérios, instituições privadas, família, escola, sociedade (Macete: GOMIFES).
* Ação: O que será feito? => implementar projetos, investir em áreas específicas, promover campanhas, etc.
* Meio: Como será feito? De que modo será posto em prática?
* Finalidade: Qual o objetivo disso tudo? Qual a perspectiva caso essa proposta seja colocada em prática?
* Detalhamento de um dos outros quatro elementos: o mais fácil é detalhar o agente, explicando por que ele é importante para solucionar essa problemática em específico.
Obs: A ordem em que esses cinco elementos aparecem na sua conclusão não importa, o importante é que todos estejam presentes.
Sugiro que procure as apostilas do projeto gratuito RedaMil. Lá, você terá acesso às redações que gabaritaram a avaliação do ENEM e poderá se inspirar a respeito do que os corretores mais gostam de ver no seu texto. Boa sorte!